Maiores de 23

Boa tarde, quero ingressar em Marketing no Iscap pelos maiores de 23.

Estou a pensar como melhor preencher o meu curriculo escolar e profissional.

Primeiro, dizem que só o que está comprovado é aceite. No entanto de todos os empregos que tive apenas um tenho comprovação e não tem a ver com a área. Foi em hotelaria.

Segundo, quanto a formação, para além de formações em vendas, não tenho mais concluidas, relevantes, apenas frequência.

Qual acham a melhor maneira de responder a quais as razões que levaram à inscrição no curso?

Alguém tem algumas dicas para esta parte do processo? Obrigada :)

Boa tarde,
Gostaria de fazer licenciatura em Gestão, e como apenas tenho o 9º ano, concorrer através do M23.
Gostaria que alguém me elucidasse nesta matéria.
Sei também que existem cursos de preparação para as provas M23. Onde me posso informar sobre estes ?
Será que ainda estou nos prazos ?
Toda a ajuda será bem vinda, obrigado!

Os Cursos para Maiores de 23 são realizados localmente nas faculdades. O melhor será informares-te junto da faculdade para qual queres ir.
Quanto à preparação na FEUP em conteúdos no próprio site sei que antes costumava ter exames de anos anteriores, não sei se ainda tem, talvez no site da faculdade que queres ir também tenha exames de anos anteriores para maiores de 23.

Realmente eu sou do Porto, não sou a pessoa mais indicada para o dizer mas aguarda a resposta de alguém que seja de Lisboa para te esclarecer melhor.

Boa tarde gostaria de saber se curso de serviço social na ISCTE para maiores de 23 e muito concorrido . ? Obrigado (a)

Realmente eu sou do Porto, não sou a pessoa mais indicada para o dizer mas aguarda a resposta de alguém que seja de Lisboa para te esclarecer melhor.

Obrigado de qualquer das formas :)

Olá. :)
Eu não sou da zona de Lisboa nem da área da Gestão mas no site da DGES diz que as faculdades públicas no distrito de Lisboa com o curso de Gestão "propriamente dita" (espero não estar a errar com a terminologia uma vez que esta não é a minha área - se me enganei, desculpa!) são as seguintes:
Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão [ISEG] - http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9147&code=1517
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Economia [Nova School of Business and Economics] - http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9147&code=0904
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa [ISCTE] - http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9147&code=6800
Instituto Politécnico de Lisboa - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa [ISCAL - IPL] - http://www.dges.mec.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9147&code=3117
Os três primeiros são "universidades" e o último é um instituto politécnico btw. :)
Aqui tens os links para o site da DGES, de lá podes aceder a vários links, incluindo ao site de cada faculdade para teres mais informações sobre como é o regime M23 (se houver) e se há diferenças entre os planos de estudos e essas coisas. Se depois quiseres saber sobre o que se passa em cada faculdade e as diferenças entre elas e essas coisas como não é a minha área de residência ou de estudos é que já não serei muito útil... :p
Espero ter ajudado! :)

Olá! Tenho 30 anos e o ensino secundário concluído desde 2006. Fui inscrever-me numa escola secundária para realizar exame nacional que sirva como prova de ingresso para a instituição que pretendo. Na escola secundária ficaram na dúvida se bastaria eu fazer apenas o exame que a faculdade exige (ou se tinha de fazer mais um). Enquanto esperei por uma resolução decidi inscrever-me numa prova de M23. Já sei agora também que a nível das provas de ingresso apenas preciso fazer a que a faculdade pede (segundo o júri naconal de exames). Posto isto a minha dúvida é se posso fazer ambas as provas e posteriormente fazer duas candidaturas, uma pelo concurso especial, por ter a prova M23, e outra pelo concurso nacional por realizar a prova de ingresso na escola secundária. Naturalmente que para a mesma instiuição e mesmo curso.

Obrigada!

Olá @ritaaveiga
Como te dissemos no comentário ao artigo uma das condições para concorreres pelo concurso especial para maiores de 23 anos é não seres titular da habilitação de acesso ao ensino superior, ou seja, não teres realizado e obtido aprovação nas provas de ingresso fixadas para o curso. Logo, diria que só podes concorrer ao concurso nacional de acesso, depois de concluído o concurso especial, ou há aí um conflito.

Boa noite gostaria de saber se posso me inscrever em 2 universidades diferentes . Por exemplo vou me inscrever na ISCTE para serviço social e vou fazer a prova dos maiores de 23 . Posso me inscrever em outra universidade para fazer a mesma prova e o mesmo curso ? Concorrer para 2 universidades diferentes ?

