Maiores de 23 FLUP

   
Matrícula
18 Novembro 2017
Mensagens
26
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
Faculdade de Letras UPorto
Olá a todos!
Estou a pensar em candidatar-me ao concurso para maiores de 23 na FLUP, para o curso de Línguas e Relações Internacionais.
Tenho várias dúvidas porque é a minha primeira vez neste mundo. Se entrar, serei trabalhador estudante, por turnos.
Alguém sabe o horário das aulas?
Os valores das propinas (600€ mais ou menos) é anual, certo?
Sabem se existem provas modelo para estudar para as provas da candidatura?
Alguém que esteja no curso que me dê algumas dicas e fale sobre o mesmo?
Qual a grande diferença entre tempo parcial e tempo integral? O parcial demora muito?
Devido ao estatuto de trabalhador estudante, há justificação para não comparecer em todas as aulas?

Muito obrigada a todos!
 
Olá.
No site da instituição, deve estar informação relativa aos concursos especiais M23, desde datas, etc...
Em caso de dúvida, envias um e-mail a solicitar informações.

Boa sorte
 
Olá a todos!
Estou a pensar em candidatar-me ao concurso para maiores de 23 na FLUP, para o curso de Línguas e Relações Internacionais.
Tenho várias dúvidas porque é a minha primeira vez neste mundo. Se entrar, serei trabalhador estudante, por turnos.
Alguém sabe o horário das aulas?
Os valores das propinas (600€ mais ou menos) é anual, certo?
Sabem se existem provas modelo para estudar para as provas da candidatura?
Alguém que esteja no curso que me dê algumas dicas e fale sobre o mesmo?
Qual a grande diferença entre tempo parcial e tempo integral? O parcial demora muito?
Devido ao estatuto de trabalhador estudante, há justificação para não comparecer em todas as aulas?

Muito obrigada a todos!
Olá!

Terminei LRI este ano, por isso, acho que consigo responder à maioria das tuas dúvidas.

Provas de Candidatura: Não sei exatamente como é o processo das provas para maiores de 23, por isso, vou deixar essa pergunta para alguém que saiba responder melhor. Sobre isso, só te sei mesmo dizer que para LRI tens de fazer Português + uma das opções que eles dão. Essa informação e os conteúdos programáticos estão disponíveis no Sigarra aqui (só encontrei do ano passado, mas acredito que não tenha mudado muito). Não consegui encontrar nenhum modelo, mas os conteúdos devem servir bem como matriz.

Horário das Aulas: Por norma, só as cadeiras obrigatórias têm “horário fixo”, ou seja, uma única / duas turmas, no máximo. As línguas variam. Como a Licenciatura tem regime diurno, a maioria são durante o dia, com algumas exceções que se podem prolongar até às 19h30 ou assim. Poucas cadeiras contam faltas. Enquanto trabalhador-estudante, tens direito a um estatuto especial que te isenta de chumbar por faltas, mesmo nas cadeiras que as contam – tens é de estar presente nos momentos de avaliação das cadeiras que só fazem avaliação contínua, se não existir possibilidade de exame final. O professor pode dar-te uma justificação para apresentar no trabalho.

Propinas: Sim, o valor é anual. Podes pagar tudo no início do ano ou, como é mais comum, liquidar em prestações (10x, 1x mês durante os 10 meses de aulas).

Parcial v Integral: Está melhor explicado aqui. Na FLUP, a norma anual de ECTS é 60 (sendo que te podes inscrever num máximo de 75 por ano). No parcial, estás limitado a 37,5 ECTS. Fazendo menos créditos por ano, demora mais a concluir a licenciatura – mas também tens muito menos unidades curriculares por semestre.

O Curso em Si: É difícil para mim resumir 3 anos num parágrafo. Gosto de como foi abrangente e te dá a possibilidade de realmente escolheres áreas diferentes de especialização em mestrado ou pós-graduação se assim o desejares mais tarde. Como todos os cursos, tem cadeiras fascinantes e outras em que te vais perguntar como raio sobreviveram à reformulação do plano de estudos. Mas as que são boas (e que, spoiler alert, são as que mais vão exigir de ti) realmente valem a pena. Refleti muito sobre o assunto, e estou feliz com o meu percurso na FLUP. É uma área que me apaixona, tanto a nível prático como académico. Caso tenhas perguntas mais específicas, não hesites em contactar!

Sei que este post veio um bocado tarde, porque não tenho vindo aqui com grande frequência, mas pode ser que venha a ajudar alguém :)
 
Olá!

Terminei LRI este ano, por isso, acho que consigo responder à maioria das tuas dúvidas.

Provas de Candidatura: Não sei exatamente como é o processo das provas para maiores de 23, por isso, vou deixar essa pergunta para alguém que saiba responder melhor. Sobre isso, só te sei mesmo dizer que para LRI tens de fazer Português + uma das opções que eles dão. Essa informação e os conteúdos programáticos estão disponíveis no Sigarra aqui (só encontrei do ano passado, mas acredito que não tenha mudado muito). Não consegui encontrar nenhum modelo, mas os conteúdos devem servir bem como matriz.

