Método de estudo para exame Físico-Química

Isabel7305

Membro Veterano
Matrícula
30 Maio 2021
Boa tarde.
Estou no 11.º ano e vou fazer exame a fq.
Será que alguém me pode dar dicas sobre qual será o melhor método de estudo?
Obrigada

Primeiro, antes de começares a fazer o que quer que seja, certifica-te que tens um bom domínio sobre a teoria e as bases da disciplina. Falo por experiência própria, tentares aplicar a matéria sem a saberes e tentares fazer exercícios sem teres as bases não te leva a lado nenhum. Não tenho apontamentos que te possa passar, infelizmente, mas podes ir à secção Apontamentos deste fórum e encontras o que precisas. Também recomendo o livro de preparação da Raiz Editora - os resumos são um bom ponto de partida e os exercícios são fora da caixa e ajudam-te a preparar para coisas mais chatas (não necessariamente mais difíceis) que poderás encontrar no exame.

Depois de teres tudo controlado (não percas assim tanto tempo na teoria, a parte a seguir é a mais importante), faz alguns exames, que podes encontrar no site do IAVE, e corrige de forma a teres uma noção de quanto é que tirarias. Quantos mais exames fizeres, melhor conseguirás identificar os teus problemas - perguntas de escolha múltipla? Perguntas de escrita? Aquela parte mesmo chata da Física de 11ª que nunca percebeste durante as aulas? Quando perceberes a(s) área(s) em que tens problemas, dedica-te a resolvê-los. Pega no teu manual, em livros de preparação, em compilações de exercícios e testes que podes encontrar na net, e faz exercícios até veres que já não tens problemas numa determinada área. E depois é repetires este ciclo até acabares todos os exames e não teres problemas nenhuns.

Espero ter ajudado, e se precisares de mais alguma coisa, é só dizer!

Obrigada, @nini26.
Os do livro da Raiz tenho-os feito para estudar para os testes, então decidi fazer os exercicios do livro do IAVE. Que achas?
Obrigada pela tua ajuda.

Obrigada, @nini26.
Os do livro da Raiz tenho-os feito para estudar para os testes, então decidi fazer os exercicios do livro do IAVE. Que achas?
Obrigada pela tua ajuda.
Acho que estás no caminho certo! Se te sentires confortável, recomendaria fazeres exames completos e não separados por matéria, para teres noção do tempo e adquirires a capacidade de trocar facilmente de tópico na tua cabeça, porque a matéria de Física e Química é muito abrangente e não há mais do que um ou dois exercícios seguidos sobre a mesma coisa.

Estava a pensar fazer exames completos mais para o final, porque algumas partes, principalmente 10º, já não me lembro

Estava a pensar fazer exames completos mais para o final, porque algumas partes, principalmente 10º, já não me lembro
Olá, Isabel. Desde já boa sorte para os exames. Tem cuidado com a quantidade de exercícios por matérias que fazes. Se estás a fazer os exercícios do livro do IAVE, faz exames ao invés de exercícios por matéria pois acabas por encontrar esses mesmos exercícios, só que vais estar a preparar-te efetivamente para fazeres um exame. Eu o ano passado estive no 11º e fiz o exame de FQA e fiz o mesmo que tu, vi a matéria toda e fiz os exercícios por matéria do livro do IAVE e agora passado um ano sinto que se tivesse feito exames completos ao invés de focar nesses exercícios tinha sido melhor porque como fiz tantos, acabei por não ficar com muito tempo para resolver exames e acabei por não ter a nota que esperava. A minha opinião seria, visto que já vistes todos os conteúdos, começa a fazer exames e vais vendo o que tens dúvidas e aí sim fazes exercícios e revés talvez a matéria que errastes. Talvez para o caso da eletricidade, que entrou como conteúdo dos exames recentemente, faria também exercícios à parte visto que só vais apanhar exercícios sobre essa matéria nos últimos 4 anos se não me engano. Abraço!