MACS

saraacvr

Membro
Matrícula
30 Janeiro 2017
Olá, sou aluna do 11ºano de humanidades e anulei a disciplina de macs (nos dois anos) A minha dúvida é: posso trocar o exame de macs por o exame de filosofia? ou tenho obrigatoriamente de fazer o exame de macs? se tiver de fazer, e não atingir um nota suficiente, passo para o próximo ano ou fico fico novamente no 11º ano?

Obrigada

Carla Teixeira

UniTinder Matchmaker
Matrícula
29 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Olá, sou aluna do 11ºano de humanidades e anulei a disciplina de macs (nos dois anos) A minha dúvida é: posso trocar o exame de macs por o exame de filosofia? ou tenho obrigatoriamente de fazer o exame de macs? se tiver de fazer, e não atingir um nota suficiente, passo para o próximo ano ou fico fico novamente no 11º ano?

Obrigada
Olá @saraacvr, do que eu sei no 11º ano tens de fazer exame a duas disciplinas bianuais, se não fizeres o de Macs podes fazer o de Filosofia e outro exame de uma disciplina bianual, como por exemplo, Geografia.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @saraacvr, do que eu sei no 11º ano tens de fazer exame a duas disciplinas bianuais, se não fizeres o de Macs podes fazer o de Filosofia e outro exame de uma disciplina bianual, como por exemplo, Geografia.
Só acrescento que, mesmo fazendo o exame de filosofia, a outra bienal a que não é feito exame tem de ficar concluída como interno ou via exame nacional.

Lara2103

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Acabei agora o nono e pretendo ir para humanidades, por isso agora ando a pensar nas disciplinas que devo escolher e ocorreu me que nem sei bem o que se estuda em Macs.... Por isso pergunto, é difícil? O que se vai estudar?

Ritinha--love

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Não tem muito a ver com matemática que dás no nono,é mais voltada para situações do dia a dia.No inicio do 10° começas por dar percentagens e a teoria matemática das eleições,dás depois estatistica,probabilidades entre outros,mas no geral não é dificil se te aplicares!

• Like
Reactions: Lara2103

Lara2103

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2018
Não tem muito a ver com matemática que dás no nono,é mais voltada para situações do dia a dia.No inicio do 10° começas por dar percentagens e a teoria matemática das eleições,dás depois estatistica,probabilidades entre outros,mas no geral não é dificil se te aplicares!
Desculpa a pergunta, tens ou tiveste Macs?

xxanasilvaxx

Membro Caloiro
Matrícula
13 Novembro 2016
Olá Laura, eu estive em Línguas e Humanidades no décimo ano (tive Macs), mas depois mudei para Ciências Socioeconómicas e, portanto, tive (e tenho) Matemática A.

Tal como a Ritinha disse, Macs aplica-se muito ao dia a dia, principalmente a matéria de décimo ano.
Para ser sincera, é uma disciplina super acessível se fores compará-la com Matemática A e que, ao contrário desta última, não exige que tenhas bases muito sólidas (conhecimento da matéria de anos anteriores) para te safares: para teres uma ideia, tive colegas meus/minhas que tinham tirado 2 no nono ano a matemática e que, no décimo, a Macs, conseguiram facilmente tirar mais de 14 (alguns inclusivamente sem estudarem a matéria em casa).

Quanto à matéria de décimo primeiro, não te posso dar muitas luzes acerca dela porque não cheguei a ter a disciplina. Tudo o que te posso dizer é que as minhas antigas colegas não acharam que a matéria fosse "um bicho de sete cabeças", mas, para elas, o programa é mais puxado do que o do ano anterior.

Se precisares de mais alguma coisa, não hesites em mandar mensagem :)

• Like
Reactions: matilde123456

Leonor Garcez

Membro
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
FLUP
Eu tive Macs no 10 e 11, matéria de 10 é muito fácil, se te aplicares um pouco consegues, em princípio, notas altas. Já a do 11°, no meu caso, notei uma descida muito grande (apenas no 3 período) das notas que tinha no 10°, no 10 ano acabei o ano com 19, este acabei com 16. A matéria do início é fácil, creio que complica no 2/3 período do 11 ano.
Agora depende muito da tua capacidade de interpretação e matemática.
De qualquer maneira se te aplicares no 10° essa nota vai te compensar a do 11° caso desça. A média é feita com a nota dos dois anos 50/50, e é com ela que depois vais ao exame. Beijos

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
boa tarde
Eu estou um bocado aborrecida com o facto de saber que o exame de macs se eu tirar nota inferior a 10 eu não entro na Universidade, seja ela publica ou privada.
Existe alguma forma de eu entrar na universidade com nota inferior a 10? Ou não há hipótese? É que eu não apanhei a matéria do 10 ano e agora estou-me a ver aflita. Gostaria que me respondessem pois estou um bocado aborrecida e ao mesmo tempo aflita

