M23 - Prova Biologia / Ciências da Nutrição

Luís F. Reis

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2021
Olá a todos!

Estou a iniciar os meus estudos em Biologia para fazer a prova de admissão a Ciências da Nutrição pela via de maiores de 23 anos na FCNAUP.

Alguém aqui consegue esclarecer se nesta prova de Biologia, pode sair matéria relacionada com a vida vegetal, como por exemplo:
Obtenção da matéria por seres autotróficos;
Transporte nas plantas;
Trocas gasosas nas plantas;
Hormonas vegetais;
Outras matérias relacionadas com a vida das plantas

Ou, se apenas sai a restante da matéria que apenas engloba a vida animal?

Se por acaso alguém tiver as provas de acesso a M23 de Biologia e/ou Química que me pudesse enviar, seria uma ENORME ajuda!!

Se por acaso alguém tiver esse material preciso, por favor envie para: luisfilipereisw@gmail.com

Muito obrigado!!

redhotbonbon

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2015
Olá. Tb vou concorrer aos M23, e as informações que me deram é que só saia a parte do humano. Não é para nutrição mas tb é para a UP. Penso que seja igual para todas as instituições da UP, se quiseres posso enviar o que tenho.

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Olá. Tb vou concorrer aos M23, e as informações que me deram é que só saia a parte do humano. Não é para nutrição mas tb é para a UP. Penso que seja igual para todas as instituições da UP, se quiseres posso enviar o que tenho.

É igual dentro das faculdades, mas não dentro da Universidade. Ou seja, se uma faculdade tiver mais que uma licenciatura, aquela prova (se enquadrada na área) é usada para qualquer licenciatura. Mas não é transversal à universidade. Por exemplo o ICBAS para medicina veterinária disponibliza as suas provas de biologia ( ICBAS - Provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos de CMA e MIMV do ICBAS por maiores de 23 anos ). As outras faculdades não sei. Eu vou realizar o exame de matemática, mas sei que é diferente entre universidades (FEUP, FEP e FCUP por exemplo).

• Like
Reactions: redhotbonbon

redhotbonbon

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2015
Sim, nisso tens toda a razão. Mas
É igual dentro das faculdades, mas não dentro da Universidade. Ou seja, se uma faculdade tiver mais que uma licenciatura, aquela prova (se enquadrada na área) é usada para qualquer licenciatura. Mas não é transversal à universidade. Por exemplo o ICBAS para medicina veterinária disponibliza as suas provas de biologia ( ICBAS - Provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos de CMA e MIMV do ICBAS por maiores de 23 anos ). As outras faculdades não sei. Eu vou realizar o exame de matemática, mas sei que é diferente entre universidades (FEUP, FEP e FCUP por exemplo).

Por acaso tens razão.

Esqueci-me desse pequeno detalhe mas tens razão. (Não me lembrava que havia maiores de 23 para med vet no Porto visto que para medicina na FMUP não existe).

Se vais realizar a prova de matemática na FEUP, digo-te já que é fácil. Pelo menos eu realizei a do ano passado e não foi nada de especial.
Post automatically merged:

Malta, vamos criar um grupo para maiores de 23! Há muitas dúvidas entre o pessoal e estamos todos confinados. Eu já andei a procurar e não há grupos disso!!

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Sim, nisso tens toda a razão. Mas

Por acaso tens razão.

Esqueci-me desse pequeno detalhe mas tens razão. (Não me lembrava que havia maiores de 23 para med vet no Porto visto que para medicina na FMUP não existe).

Se vais realizar a prova de matemática na FEUP, digo-te já que é fácil. Pelo menos eu realizei a do ano passado e não foi nada de especial.
Post automatically merged:

Malta, vamos criar um grupo para maiores de 23! Há muitas dúvidas entre o pessoal e estamos todos confinados. Eu já andei a procurar e não há grupos disso!!

Sim. Espero que o regulamento de mantenha e consiga ir fazer o exame de maiores de 23 na FEUP. Acredito, mas não tenho matemática há 8 anos (vai ser a minha segunda licenciatura)

redhotbonbon

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2015
Sim. Espero que o regulamento de mantenha e consiga ir fazer o exame de maiores de 23 na FEUP. Acredito, mas não tenho matemática há 8 anos (vai ser a minha segunda licenciatura)
Same. A mim não me correu bem no ano passado exactamente por não lidar com matemática aos anos.
mas vai-te correr bem, pensa positivo. Boa sorte.

Sílvia Lima

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2021
Olá a todos :)
Tenho 24 anos, sou licenciada em Recursos Humanos e estou, neste momento, a estudar biologia (que nunca tive) para entrar em Terapia da Fala ou Terapia Ocupacional na Escola Superior de Saúde do IPP.
Vou concorrer pelas Provas Maiores de 23, é já no dia 6 de maio e ando a seguir-me pela prova modelo disponibilizada na plataforma da faculdade.
Alguém vai fazer a prova de biologia para o Ipp?

