Médias para Mestrados

Miriane S

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
Bom estou na metade da licenciatura em Engenharia Mecânica e minhas notas não sao más , mas também não sao espetaculares. Gostaria de saber ate que ponto a media da licenciatura interfere no mercado de trabalho, e quais as médias para mestrados na area de Engenharia mecânica. Ja estive a ver paginas de faculdades, mas não encontro tal informação.

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Miriane S
Bom estou na metade da licenciatura em Engenharia Mecânica e minhas notas não sao más , mas também não sao espetaculares. Gostaria de saber ate que ponto a media da licenciatura interfere no mercado de trabalho
Depende um pouco da cultura das empresas em causa, e da procura que essas empresas/posições têm. Mas a tendência é para se valorizarem elementos além da média, mas claro que na dúvida, à falta de outros elementos diferenciadores, a média é tida em conta.
quais as médias para mestrados na area de Engenharia mecânica. Ja estive a ver paginas de faculdades, mas não encontro tal informação.
Depende da faculdade em causa e da procura que essa faculdade tenha, mas nesta área consegues entrar bem. Para te dar uma ideia no Técnico este ano haviam 30 vagas e só concorreram 12 pessoas. Entraram todos os que entregaram a devida documentação.

Miriane S

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
obrigada pela resposta.
Como tenho acesso a esses dados? do numero de inscritos e etc. No próprio site nao encontro tal info .

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Bom estou na metade da licenciatura em Engenharia Mecânica e minhas notas não sao más , mas também não sao espetaculares. Gostaria de saber ate que ponto a media da licenciatura interfere no mercado de trabalho, e quais as médias para mestrados na area de Engenharia mecânica. Ja estive a ver paginas de faculdades, mas não encontro tal informação.

Obrigada
FAZ NETWORK NA FACULDADE, ARRANJA CUNHAS E NÃO TENS DE TE PREOCUPAR COM MAIS NADA NO MERCADO.
OU ENTÃO TENS SEMPRE OS TEUS PAIS SE FOREM DA ÁREA

• Haha
Reactions: Francisco Aveiro

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Boa noite!

Estou com dúvidas relativamente ao processo das candidaturas a Mestrados.

1. Posso-me inscrever a vários mestrados (tanto na mesma Universidade como em Universidades diferentes)? Se sim, há algum limite máximo?

2.1. Vamos supor que concorro a 3 mestrados (na mesma Universidade como em Universidades diferentes) e que entro nos 3. Isso é possível?

2.2. Se sim, posso escolher 1 desses 3 mestrados para me inscrever/matrícular?

Obrigada!

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Olá!

Estou com dúvidas relativamente ao processo das candidaturas a Mestrados.

1. Posso-me inscrever a vários mestrados (tanto na mesma Universidade como em Universidades diferentes)? Se sim, há algum limite máximo?

2.1. Vamos supor que concorro a 3 mestrados (na mesma Universidade como em Universidades diferentes) e que entro nos 3. Isso é possível?

2.2. Se sim, posso escolher 1 desses 3 mestrados para me inscrever/matricular?

Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Dora Mendes
Podes, mas cada candidatura implicará uma taxa de candidatura.
2.2. Se sim, posso escolher 1 desses 3 mestrados para me inscrever/matricular?
Sim, depois escolhes em qual queres fazer a matrícula.

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Obrigada pela resposta tão rápida!

Só mais uma coisa:
- os prazos de candidatura da 2ª fase para Mestrados da Universidade de Coimbra acabam dia 17 de Julho.
Se eu precisar de ir à época especial (até agora não preciso - mas nunca se sabe), ou seja, os prazos acabam dia 17/07 e os meus exames de época especial acabam dia 27/07. Com é que isso funciona? Posso concorrer à mesa na 2ª fase mesmo sem ter acabado a licenciatura?

- mesmo que consiga fazer tudo por frequências/exame (ou seja, não precisar de ir à época especial), posso concorrer à 2ª fase sem ter o diploma? Não tenho noção do tempo que demora desde que se termina o curso até ser emitido e entregue o diploma.

Como é que isso funciona?