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
boa tarde
Eu estou um bocado aborrecida com o facto de saber que o exame de macs se eu tirar nota inferior a 10 eu não entro na Universidade, seja ela publica ou privada.
Existe alguma forma de eu entrar na universidade com nota inferior a 10? Ou não há hipótese? É que eu não apanhei a matéria do 10 ano e agora estou-me a ver aflita. Gostaria que me respondessem pois estou um bocado aborrecida e ao mesmo tempo aflita
Estás a falar de concluir a disciplina ou como prova de ingresso? Concluir a disciplina precisas de passar com 10 como interna, não necessitando do exame. Se precisas do exame como PI, precisas do mínimo de 95 pontos. Se existirem outras PI que não essa, podes fazer as outras e tentar entrar com essas (sendo que precisas sempre de 95 ou mais pontos). Caso seja para conclusão da disciplina, podes substituir MACS por outra disciplina, indo a exame como autoproposta (precisando sempre de tirar positiva para concluíres a nova disciplina, mas talvez assim possas escolher uma disciplina que te seja mais acessível).

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Como prova de ingresso. Então não há volta a dar?
Não, precisas mesmo de 95 pontos no mínimo, ou não podes candidatar-te. Mas não tens outras PI sem ser MACS?

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
o que eu quero é educação básica e por isso preciso de português e macs( em Coimbra) caso fique em Aveiro preciso apenas de português. mas português acho que não consigo também tirar o que eles pedem que é 12,54

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
o que eu quero é educação básica e por isso preciso de português e macs( em Coimbra) caso fique em Aveiro preciso apenas de português. mas português acho que não consigo também tirar o que eles pedem que é 12,54
Eles não pedem 12,54. 12,54 foi a nota do último colocado do ano passado (que não tem nada a ver com o concurso deste ano). Precisas de 95 pontos no mínimo nas provas de ingresso.

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Ah ok, então eu vou dar o meu melhor a português. E macs também, apesar de eu achar que não vou conseguir, vou tentar pensar positivo. Podias-me esclarecer qual é a diferença entre politécnico e ensino universitário?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Ah ok, então eu vou dar o meu melhor a português. E macs também, apesar de eu achar que não vou conseguir, vou tentar pensar positivo. Podias-me esclarecer qual é a diferença entre politécnico e ensino universitário?
Estive a pesquisar e penso que tens mesmo de ter feito os dois exames, uma vez que, quando não são conjuntos de provas, aparece algo como "Uma das seguintes provas:". O que não acontece em nenhum curso de EB, pelo que precisarás ter as duas PI's. Encontras aqui todas as instituições e podes ter noção dos sítios que normalmente costumam ter médias mais baixinhas. Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)

Quanto à diferença do ensino universitário e politécnico é que, regra geral, os politécnicos estão mais formados para a profissionalização, para o desempenho de uma profissão ou de uma área muito específica, enquanto que na universidade o ensino tende a ser mais académico, com objectivos mais de prosseguimento de estudos. Do que sei de Educação Básica, não há propriamente uma instituição que se destaque mais do que todas as outras, pelo que deves optar por escolher aquelas que mais gostas e tentar dar o máximo durante a licenciatura. Sobre esse curso a @Jessica P. M. poderá dar-te algumas informações. Boa sorte!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP

Em teoria o ensino politécnico é mais prático, na prática é uma linha fina que os separa, no entanto, acho que a grande maioria das licenciaturas profissionalizantes (aka. licenciaturas que te permitem aceder a uma profissão específica no final da mesma) são maioritariamente licenciaturas politécnicas, mas não acontece isso em todas sequer.

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Estive a pesquisar e penso que tens mesmo de ter feito os dois exames, uma vez que, quando não são conjuntos de provas, aparece algo como "Uma das seguintes provas:". O que não acontece em nenhum curso de EB, pelo que precisarás ter as duas PI's. Encontras aqui todas as instituições e podes ter noção dos sítios que normalmente costumam ter médias mais baixinhas. Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)

Quanto à diferença do ensino universitário e politécnico é que, regra geral, os politécnicos estão mais formados para a profissionalização, para o desempenho de uma profissão ou de uma área muito específica, enquanto que na universidade o ensino tende a ser mais académico, com objectivos mais de prosseguimento de estudos. Do que sei de Educação Básica, não há propriamente uma instituição que se destaque mais do que todas as outras, pelo que deves optar por escolher aquelas que mais gostas e tentar dar o máximo durante a licenciatura. Sobre esse curso a @Jessica P. M. poderá dar-te algumas informações. Boa sorte!
Ok, obrigada, mas quem é a Jessica?devo perguntar lhe sobre EDUCAÇÃO basica?
Post automatically merged:

Em teoria o ensino politécnico é mais prático, na prática é uma linha fina que os separa, no entanto, acho que a grande maioria das licenciaturas profissionalizantes (aka. licenciaturas que te permitem aceder a uma profissão específica no final da mesma) são maioritariamente licenciaturas politécnicas, mas não acontece isso em todas sequer.
Obrigada!