Precisava muito de falar com alguém nesse sentido pois descobri, no decorrer do estudo, que existem muitas questões que não fazem parte da matéria do 10 e 11 anos de biologia, mas sim, coisas dadas normalmente já na faculdade nos cursos de biologia, etc.

Podem contactar-me mais diretamente: silviabarbosalima20@gmail.com

Precisava mesmo da vossa ajuda, algum feedback também de alguém que já tenha feito, alguma coisa!

Muito obrigada :) beijinho

redhotbonbon

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2015
Tenho 24 anos, sou licenciada em Recursos Humanos e estou, neste momento, a estudar biologia (que nunca tive) para entrar em Terapia da Fala ou Terapia Ocupacional na Escola Superior de Saúde do IPP.
Vou concorrer pelas Provas Maiores de 23, é já no dia 6 de maio e ando a seguir-me pela prova modelo disponibilizada na plataforma da faculdade.

Precisava muito de falar com alguém nesse sentido pois descobri, no decorrer do estudo, que existem muitas questões que não fazem parte da matéria do 10 e 11 anos de biologia, mas sim, coisas dadas normalmente já na faculdade nos cursos de biologia, etc.

Precisava mesmo da vossa ajuda, algum feedback também de alguém que já tenha feito, alguma coisa!

Heeey eu vou realizar a prova na ESS :) vou-te enviar mensagem,

vicente silva

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2021
Olá Pessoal.. Vou ser candidato a ESS, fisiologia clinica e vou fazer o exame de biologia. Acham que a prova modelo é um bom exemplo do que pode sair? .. Encontrei algumas questões (as mesmas) em exames diferentes.

redhotbonbon

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2015
Olá Pessoal.. Vou ser candidato a ESS, fisiologia clinica e vou fazer o exame de biologia. Acham que a prova modelo é um bom exemplo do que pode sair? .. Encontrei algumas questões (as mesmas) em exames diferentes.
Olá. Eu também vou me candidatar a Fisiologia Clinica na ESS. Vou-te enviar mensagem privada.

saragalinabarbosa

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2021
Tambem vou realizar a prova de maiores de 23 pra ciencias da nutricao e tambem estou a nora, porque nao estudo ha mais de 15 anos alem de que sou de humanidades, por isso biologia e quimica nunca tive. Alguem que tenha dicas das provas ou material de apoio?

catval47

Membro Caloiro
Matrícula
1 Maio 2021

Olá Silvia, li o teu post no dia de hoje, tenho exame de biologia maiores de 23 no decorrer da proxima semana, e nao consegui encontrar nada a não ser a matriz da prova e ainda tenho as mesmas duvidas que anunciaste neste post (no entanto estudei toda a materia anunciada mesmo a parte vegetal).
Já sabes ou encontraste mais alguma coisa?

Julie Jesus

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2022
Boa noite. Vou fazer prova de biologia por acaso teria modelos de provas maiores de 23?

aaanaasofiaaa

Membro Caloiro
Matrícula
31 Março 2022
Olá a todos, vou fazer a prova de admissão a Ciências da Nutrição pela via de maiores de 23 anos na FCNAUP.
Mas não estou a encontrar nenhum exame que me esclareça o que realmente vai sair em concreto, será que alguém tem uma prova modelo ou algo do género que me possa ajudar ?
Obrigada.

LSOUSA17

Membro Caloiro
Matrícula
18 Fevereiro 2022
Olá a todos, vou fazer a prova de admissão a Ciências da Nutrição pela via de maiores de 23 anos na FCNAUP.
Mas não estou a encontrar nenhum exame que me esclareça o que realmente vai sair em concreto, será que alguém tem uma prova modelo ou algo do género que me possa ajudar ?
Obrigada.
Olá, também estou a pensar fazer as provas, mas não tenho conseguido encontrar nenhuma informação ou exemplos de provas, estou bastante perdida. Já conseguiste saber algo?

BárbaraOliveira26

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2022
olá :) Irei realizar agora as provas M23 na faculdade de ciências da nutrição do porto, alguém tem alguma prova modelo de biologia e geologias e FQ ? Não estou a conseguir encontrar nada sem ser os exames nacionais. obrigada

saragalinabarbosa

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2021
Olá , fiz o exame o ano passado e não há provas modelo. As perguntas foram selecionadas de exames nacionais de anos anteriores relativos a matéria de química e de biologia. Não sai nada da parte de física nem geologia

saragalinabarbosa

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2021
obrigada :)
foi fácil a nível geral ? tem muitas questões de justificação ?
Para mim foi super difícil porque sou de humanidades e nunca tive biologia nem química. Mas estudei bastante e consegui passar. De 17 pessoas só 7 passaram aos exames, mas se praticares os exames anteriores é mais fácil. As questões estavam todas em exames anteriores, por isso o modelo de perguntas e o mesmo. Entre perguntas de escolha múltipla e justificação era mais ou menos metade de cada.