Muito obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
- os prazos de candidatura da 2ª fase para Mestrados da Universidade de Coimbra acabam dia 17 de Julho.
Se eu precisar de ir à época especial (até agora não preciso - mas nunca se sabe), ou seja, os prazos acabam dia 17/07 e os meus exames de época especial acabam dia 27/07. Com é que isso funciona? Posso concorrer à mesa na 2ª fase mesmo sem ter acabado a licenciatura?
Sim. O mesmo acontece com fases anteriores. Podes ser aceite condicionalmente, ficando só a colocação efectiva quando entregares a documentação que comprove que concluíste a licenciatura.
- mesmo que consiga fazer tudo por frequências/exame (ou seja, não precisar de ir à época especial), posso concorrer à 2ª fase sem ter o diploma? Não tenho noção do tempo que demora desde que se termina o curso até ser emitido e entregue o diploma.
Resposta igual. Mas o diploma não é pedido nestes processos tipicamente. Vai ser pedido, sim, um certificado de habilitações com as notas, que tipicamente as faculdades dão na própria hora.

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Então posso concorrer a um mestrado sem acabar a licenciatura? Isso é valido para todas as Universidades/Faculdades do país?

Posso concorrer a um mestrado sem entregar o certificado de habilitações?

E, caso seja aceite condicionalmente, posso entregar o certificado de habilitações até que data?

Peço desculpa por serem tantas perguntas!

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Então posso concorrer a um mestrado sem acabar a licenciatura? Isso é valido para todas as Universidades/Faculdades do país?

Posso concorrer a um mestrado sem entregar o certificado de habilitações?

E, caso seja aceite condicionalmente, posso entregar o certificado de habilitações até que data?

Peço desculpa por serem tantas perguntas!
Olá, Dora! Eu concorri ao Mestrado onde me encontro actualmente quando ainda estava a terminar a Licenciatura. Não sei se funciona para todas Universidades, mas costumam existir contactos que podes usar de forma a esclarecer essa dúvida. No meu caso, fui admitida condicionalmente e a candidatura só ficou oficial quando apresentei o certificado de conclusão da Licenciatura. À partida não deves ter problemas, desde que expliques a tua situação, pois muitas Universidades abrem candidaturas a Mestrados ainda antes do final do ano lectivo.
No meu caso, pude entregar o Certificado até 31 de Outubro, mas entreguei mais cedo.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, fica à vontade. Boa sorte!

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Olá, Dora! Eu concorri ao Mestrado onde me encontro actualmente quando ainda estava a terminar a Licenciatura. Não sei se funciona para todas Universidades, mas costumam existir contactos que podes usar de forma a esclarecer essa dúvida. No meu caso, fui admitida condicionalmente e a candidatura só ficou oficial quando apresentei o certificado de conclusão da Licenciatura. À partida não deves ter problemas, desde que expliques a tua situação, pois muitas Universidades abrem candidaturas a Mestrados ainda antes do final do ano lectivo.
No meu caso, pude entregar o Certificado até 31 de Outubro, mas entreguei mais cedo.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, fica à vontade. Boa sorte!
Olá Alexandra!

Muito obrigada pela resposta!

Posso-te fazer mais umas perguntas, visto que passaste pelo mesmo que eu?

- Então o melhor que tenho a fazer é contactar a Universidade? Ou o director do Mestrado? Não sei bem a quem perguntar... Ainda por cima estou indecisa entre vários mestrados ahah

- Acabaste a licenciatura em que data? E em que data é que terminavam os prazos da candidatura ao teu mestrado? (Só para ter uma noção)

- Custou alguma coisa pedires o certificado de conclusão da Licenciatura? (Por exemplo, taxas, quer pela impressão do mesmo ou uma "taxa de emergência" (receberes rapidamente o certificado, é que não sei se isso é impresso na hora ou se demora dias/meses))

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Olá Alexandra!

Muito obrigada pela resposta!

Posso-te fazer mais umas perguntas, visto que passaste pelo mesmo que eu?