Horário das Aulas: Por norma, só as cadeiras obrigatórias têm “horário fixo”, ou seja, uma única / duas turmas, no máximo. As línguas variam. Como a Licenciatura tem regime diurno, a maioria são durante o dia, com algumas exceções que se podem prolongar até às 19h30 ou assim. Poucas cadeiras contam faltas. Enquanto trabalhador-estudante, tens direito a um estatuto especial que te isenta de chumbar por faltas, mesmo nas cadeiras que as contam – tens é de estar presente nos momentos de avaliação das cadeiras que só fazem avaliação contínua, se não existir possibilidade de exame final. O professor pode dar-te uma justificação para apresentar no trabalho.

Propinas: Sim, o valor é anual. Podes pagar tudo no início do ano ou, como é mais comum, liquidar em prestações (10x, 1x mês durante os 10 meses de aulas).

Parcial v Integral: Está melhor explicado aqui. Na FLUP, a norma anual de ECTS é 60 (sendo que te podes inscrever num máximo de 75 por ano). No parcial, estás limitado a 37,5 ECTS. Fazendo menos créditos por ano, demora mais a concluir a licenciatura – mas também tens muito menos unidades curriculares por semestre.

O Curso em Si: É difícil para mim resumir 3 anos num parágrafo. Gosto de como foi abrangente e te dá a possibilidade de realmente escolheres áreas diferentes de especialização em mestrado ou pós-graduação se assim o desejares mais tarde. Como todos os cursos, tem cadeiras fascinantes e outras em que te vais perguntar como raio sobreviveram à reformulação do plano de estudos. Mas as que são boas (e que, spoiler alert, são as que mais vão exigir de ti) realmente valem a pena. Refleti muito sobre o assunto, e estou feliz com o meu percurso na FLUP. É uma área que me apaixona, tanto a nível prático como académico. Caso tenhas perguntas mais específicas, não hesites em contactar!

Sei que este post veio um bocado tarde, porque não tenho vindo aqui com grande frequência, mas pode ser que venha a ajudar alguém :)
Muito obrigada pela tua atenção!
Fiz as provas e passei com boa média 😁

Não vou poder estar presente na primeira semana de aulas porque estou fora do país. Achas que há problema?
 
  • Fabulous
Reactions: nymeria
Muito obrigada pela tua atenção!
Fiz as provas e passei com boa média 😁

Não vou poder estar presente na primeira semana de aulas porque estou fora do país. Achas que há problema?

Que bom, muitos parabéns e muito sucesso na nova jornada!

Normalmente a primeira semana é muito mais tranquila e para as apresentações. Recomendo sempre deitar um olho às apresentações depois, e perguntar aos coleguinhas o que se falou, porque tens sempre conversas importantes sobre a estrutura das UCs (não só o plano das aulas e da matéria, mas também métodos de avaliação, e as vezes as datas das mesmas).

Boa sorte :) Pelo menos na minha experiência, o curso tem um bom ambiente. As pessoas ajudam-se umas às outras, e os caloiros são muito bem recebidos pelos mais velhos, que ajudam com processos inicialmente overwhelming como montagem de horários e assim. Logo que saírem as colocações há-de ser criado um grupo de whatsapp para isso, como todos os anos!
 
Muito obrigada mesmo pela tua ajuda. Estou um bocado perdida porque já não estudo há muitos anos e nem sei que material comprar 😅
Já comprei computador. Vale a pena cadernos?
Economia é exigente? Eu e os números temos uma relação tóxica!

Obrigada 🥰
 
Muito obrigada mesmo pela tua ajuda. Estou um bocado perdida porque já não estudo há muitos anos e nem sei que material comprar 😅
Já comprei computador. Vale a pena cadernos?
Economia é exigente? Eu e os números temos uma relação tóxica!

Obrigada 🥰
De nada, ora essa! Estás à vontade :)

Eu no início estava determinada a fazer tudo em papel, mas acabei por desistir. Há aulas em que é possível, e outras em que não, e mais vale trazer o computador para conseguir anotar coisas mais rápido. Por acaso, em Economia, há muita gente que imprime os slides e anota as laterais com resolução de exercícios ou algo que falte (mas normalmente os slides são muito completos) para estudar depois, o que também é um bom método. Acho que com o tempo vais percebendo o que é melhor para ti, mas também o que melhor encaixa com a cadeira em si (se é mais prática, mais teórica, etc).

Não te vou mentir, Economia é exigente. Introdução já o é, mas a Internacional consegue ser ainda mais. Mas não temas! O professor Jorge Cerdeira é um docente extraordinário, muito empático e compreensivo. Tens trabalhos (geralmente em grupo) que consistem em exercícios para ajudar a balançar a nota do exame, para o qual vais sem dúvida ser bem preparado. O Jorginho (como ele é conhecido) consegue cativar mesmo quem tem fobia aos números!
 
