Maiores de 23 ou Acesso por curso profissional

catepcorreia

Membro Caloiro
Matrícula
20 Outubro 2020
Olá! Há cerca de 4 anos atrás acabei do 12° ano de um curso profissional. Querendo um dia voltar a estudar, é mais vantajoso entrar pelos maiores de 23 ou pelo acesso de curso profissional? Alguém me consegue explicar a diferença? Se for pelos maiores de 23 a prova que se diz que tenho que fazer é um exame nacional? E é à minha escolha ou é a universidade que escolhe? Não percebo bem como funciona os acessos das duas maneiras. Obrigada!

Olá @catepcorreia
Olá! Há cerca de 4 anos atrás acabei do 12° ano de um curso profissional. Querendo um dia voltar a estudar, é mais vantajoso entrar pelos maiores de 23 ou pelo acesso de curso profissional? Alguém me consegue explicar a diferença? Se for pelos maiores de 23 a prova que se diz que tenho que fazer é um exame nacional? E é à minha escolha ou é a universidade que escolhe? Não percebo bem como funciona os acessos das duas maneiras. Obrigada!
Não há uma resposta única para isso, tens de analisar conforme o curso/instituição em causa.

Concurso Especial Maiores de 23 anos:
- Tens de ter 23 anos feitos no ano anterior ao da candidatura.
- Tens provas de ingresso, mas são feitas pelas próprias faculdades.
- É a instituição que define os critérios de acesso ao concurso especial, o número de vagas e pode ter outros elementos como entrevistas.

Concurso Especial Vias profissionalizantes:
- Cada faculdade define também como funciona, nomeadamente que cursos profissionais é que dão acesso a cada curso. Não podes concorrer a qualquer curso, mas sim apenas dentro das áreas que a instituição decidir.
- Este ano algumas universidades não abriram o concurso, tendo ficado mais centrado no ensino politécnico. Isso pode mudar em 2021.
- Tens provas de ingresso, mas são feitas pelas próprias faculdades ou pelos consórcios (grupos de faculdades).