- Então o melhor que tenho a fazer é contactar a Universidade? Ou o director do Mestrado? Não sei bem a quem perguntar... Ainda por cima estou indecisa entre vários mestrados ahah

- Acabaste a licenciatura em que data? E em que data é que terminavam os prazos da candidatura ao teu mestrado? (Só para ter uma noção)

- Custou alguma coisa pedires o certificado de conclusão da Licenciatura? (Por exemplo, taxas, quer pela impressão do mesmo ou uma "taxa de emergência" (receberes rapidamente o certificado, é que não sei se isso é impresso na hora ou se demora dias/meses))
Claro, sem problema.
Às vezes não precisas perguntar. Por exemplo, quando fui preencher os dados para a candidatura, existia uma opção que te perguntava qual era a tua situação actual (no caso, eu escolhi a opção que dizia: a finalizar licenciatura). Se na tua candidatura não existir essa opção, podes tentar ligar ou mandar um e-mail para os Serviços de Gestão da Universidade para onde queres ir. Em último recurso, podes também enviar para a Direcção do Mestrado, tive amigos que fizeram isso.

A data oficial, ou seja, a que consta no meu Certificado, é 17 de Maio de 2019. As candidaturas terminavam no final de Abril.

Na FLUL (onde fiz a licenciatura), paguei 50€ e recebi o Certificado de Habilitações (que tens que entregar posteriormente para Mestrado, para eles tirarem uma cópia), onde estão todas as tuas notas, a tua média e a data em que terminaste e o Certificado de Registo, que é uma coisa mais bonitinha a dizer que te licenciaste na data X, na Faculdade Y e no curso Z com a média X. Creio que os preços variam de Universidade para Universidade, mas se procurares pela Tabela de Emolumentos da tua Universidade, deves ter lá esses valores. No meu caso, quando fiz o pedido perguntei quanto tempo iam demorar a emitir os Certificados. Fiz o pedido em Junho e, uma semana depois, tinha o Certificado de Habilitações. O de Registo, como vinha da Reitoria e a UL tem muitas faculdades, demorou mais tempo, mas fui buscá-lo ainda em Setembro. Pedi tudo normal, sem qualquer taxa de urgência.

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Claro, sem problema.
Às vezes não precisas perguntar. Por exemplo, quando fui preencher os dados para a candidatura, existia uma opção que te perguntava qual era a tua situação actual (no caso, eu escolhi a opção que dizia: a finalizar licenciatura). Se na tua candidatura não existir essa opção, podes tentar ligar ou mandar um e-mail para os Serviços de Gestão da Universidade para onde queres ir. Em último recurso, podes também enviar para a Direcção do Mestrado, tive amigos que fizeram isso.

A data oficial, ou seja, a que consta no meu Certificado, é 17 de Maio de 2019. As candidaturas terminavam no final de Abril.

Na FLUL (onde fiz a licenciatura), paguei 50€ e recebi o Certificado de Habilitações (que tens que entregar posteriormente para Mestrado, para eles tirarem uma cópia), onde estão todas as tuas notas, a tua média e a data em que terminaste e o Certificado de Registo, que é uma coisa mais bonitinha a dizer que te licenciaste na data X, na Faculdade Y e no curso Z com a média X. Creio que os preços variam de Universidade para Universidade, mas se procurares pela Tabela de Emolumentos da tua Universidade, deves ter lá esses valores. No meu caso, quando fiz o pedido perguntei quanto tempo iam demorar a emitir os Certificados. Fiz o pedido em Junho e, uma semana depois, tinha o Certificado de Habilitações. O de Registo, como vinha da Reitoria e a UL tem muitas faculdades, demorou mais tempo, mas fui buscá-lo ainda em Setembro. Pedi tudo normal, sem qualquer taxa de urgência.
Okay, muito obrigada!
Mensagem fundida automaticamente:

Sim. O mesmo acontece com fases anteriores. Podes ser aceite condicionalmente, ficando só a colocação efectiva quando entregares a documentação que comprove que concluíste a licenciatura.

Resposta igual. Mas o diploma não é pedido nestes processos tipicamente. Vai ser pedido, sim, um certificado de habilitações com as notas, que tipicamente as faculdades dão na própria hora.
@davis podes só responder a mais uma questão?
Estou no 3° ano de uma Licenciatura e estou a pensar inscrever-me nos exames nacionais este ano. A minha questão é: caso eu me inscrever e, mais tarde, decidir não aparecer para fazer os exames, sou prejudicada de alguma forma? Há alguma consequência? Obrigada.

• Like
Reactions: Alexandra S.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Estou no 3° ano de uma Licenciatura e estou a pensar inscrever-me nos exames nacionais este ano. A minha questão é: caso eu me inscrever e, mais tarde, decidir não aparecer para fazer os exames, sou prejudicada de alguma forma? Há alguma consequência? Obrigada.
Não há qualquer problema ou consequência.

