FLUP Maiores de 23 na FLUP

ines_184

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2026
Olá!
Vou candidatar-me à FLUP no Concurso para maiores de 23 mas as matrizes das provas de acesso são muito vagas, alguém tem conselhos/material para estudar e me preparar, por favor :)

Olá!
Vou candidatar-me à FLUP no Concurso para maiores de 23 mas as matrizes das provas de acesso são muito vagas, alguém tem conselhos/material para estudar e me preparar, por favor :)
Olá, Inês! Efectivamente, as matrizes são um bocadinho vagas e como não recomendam especificamente nenhuma leitura em específico, os materiais mais indicados vão depender um pouco pouco de que disciplinas vais precisar fazer prova:

1) Na de Filosofia, por exemplo, costumam ser recomendadas obras específicas sobre as quais incidem a prova. Aqui é um bocadinho mais fácil deduzir o que precisas efectivamente: ler essas obras e tirar anotações sobre as mesmas porque a prova provavelmente irá perguntar algumas questões gerais da obra e comentário a algum excerto. Na minha opinião, é provavelmente das provas mais complexas porque vai um bocadinho além das leituras do Ensino Secundário.
2) Disciplinas como História, Geografia e Português costumam incidir sobre conteúdos do Ensino Secundário, pelo que um bom manual de Exame de Ensino Secundário deverá proporcionar-te algum material de estudo. Em Português, recomendo também comprares uma Gramática, mesmo que seja de Ensino Secundário porque a prova parece-me avaliar conteúdos de uma série de áreas que são estudadas no Ensino Secundário: morfologia e sintaxe particularmente.
3) Nas línguas, provavelmente a prova não me parece incidir muito mais além do que se estuda entre até ao nível B1. Vai depender da língua da prova; para Espanhol, por exemplo, tens muitos materiais online no profdELE.

Espero que ajude um bocadinho!

• Like
Reactions: davis and sigis