Maiores de 23

Kikins

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2015
Boa tarde!
Quero entrar na Universidade Nova de Lisboa em Economia mas tenho uma disciplina do secundário em atraso. Já alguém entrou na faculdade de economia desta universidade pelo regime de maiores de 23? Gostava de saber (além de como são as provas, é claro) como são as entrevistas e qual a importância dada ao cv. Obrigada!

Maria Brasil

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2015
Boas a todos

Sou uma cidadã Brasileira com 28 anos, com o equivalente ao 12º ano Português, que pretende entrar no curso de Teatro na ESAD.

Segundo a ESAD tenho apenas de fazer a prova especifica, que são Português, Desenho, e História da Cultura e das Artes.

Uma vez que o meu ensino, foi com conteúdos diferentes, não tenho a certeza se estou confortável nestas provas.

Alguém sabe se é possível entrar nas Universidades aqui de Portugal, pelo programa maiores de 23 mesmo que a avaliação seja negativa nestas provas? Ou se o aproveitamento positivo é fundamental para entrar. Não vou lá para reprovar, mas gostaria de saber, senão estou a ponderar frequentar um curso de um ano de preparação para as mesmas, mas que é dispendioso, e uma vez que parece que a ESAD não costuma ter muitos candidatos para este curso, estou disposta a arriscar, porque posso poderia poupar tempo e dinheiro.

Agradeço se alguém me puder ajudar com estas minhas dúvidas.

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boas a todos

Sou uma cidadã Brasileira com 28 anos, com o equivalente ao 12º ano Português, que pretende entrar no curso de Teatro na ESAD.

Segundo a ESAD tenho apenas de fazer a prova especifica, que são Português, Desenho, e História da Cultura e das Artes.

Uma vez que o meu ensino, foi com conteúdos diferentes, não tenho a certeza se estou confortável nestas provas.

Alguém sabe se é possível entrar nas Universidades aqui de Portugal, pelo programa maiores de 23 mesmo que a avaliação seja negativa nestas provas? Ou se o aproveitamento positivo é fundamental para entrar. Não vou lá para reprovar, mas gostaria de saber, senão estou a ponderar frequentar um curso de um ano de preparação para as mesmas, mas que é dispendioso, e uma vez que parece que a ESAD não costuma ter muitos candidatos para este curso, estou disposta a arriscar, porque posso poderia poupar tempo e dinheiro.

Agradeço se alguém me puder ajudar com estas minhas dúvidas.
Bom dia Maria,

Para entrar no curso de Teatro da ESAD.CR através do Concurso Nacional de Acesso tens de fazer UMA das seguintes provas de ingresso (exames nacionais):
03 - Desenho
06 - Filosofia
12 - Hist. da Cultura e Artes
13 - Inglês
15 - Literatura Portuguesa
18 - Português

O Concurso M23 não requer essas provas mas o aluno tem sempre de prestar outras provas na instituição; contacta directamente a instituição para obteres informações mais detalhadas.
Sendo um concurso local obedece a regras e prazos específicos e nem todas as instituições abrem este concurso para todos os cursos.

Joana

• Like
Reactions: José Reis

Maria Brasil

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2015
Boas, muito obrigado pela sua resposta, após contactar a ESAD, foi me dito que tinha de fazer apenas uma das provas, e que quem tiver menos de 7 valores, será imediatamente reprovado e afastado co concurso.

Cumprimentos

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa tarde,

Existe algum exame de acesso ao ES para maiores de 23 sem o 12ºano?

Obrigada

J.
Boa noite,

Sim. Podes concorrer através do concurso M23 - concurso local feito pela instituição.
Não precisas ter o 12º e fazes as provas de acesso directamente na instituição.

Joana

bojanpt

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2015
Curso
Tradução
Uma dúvida: estou a frequentar uma universidade numa faculdade x, mas quero entrar mudar para um curso da faculdade y. Posso-me candidatar através dos maiores de 23? Ou tenho de fazer exames (os meus já não são válidos) e entrar por concurso normal/regime de mudança de curso?

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Uma dúvida: estou a frequentar uma universidade numa faculdade x, mas quero entrar mudar para um curso da faculdade y. Posso-me candidatar através dos maiores de 23? Ou tenho de fazer exames (os meus já não são válidos) e entrar por concurso normal/regime de mudança de curso?
Bom dia,

Podes fazê-lo através de:
- Concurso Nacional de Acesso
- Mudança de Curso (feito directamente na instituição)
- Maiores de 23 (feito directamente na instituição)

Joana

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Boa tarde,

Existe algum exame de acesso ao ES para maiores de 23 sem o 12ºano?