• Like
Reactions: RitaMateus
Olá Joana e Davis! Tenho uma questão,

Como não consegui terminar o secundário(deixei uma disciplina para trás que simplesmente não consigo fazer) e entretanto comecei a trabalhar. Tomei a decisão de entrar no concurso especial dos maiores de 23 anos, ainda me faltam uns aninhos para lá chegar, mas como quero entrar na faculdade e ser eu mesma a pagar todos os custos da mesma, pretendo manter-me a trabalhar e até mesmo vou fazê-lo quando finalmente conseguir entrar na faculdade(como trabalhadora estudante). Como não tenho o secundário oficializado, é-me permitida a candidatura ao concurso dos maiores de 23 anos.

Mas, no caso de uma pessoa que termina o secundário e não pretende entrar de imediato para a faculdade e espera mais uns anos, ou seja, que só pretende ingressar na faculdade com idade superior aos 23 anos, vai concorrer através do concurso nacional ou através dos maiores de 23 anos? E se essa pessoa tiver as provas de ingresso que o curso onde pretende entrar exige, pode usá-las no concurso especial ou obrigatoriamente tem que fazer a prova respectiva há Faculdade que pretende se candidatar na altura?

Outra questão que tenho é um trabalhador estudante tem algum tipo de "desconto" nas proprinas da faculdade ou é exactamente igual aos restantes alunos?

Muito Obrigada pela ajuda ;)

Olá Joana e Davis! Tenho uma questão,

Como não consegui terminar o secundário(deixei uma disciplina para trás que simplesmente não consigo fazer) e entretanto comecei a trabalhar. Tomei a decisão de entrar no concurso especial dos maiores de 23 anos, ainda me faltam uns aninhos para lá chegar, mas como quero entrar na faculdade e ser eu mesma a pagar todos os custos da mesma, pretendo manter-me a trabalhar e até mesmo vou fazê-lo quando finalmente conseguir entrar na faculdade(como trabalhadora estudante). Como não tenho o secundário oficializado, é-me permitida a candidatura ao concurso dos maiores de 23 anos.

Mas, no caso de uma pessoa que termina o secundário e não pretende entrar de imediato para a faculdade e espera mais uns anos, ou seja, que só pretende ingressar na faculdade com idade superior aos 23 anos, vai concorrer através do concurso nacional ou através dos maiores de 23 anos? E se essa pessoa tiver as provas de ingresso que o curso onde pretende entrar exige, pode usá-las no concurso especial ou obrigatoriamente tem que fazer a prova respectiva há Faculdade que pretende se candidatar na altura?

Outra questão que tenho é um trabalhador estudante tem algum tipo de "desconto" nas proprinas da faculdade ou é exactamente igual aos restantes alunos?

Muito Obrigada pela ajuda ;)
Boa noite,

Quem tiver o 12º pode escolher entre fazer os exames nacionais (provas de ingresso) e concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso OU candidatar-se pelo M23 e fazer as provas na instituição que quer frequentar.

Se a pessoa tiver provas de ingresso válidas não pode concorrer pelo M23; é contra as regras.

O trabalhador-estudante não tem qualquer benefício em termos de propinas.
Se quiseres receber algum tipo de apoio terás de te candidatar às bolsas de estudo.

Joana

Boa tarde a todos!

Lamento o "atraso" mas só agora vi estas mensagens.

Eu conheço bem o acesso M23 em Lisboa, em especial para os cursos de Gestão.
O ISCAL tem cursos bons de preparação, mas apenas para os alunos que pretendam ir para os seus cursos.

Ainda em relação a Gestão, a Universidade Aberta, sendo uma Instituição pública, poderá
ser ajustada a todos aqueles que viajam bastante, sem tempo para aulas presenciais.

Dúvidas podem enviar mensagem privada!

Boa tarde, tenho uma dúvida em relação aos exames nacionais.Agora no exame de Biologia e Geologia faz-se as duas componentes,certo? Antigamente não era assim.
Nos exames para M23 também é assim ou existe só o exame com a componente de Biologia?
Desde já agradeço as respostas!

Olá @Nico , bem-vindo ao fórum! :)
Agora no exame de Biologia e Geologia faz-se as duas componentes,certo? Antigamente não era assim.
Biologia e Geologia é só uma disciplina bianual de 10º e 11º anos. Os exames que existiam antes eram das disciplinas anuais de 12º ano.
Nos exames para M23 também é assim ou existe só o exame com a componente de Biologia?
Nesse caso cabe a instituição de ensino superior decidir, já que cada uma faz os seus próprios exames de acesso.

Olá @Nico , bem-vindo ao fórum! :)

Biologia e Geologia é só uma disciplina bianual de 10º e 11º anos. Os exames que existiam antes eram das disciplinas anuais de 12º ano.

Nesse caso cabe a instituição de ensino superior decidir, já que cada uma faz os seus próprios exames de acesso.
Obrigado davis, pela resposta e pelas boas-vindas! :)