Honestly espero não ter de me candidatar de novo, mas ainda tenho de ligar aos serviços académicos da FMUC para confirmar
Só posso falar do primeiro semestre da FMUC, porque deixei o curso em janeiro para me preparar para os exames. Pelo que percebi, o primeiro semestre é idêntico ao do MIM, exceto a cadeira mais "prática". O plano de estudos da FMUC é ótimo, temos uma cadeira de introdução à psicologia e uma mais direcionada à medicina dentária. Ao princípio, é o regente da cadeira que nos dá a disciplina, mas depois passa a ser outra doutora. No meu ano, fizemos turnos e acabámos por ir para a clínica de estomatologia do CHUC, em que pudemos ver os procedimentos e auxiliar os colegas do 4º e 5º anos. Muitos dos meus colegas queriam medicina e acabaram por adorar o curso e acho que vão permanecer. Não sei se no teu caso querias medicina, mas medicina dentária é uma ótima alternativa.
O único problema que eu vi não é no curso em si, mas sim na saída. Os médicos dentistas são muito pouco valorizados, tenho colegas que, inclusivamente, começaram a tirar cursos de francês para poderem emigrar. Mas essa é uma problemática de praticamente todos os cursos, por isso não sei.
Assim resumindo, eu gostei bastante do curso e da camaradagem que oferece, porque somos um curso mais pequenino, é mais familiar, a praxe não é puxada e acabas por ter um bom acompanhamento dos teus colegas de ano e dos doutores. Qualquer coisa em que possa ser útil, não hesites em perguntar. A melhor das sortes para ti!