M23, Ano 0 e provas de ingresso

   

AnaBarreiros

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2022
Mensagens
1
Olá a todos, tenho algumas duvidas.
Eu sai de um curso profissional há 3 anos, este ano queria entrar na faculdade de farmácia em Lisboa.
Falaram me que havia o ano 0 em que poderia ir fazendo algumas cadeiras este ano e para o ano entrar nos maiores de 23.
As minhas questões são:
- Posso me inscrever este ano nos exames (BG e FQ) e caso não entre posso me candidatar à mesma ao ano 0?
- O que vocês acham desta ideia? Fariam o mesmo?
- Como funciona os maiores de 23?

Obrigada :)
 
Olá

Em relação ao M23, a inscrição é relativa a um curso específico e só se é elegível quando se não tem a habilitação para entrar no tal curso. A habilitação é ensino secundário (ou equivalente) + provas de ingresso válidas. Além disto, é preciso ter completado 23 anos até o ano anterior ao da candidatura.

Para ir a concurso M23, é preciso fazer inscrição na faculdade/universidade para o processo de avaliação, que inclui prova(s) (+- como provas de ingresso), avaliação de currículo para a área do curso e entrevista. No fim deste processo fica-se com uma nota de candidatura e é com essa nota se que se vai a concurso (especial), normalmente em agosto.

Eu entrei por M23 no isep. As inscrições para o processo M23 foram em janeiro/fevereiro, a prova (matemática) em maio e a entrevista em junho. Recebi o resultado em junho ou julho e tive de candidatar-me em agosto, tendo resultado em setembro, antes do resultado do CNA.
Acho que na feup a inscrição para M23 é mais tardia. De resto não sei.