Obrigada

J.
Podes concorrer mas dependendo do curso a que te vais candidatar ter o 12º ano ajuda porque muita da matéria desses tais exames é de 12º ano, por isso para estudar muito provavelmente vais ter de recorrer aos teus livros de 12º ano das disciplinas mais específicas do curso que queres.

• Like
Reactions: Dário Dionísio

bojanpt

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2015
Curso
Tradução
Bom dia,

Podes fazê-lo através de:
- Concurso Nacional de Acesso
- Mudança de Curso (feito directamente na instituição)
- Maiores de 23 (feito directamente na instituição)

Joana

Sim, eu sei, mas não sei se ficou claro que o curso para que quero mudar é da mesma universidade só que numa faculdade diferente, daí a minha dúvida quanto aos maiores de 23. Mas em princípio devo fazer os exames e entrar, visto que a média é baixa e as vagas são mais.

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Sim, eu sei, mas não sei se ficou claro que o curso para que quero mudar é da mesma universidade só que numa faculdade diferente, daí a minha dúvida quanto aos maiores de 23. Mas em princípio devo fazer os exames e entrar, visto que a média é baixa e as vagas são mais.
O facto de ser na mesma instituição não tem qualquer influência.

MahSilva

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2015
Olá, sou brasileira e não frequentei o ensino secundário cá em Portugal, e gostaria de saber que tenho de fazer para entrar no concurso para maiores de 23.
Agradeço desde já a quem puder me dar uma luz do que fazer.

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Olá, sou brasileira e não frequentei o ensino secundário cá em Portugal, e gostaria de saber que tenho de fazer para entrar no concurso para maiores de 23.
Agradeço desde já a quem puder me dar uma luz do que fazer.
Boa noite,

O facto de não teres frequentado o ensino secundário português não tem qualquer influência neste concurso.

Por ser um concurso local tens de contactar a instituição que queres frequentar para saberes informações mais detalhadas (documentos, prazos, vagas, critérios de seriação, etc)

Joana

Pedro Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2015
Boa noite,
Tenho 24 anos e já estou elegível para concorrer através dos M23.
Mas posso concorrer por via normal!? Através de exame nacional? Ou sou obrigado a concorrer pelos M23?
Obrigado

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa noite,
Tenho 24 anos e já estou elegível para concorrer através dos M23.
Mas posso concorrer por via normal!? Através de exame nacional? Ou sou obrigado a concorrer pelos M23?
Obrigado
Boa noite,

Podes concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso.
O M23 é uma opção, não é uma obrigação.

Joana

Robert Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2015
Boa Noite,
Sou duplo cidadão (Brasileiro/Português), atualmente moro no brasil mas queria ingressar no ensino superior em portugal. É possível ingressar ao concurso nacional de acesso mesmo não fazendo ensino secundário em portugal, ou seja, tendo equivalencia 12º ano?

Também tenho curso técnico profissional (Química), creio que seja equivalente ao curso pós secundário. Teria alguma chance? Lembrando que pretendo cursar engenharia química.

Meus cumprimentos
Robert Cruz

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa Noite,
Sou duplo cidadão (Brasileiro/Português), atualmente moro no brasil mas queria ingressar no ensino superior em portugal. É possível ingressar ao concurso nacional de acesso mesmo não fazendo ensino secundário em portugal, ou seja, tendo equivalencia 12º ano?

Também tenho curso técnico profissional (Química), creio que seja equivalente ao curso pós secundário. Teria alguma chance? Lembrando que pretendo cursar engenharia química.

Meus cumprimentos
Robert Cruz
Bom dia,

Se és cidadão Português podes concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso; apenas precisas pedir equivalência ao 12º ano e realizar as provas de ingresso pedidas para o curso que queres.

Joana

Robert Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2015
Bom dia,

Se és cidadão Português podes concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso; apenas precisas pedir equivalência ao 12º ano e realizar as provas de ingresso pedidas para o curso que queres.

Joana

Perfeito joana, então quer dizer que não à necessidade de morar 2 anos em Portugal? Sendo cidadão português e tendo a equivalência ao 12º já conta. Assim, só fazer as provas de ingresso, correto?

Obrigado pelos esclarecimentos joana.

andromeda

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2015
Boa tarde, quero ingressar em Marketing no Iscap pelos maiores de 23.

Estou a pensar como melhor preencher o meu curriculo escolar e profissional.

Primeiro, dizem que só o que está comprovado é aceite. No entanto de todos os empregos que tive apenas um tenho comprovação e não tem a ver com a área. Foi em hotelaria.

Segundo, quanto a formação, para além de formações em vendas, não tenho mais concluidas, relevantes, apenas frequência.

Qual acham a melhor maneira de responder a quais as razões que levaram à inscrição no curso?

Alguém tem algumas dicas para esta parte do processo? Obrigada :)