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Não há qualquer problema ou consequência.
Eu vou concorrer a vários Mestrados este ano (as candidaturas acabam em Julho). Se eu faltar aos exames nacionais não tenho consequências no que diz respeito a candidatar-me a mestrados?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu vou concorrer a vários Mestrados este ano (as candidaturas acabam em Julho). Se eu faltar aos exames nacionais não tenho consequências no que diz respeito a candidatar-me a mestrados?
Não tem influência.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Beatriz Wenceslau Ajuda na realização das médias para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G Acabei o Ensino Recorrente e não tenho médias para entrar. Ensino Superior 2
gui5000 Apostas para as médias de Medicina | 2018 Candidatos 2018/2019 55
gui5000 Apostas para as médias de Medicina | 2017 Geral 353
João Abílio Rodrigues Apostas para as médias de Engenharia Informática |2016 Tecnologias 22
LordKelvin [Apagados] Apostas para as médias de Medicina | 2016 Arquivo 11
gui5000 Apostas para as médias de Medicina | 2016 Geral 156
M Médias do curso de História FLUL Candidatos 2020/2021 3
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
A Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 17
J Previsão médias acesso 2020/2021 Candidatos 2020/2021 53
joaopaulocstf Médias Ensino Secundário 10
Sofia Mota Rodrigues Pressão e Ansiedade devido às médias Ensino Secundário 0
D Colocações e médias Concurso Nacional e Locais - Público 3
João_Melo332 Médias dos seguintes cursos Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Médias IST Candidatos 2019/2020 3
MpMarcovichPt UAlg Médias Ualg Universidade do Algarve 4
S Católica Médias Comunicação Visual, UCP Universidade Católica Portuguesa 0
Zé Baptista Previsões Médias 2019/2020 Candidatos 2019/2020 413
A Médias 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
C Aumentar Médias Ensino Secundário 22
L Validade de médias do ensino do secundário Ensino Secundário 1
R Compara Cursos, Médias e Universidades Ensino Superior 0
Dan007 Médias e candidatos | Preconceito em relação aos cursos com médias mais baixas Concurso Nacional e Locais - Público 28
marina c médias enfermagem este ano? com os exames lindos da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 0
Angelzz Medicina - Médias 2018/2019 - Colocações e discussão Saúde 1376
A IST Médias no IST Universidade de Lisboa 9
Joana1234 Medicina: O stress das médias Saúde 24
D Privado - informações sobre médias Concursos Institucionais – Privado 9
O Médias do Ensino Secundário Ensino Secundário 48
T Como funciona as médias do 10 e 11 anos Ensino Secundário 1
Pedro Foreman Previsões médias 2018/2019 Candidatos 2018/2019 1127
R Informações erradas sobre médias? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Fogageira Previsão médias - Línguas e Relações Internacionais 2017 Humanidades, Secretariado e Tradução 4
D Engenharias - Previsão de médias 2017/2018 Tecnologias 14
Marco Esperança Previsões médias 2017/2018 Candidatos 2017/2018 886
M Provas de Ingresso -Médias Concurso Nacional e Locais - Público 5
D Medicina - Médias 2017/2018 - Colocações e discussão Saúde 1571
sobral98 Médias de engenharia 2017/2018 Tecnologias 84
Ana Noronha Médias Concurso Nacional e Locais - Público 2
Pilar Resende Médias 2ªfase Economia/Gestão Lisboa Concurso Nacional e Locais - Público 4
B Médias - 2ª Fase de Candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 39
Francisco Santos 18 Economia/Gestão/Etc. - Previsões médias 2016/2017 Ciências Económicas e Empresariais 42
T NOVASBE Previsão de médias 2016/2017 NovaSBE Universidade Nova de Lisboa 2
Carlos Luz Médias engenharias 2016/2017 Concurso Nacional e Locais - Público 102
Celso Bastos Calculadora de médias do ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Birdy Medicina - Previsão de médias 2016/2017 - COLOCAÇÕES Saúde 6966
Francisco Santos 18 Previsões médias 2016/2017 Concurso Nacional e Locais - Público 760
D Diferenças de médias entre universidades Concurso Nacional e Locais - Público 1
Andrearede Médias no secundário - Dúvidas de percurso Ensino Secundário 5