M23 ou Concurso nacional

Bernardo2001

Membro Caloiro
Matrícula
22 Novembro 2024
Boa tarde, eu estou a terminar uma licenciatura em Direito. Porém, chegando ao fim do curso e as perspectivas de emprego não serem as melhores pretendo iniciar outra licenciatura.

Face a isto, pretendo ingressar em enfermagem na Universidade Dos Açores.

Aconselham realizar as provas do +23 ou a fazer os exames nacionais?

A minha média é muito baixa 13 em humanidades, mas a média de entrada também ronda essa cotação, teria de tirar 14/15 valores nos exames de Biologia e Português ( O de Português fazendo-o como externo melhoraria também a minha nota interna).

Olá.
chegando ao fim do curso e as perspectivas de emprego não serem as melhores pretendo iniciar outra licenciatura. Face a isto, pretendo ingressar em enfermagem na Universidade Dos Açores.
Áreas bastantes diferentes, e, pelo que sei, enfermagem também não anda muito bem servida em termos de qualidade das ofertas de emprego. Já ponderaste fazer o mestrado em Direito? Demora-te menos anos e aprofunda a formação que já tens (o que acrescenta valor, em vez de ser um caminho completamente à parte).
Aconselham realizar as provas do +23 ou a fazer os exames nacionais?
O CNAES tem a vantagem da transparência. As médias e a sua evolução são de conhecimento público. Os exames antigos são públicos. O concurso em si é grátis, cada inscrição num exame apenas custa 3€. No M23 isto não é necessariamente verdade, mas tens muito menos candidatos a competir contigo. Acaba por ser uma questão de preferência. Dependendo da calendarização, até pode ser possível candidatares-te pelos dois (se o concurso do M23 acontecer antes dos exames).

Também tens a opção do concurso para licenciados (ou, mais rigorosamente, detentores de outros cursos superiores), mas nem sempre há vagas.

Última edição:
  • Like
Reactions: soraiarftorres
Não quero continuar a investir numa área que o único retorno que me deu até agora, foi um estágio onde trabalho que nem um cão e recebo 0.

Enfermagem, apesar de ser completamente diferente é uma profissão bastante humana e com a qual me identifico. E hoje em dia, é um dos cursos com emprego garantido.

O ano passado, abriram 7 vagas para o concurso de M23 não sei se é muito se é pouco….

• Like
Reactions: soraiarftorres
hoje em dia, é um dos cursos com emprego garantido.
Emprego garantido, acredito, mas não tenhas expectativas de ganhar grande coisa. Cerca de 900€ brutos, pelo que ouço. Estudar 4 anos para ganhar quase salário mínimo. Não garante que não voltes a sentir que "trabalh[as] que nem um cão e receb[es] 0".
A diferença salarial entre quem não tem ensino superior e licenciados está cada vez menor, mas a diferença entre estes dois e quem tem mestrado está cada vez maior, o que vale a pena ter em consideração, não obstante que essa diferença é heterogénea entre áreas.
O ano passado, abriram 7 vagas para o concurso de M23 não sei se é muito se é pouco….
É tudo relativo, em particular ao número de candidatos. Assim "no geral", tendo por base o que vi de concursos locais, 7 vagas parece-me bastante.

Última edição:
O ano passado, abriram 7 vagas para o concurso de M23 não sei se é muito se é pouco…
Alô.
Enfermagem costuma ter sempre bastantes candidatos relativamente ao número de vagas. Isto é, às vezes são 20+ pessoas para 7 vagas.
Tens cursos que é o contrário, há mais vagas do que pessoas por M23.
Na UA quando entrei por M23 soube que havia quase o triplo de candidatos do que vagas para enfermagem, por exemplo.
Isto pode variar de instituição para instituição mas no caso de enfermagem e cursos bastante requisitados é sempre mais pessoas do que vagas oferecidas, pelo que se escolheres esse caminho também terás de dar o melhor do teu melhor... mas também tens de o fazer nos exames nacionais.
A escolha de qual das duas vertentes deves escolher terá de ser feita inteiramente por ti após veres todos os prós e contras e o que achares que seja mais fácil para ti neste momento.
Muito boa sorte para ti. :)

• Like
Reactions: sigis