Já fico mais descansada. É que sempre fui um zero à esquerda mas com esforço tudo se consegue!
Quais foram as línguas que escolheste? Achas que o método de aprendizagem e avaliação é acessível?
E vês um futuro, agora com o final do curso? :)
 
Já fico mais descansada. É que sempre fui um zero à esquerda mas com esforço tudo se consegue!
Quais foram as línguas que escolheste? Achas que o método de aprendizagem e avaliação é acessível?
E vês um futuro, agora com o final do curso? :)
Eu tive inglês (B2 ao C1) e espanhol (A1 ao B2). Entretanto, também estudo alemão de forma independente, e até fiz erasmus na Alemanha no meu 2.º ano – 2.º semestre.

Em geral, as línguas são bastante exigentes também. Normalmente, funcionam por avaliação contínua, mas em certos níveis (por exemplo, no Alemão ou em Espanhol B2) pode ser por exame final, com algumas componentes contínuas tipo testes de vocabulário, mini apresentações orais ou escrita em aula de um texto específico. Definitivamente é acessível, mas tens de te afincar. Acho que realmente ganhas um domínio muito grande da língua.

A nível de futuro, eu tenho um bocado de ansiedade a pensar, honestamente. Há imensa gente qualificada na nossa área. Mas cada vez mais se valorizam os cursos polivalentes e as pessoas que têm skills variadas em vez dos extremamente específicos e limitados. Sei que tenho uma vantagem porque estou disposta a tentar muitas coisas diferentes, não apenas os trabalhos “de topo” – mas já tenho metas. Neste momento, é acabar o mestrado (que vou começar em setembro) e fazer alguns estágios para adicionar ao meu currículo :)
 
Por acaso estou indecisa entre o alemão e o espanhol. Mas estou mais inclinada para o alemão, pois já tenho alguns conhecimentos de espanhol.

Estou tão ansiosa! Acho que o bom deste curso é que te dá tantos conhecimentos em tantas áreas diferentes e isso facilita as saídas profissionais. Nunca pensaste em algo como diplomacia ou embaixadas?

Uma última pergunta: transportes. Ias de comboio e metro? Saías na Casa da Música? É que dizem que sair na Junta de Massarelos é mais perto…
 
  • Like
Reactions: nymeria
Por acaso estou indecisa entre o alemão e o espanhol. Mas estou mais inclinada para o alemão, pois já tenho alguns conhecimentos de espanhol.

Estou tão ansiosa! Acho que o bom deste curso é que te dá tantos conhecimentos em tantas áreas diferentes e isso facilita as saídas profissionais. Nunca pensaste em algo como diplomacia ou embaixadas?

Uma última pergunta: transportes. Ias de comboio e metro? Saías na Casa da Música? É que dizem que sair na Junta de Massarelos é mais perto…

Boa sorte! Vais ver que vai correr tudo bem.

Trabalhar na carreira diplomática é uma das vertentes que eu mais quero neste momento - mas é muito concorrido, por isso vamos ver como corre quando abrir concurso :)

Nos meus dois primeiros anos, vivia a 15 minutos a pé da faculdade, portanto ia sempre a pé. No último ano, morei na zona do Fluvial, por isso ia de autocarro até à Junta de Massarelos, que é a paragem de autocarro mais próxima. O metro da Casa da Música fica-te mais ou menos a 15 minutos a pé, mas tens o 204 que sai da porta do metro e te deixa na junta. Vai depender muito de onde vens e da forma como estão sincronizados os transbordos entre metro e autocarro...
 
Vai correr bem, tenho a certeza! Desejo-te muita sorte!

Eu irei de comboio até Campanhã e depois aí sim, tenho de apanhar o metro mais próximo da faculdade. Vou aproveitar o mês de agosto para averiguar isso tudo!

Mais uma vez, muito obrigada pelo teu tempo e espero que tenhas imenso sucesso! Beijinhos e felicidades 🥰
 
  • Fabulous
Reactions: nymeria
Vai correr bem, tenho a certeza! Desejo-te muita sorte!

Eu irei de comboio até Campanhã e depois aí sim, tenho de apanhar o metro mais próximo da faculdade. Vou aproveitar o mês de agosto para averiguar isso tudo!

Mais uma vez, muito obrigada pelo teu tempo e espero que tenhas imenso sucesso! Beijinhos e felicidades 🥰
Muito obrigada e desejo-te o mesmo! Se precisares de alguma coisa, estás à vontade :) Tudo de bom <3
 
Muito obrigada pela tua atenção!
Fiz as provas e passei com boa média 😁

Não vou poder estar presente na primeira semana de aulas porque estou fora do país. Achas que há problema?
Olá! Vou fazer esta semana as provas! Assim só por acaso não ficaste com o enunciado da prova de português? Estou um bocado perdida no que toca à preparação para a prova.
 
Olá! Vou fazer esta semana as provas! Assim só por acaso não ficaste com o enunciado da prova de português? Estou um bocado perdida no que toca à preparação para a prova.
Olá! Fiquei mas já não o tenho. Foca-te na interpretação de texto e na escrita. De gramática só saiu uma ou duas perguntas e lembro-me que era apenas a enumeração. É básico, vai correr bem. Boa sorte!
Se tiveres mais questões, é só dizeres :)