Médias

Carolina Piedade

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2020
Olá!
Tenho duas questões:
Será que é possível entrar na faculdade com umas décimas a menos do que a média do último colocado do ano passado? A média para entrar na 1ª fase é a média do último colocado na 1ª fase do ano passado ou na 2ª fase?

Matrícula
14 Abril 2020
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá!
Tenho duas questões:
Será que é possível entrar na faculdade com umas décimas a menos do que a média do último colocado do ano passado? A média para entrar na 1ª fase é a média do último colocado na 1ª fase do ano passado ou na 2ª fase?
Olá Carolina!
Antes de responder à tua questão, deixa-me dizer-te que acho que estás com a ideia errada em relação às chamadas "médias de curso". As famosas médias de curso são as médias com as quais os últimos colocados de cada curso entraram no ano anterior. Não há relação nenhuma com aquilo que vai acontecer no ano a seguir. Tanto podem aumentar se o candidato com a nota mais baixa tiver uma melhor média do que o último colocado do ano anterior como podem diminuir se o inverso se verificar. Estes valores servem apenas para termos uma noção das notas com as quais habitualmente os alunos entram em cada curso. Atendendo à situação que estamos a viver, estes valores são particularmente inúteis. As aulas foram diferentes, as avaliações foram feitas de maneira diferente, os exames (ao que tudo indica) também serão diferentes ..... Basta falares com alguém que tenha entrado para a Universidade no ano passado e vais comprovar o que eu estou a dizer. Tanto houve situações em que os candidatos não estavam a contar entrar e conseguiram porque a média desceu como houve situações em que a média subiu muito e não conseguiram entrar.
Posto isto, vou tentar responder às tuas questões:
Será que é possível entrar na faculdade com umas décimas a menos do que a média do último colocado do ano passado?
Tudo pode acontecer, tens de garantir que dás o teu melhor porque quanto ao resto nada podes fazer.
A média para entrar na 1ª fase é a média do último colocado na 1ª fase do ano passado ou na 2ª fase?
A média para entrar na 1ª fase é a média do último colocado na 1ªfase.
Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: Diana Valença

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!
Tenho duas questões:
Olá, Carolina!

É possível que as notas dos últimos colocados subam ou desçam. Na verdade, o que se chama de "média" de um curso é nota do último colocado no concurso desse ano. Ou seja, imagina que um curso tem 50 vagas. Entram os 50 melhores candidatos, o último colocado (50º) tinha 146,0 de nota de candidatura, logo, é essa a nota que habitualmente dizemos que é a "média" do curso. A nota do último colocado revela normalmente uma tendência da procura do curso, mas não significa que os 50 colocados do ano a seguir não tenham notas piores ou melhores. Assim sendo, se estás umas décimas abaixo, eu recomendaria esforçares-te nos exames, para concorreres com a melhor nota que conseguires e colocares essa opção na tua candidatura na mesma, visto que tens seis opções!