Bem, estou na mesma situação mas numa universidade diferente e pelo o que sei, é no site que vez deve sair um calendario para veres no meu caso na FCSH as colocações só saem em setembro.Sim, já saiu, mas agora candidatamo-nos à seriação na faculdade e estamos à espera de saber se fomos colocados, e o que eu gostava de saber é quando é que sai essa lista para após isso nos podermos inscrever e matricular.
Cada instituição faz as suas próprias provas, pelo que se calhar é melhor referires a instituição em causa. ;)Quem já fez o que é que achou das provas?
Tens de ver os critérios exigidos pela instituição, sendo que é comum pedir que o aluno tenha realizado os exames nacionais pedidos como prova de ingresso. Mas podes ver aqui:abe me dizer se é possível pedir transferência da Uinversida do Minho para Universidade do Porto Flup?
Só no fim do 1º ano.Se sim pode ser no 2o semestre ?
Certo. Tens só de ter em atenção que só podes concorrer ao concurso especial se não fores habilitado de concorrer pelo concurso nacional de acesso (secundário concluído, exames nacionais pedidos como prova de ingresso realizados com positiva e pré-requisitos feitos, se os pedir).Eu quero fazer o exame de maiores de 23 no ISEP mas como salvaguarda queria tambem me inscrever nos exames nacionais. Digamos que eu me inscrevo em ambos e passo no exame de m23 e reprovo no exame nacional. essa reprovaçao faz com que fique na mesma apto para entrar pelo concurso especial certo?
Certo.eu tenho o 12º ano concluido e tenho o nivel 5 (CET)no entanto posso na mesma ingressar pelos m23 certo? nunca fiz os exames nacionais
Cada faculdade tem o seu calendário, mas tipicamente saem algum tempo antes.e sabes me dizer se as datas dos resultados do exame de maiores de 23 sao perto dos exames nacionais?
Bruno, pelo exemplo do ano passado e deste ano, os únicos que aprofundei, os resultados saíram na mesma semana. Pode depender das instituições de ensino, mas o calendário de maiores de 23 do ISCTE (que foi onde entrei por essa via), bem como o da Nova, teve o lançamento das colocações na semana em que saíram as colocações do contigente normal. É importante salientar que ter positiva não significa que tenhas obrigatoriamente vaga. Tive colegas que não entraram com 15.Sendo assim o plano será fazer o exame m23 , depois consoante os resultados inscrevo-me ou nao nos nacionais.
Obrigado pela resposta.sim, eu percebo.Bruno, pelo exemplo do ano passado e deste ano, os únicos que aprofundei, os resultados saíram na mesma semana. Pode depender das instituições de ensino, mas o calendário de maiores de 23 do ISCTE (que foi onde entrei por essa via), bem como o da Nova, teve o lançamento das colocações na semana em que saíram as colocações do contigente normal. É importante salientar que ter positiva não significa que tenhas obrigatoriamente vaga. Tive colegas que não entraram com 15.
Eu por exemplo fiz o exame em maio, e soube a nota do exame em junho. Depois fiz a entrevista, e no final de junho soube a nota da entrevista, bem como a classificação final.
Já ficas nessa altura com uma ideia da nota final, mas depois as colocações efetivas só saem em setembro, e dependem das vagas que existirem. E por vezes podem entrar alunos que fizeram exame no ano anterior, e que não se matricularam, e mexe um bocadinho com as prioridades nas vagas.
Ou seja, se forem 10 pessoas a exame e houver 5 vagas, não há garantia que entrem todas as 5 que tiveram melhor nota, podem entrar só 3, por exemplo, e 2 que não foram a exame a este ano mas sim no anterior.... portanto não aconselho a esperares por resultados dos maiores de 23 para fazeres os exames nacionais, caso contrário podes não ir a tempo.
Sei que existem algumas instituições (poucas) que podem ter um calendário um bocadinho mais cedo que as datas que te mencionei, mas mesmo assim não acredito que sejam tão cedo que te permita teres os resultados finais dos maiores de 23 antes da data dos exames nacionais :)
Se optares pela via Maiores de 23, o que podes, para diminuir o risco de não entrares, é fazeres o exame em duas faculdades, e assim tens o dobro da hipótese de entrar... Não é efetivamente fácil conseguir vaga para entrar nos Maiores de 23, e desengane-se quem pensa que é linear e básico. Tudo requer compromisso e dedicação. No entanto, as vagas para o acesso normal são muito superiores, e pode ser um bom investimento se te dedicares a estudar a matéria do secundário relativa aos exames que precisas de fazer para o ingresso.
Em qualquer um dos casos, boa sorte! :)
Sim, mas não te esqueças daquilo que o Davis disse e que é muito importante: só podes concorrer ao concurso especial se não fores habilitado de concorrer pelo concurso nacional de acesso (secundário concluído, exames nacionais pedidos como prova de ingresso realizados com positiva e pré-requisitos feitos, se os pedir).Obrigado pela resposta.sim, eu percebo.
O melhor a fazer é o exame de maiores de 23 e fazer tambem os exames nacionais, assim tenho sempre duas hipoteses em aberto.
claro que é dificil entrar por m23 e depende muito de muita coisa ainda pra mais no isep mas tenho de tentar das duas maneiras
ou seja? se concorrer pelos m23 só posso concorrer por esses? a partir do momento que faço os exames nacionais faz com que seja excluido o acesso a m23? nao foi isso que eu percebiSim, mas não te esqueças daquilo que o Davis disse e que é muito importante: só podes concorrer ao concurso especial se não fores habilitado de concorrer pelo concurso nacional de acesso (secundário concluído, exames nacionais pedidos como prova de ingresso realizados com positiva e pré-requisitos feitos, se os pedir).
É o contrário. Se fizeres os exames nacionais necessarios para o ingresso e tiveres aprovação, não te podes candidatar a maiores de 23.ou seja? se concorrer pelos m23 só posso concorrer por esses? a partir do momento que faço os exames nacionais faz com que seja excluido o acesso a m23? nao foi isso que eu percebi
mas isso nao tem mal nenhum :D se passar nos exames fico na mesma apto para me candidatar e é mais "facil" entrar. ou uma coisa ou outra, posso tentar as duas, isso é que interessa porque se reprovar nos exames estou apto para os m23É o contrário. Se fizeres os exames nacionais necessarios para o ingresso e tiveres aprovação, não te podes candidatar a maiores de 23.
Precisamente! :D E se começares já a preparar os exames nacionais do próximo ano, de certeza te safas à grande ;)mas isso nao tem mal nenhum :D se passar nos exames fico na mesma apto para me candidatar e é mais "facil" entrar. ou uma coisa ou outra, posso tentar as duas, isso é que interessa porque se reprovar nos exames estou apto para os m23