Maiores de 23

brunoteixeira

Membro
Matrícula
13 Janeiro 2018
yup. no inicio queria ir para a ESTG em felgueiras para segurança informatica e redes de computadores, mas como sou de rio tinto e aquilo fica muito longe (nao consigo suportar tantos custos em relaçao a casa/comida/viagens) optei pelo ISEP . vou tentar entrar em engenharia informatica, no entanto vou meter mais universidades fora do porto caso nao consiga mesmo no iSEP. estava a pensar o ISEC em coimbra, tem la engenharia informatica e aceitam o meu CET como entrada sem exames ...
o exame de m23 é de matematica no ISEP mas pelo que vi na materia é tranquilo aquilo
Mensagem fundida automaticamente:

ja agora o que é que te disseram na entrevista? que perguntas costumam fazer?

Última edição:
Matrícula
1 Março 2018
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE-IUL
yup. no inicio queria ir para a ESTG em felgueiras para segurança informatica e redes de computadores, mas como sou de rio tinto e aquilo fica muito longe (nao consigo suportar tantos custos em relaçao a casa/comida/viagens) optei pelo ISEP . vou tentar entrar em engenharia informatica, no entanto vou meter mais universidades fora do porto caso nao consiga mesmo no iSEP. estava a pensar o ISEC em coimbra, tem la engenharia informatica e aceitam o meu CET como entrada sem exames ...
o exame de m23 é de matematica no ISEP mas pelo que vi na materia é tranquilo aquilo
Mensagem fundida automaticamente:

ja agora o que é que te disseram na entrevista? que perguntas costumam fazer?
As perguntas é face às tuas motivaçõs, o teu percurso académico, porque escolheste aquele curso/instituição, são perguntas desse género, não é uma prova oral de conhecimentos. No entanto lá está, falo do meu caso, deves sempre informar-te no site das faculdades em que te inscreves, uma vez que sai um edital com a informação relativa à prova.

brunoteixeira

Membro
Matrícula
13 Janeiro 2018
As perguntas é face às tuas motivaçõs, o teu percurso académico, porque escolheste aquele curso/instituição, são perguntas desse género, não é uma prova oral de conhecimentos. No entanto lá está, falo do meu caso, deves sempre informar-te no site das faculdades em que te inscreves, uma vez que sai um edital com a informação relativa à prova.
Ontem estive a pensar e decidi que o melhor mesmo é só optar pelo exame de maiores de 23. se optasse por ambos iria ser muita coisa ao mesmo tempo e eu tambem trabalho .. vou optar pelo maiores de 23.
ah ok, entao a entrevista é só isso, ok obrigado.
eu tenho mais umas duvidas nao sei se me conseguem tirar. eu posso por exemplo : fazer o exame de maiores de 23 na escola X e depois candidatar-me a varios cursos nessa escola?
Posso usar esse exame de maiores de 23 para me candidatar a outras escolas que pertencem ao mesmo politecnico?

Matrícula
1 Março 2018
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE-IUL
Ontem estive a pensar e decidi que o melhor mesmo é só optar pelo exame de maiores de 23. se optasse por ambos iria ser muita coisa ao mesmo tempo e eu tambem trabalho .. vou optar pelo maiores de 23.
ah ok, entao a entrevista é só isso, ok obrigado.
eu tenho mais umas duvidas nao sei se me conseguem tirar. eu posso por exemplo : fazer o exame de maiores de 23 na escola X e depois candidatar-me a varios cursos nessa escola?
Posso usar esse exame de maiores de 23 para me candidatar a outras escolas que pertencem ao mesmo politecnico?
A situação pode variar de instituição para instituição. Aconselho-te a veres no site da faculdade a informação relativa aos maiores de 23, na qual eles vão indicar entre outras coisas, qual o calendário, qual o exame/exames necessários, etc.

No meu caso, do ISCTE, só pude fazer uma única candidatura a um curso daquela instituição por Maiores de 23, mas nada me impedia de candidatar noutra faculdade a outro curso (ou o mesmo) tambem por Maiores de 23. Os exames só servem para a faculdade em que te candidatas. A gestão dos Maiores de 23 é muito centralizada na própria faculdade, pelo que são eles que definem as regras, exames, etc..

Mas lá está, falo da minha experiência e do que sei em casos concretos (ISCTE e Nova), pelo que o crucial é confirmar o caso da tua faculdade em concreto :)

brunoteixeira

Membro
Matrícula
13 Janeiro 2018
A situação pode variar de instituição para instituição. Aconselho-te a veres no site da faculdade a informação relativa aos maiores de 23, na qual eles vão indicar entre outras coisas, qual o calendário, qual o exame/exames necessários, etc.

No meu caso, do ISCTE, só pude fazer uma única candidatura a um curso daquela instituição por Maiores de 23, mas nada me impedia de candidatar noutra faculdade a outro curso (ou o mesmo) tambem por Maiores de 23. Os exames só servem para a faculdade em que te candidatas. A gestão dos Maiores de 23 é muito centralizada na própria faculdade, pelo que são eles que definem as regras, exames, etc..

Mas lá está, falo da minha experiência e do que sei em casos concretos (ISCTE e Nova), pelo que o crucial é confirmar o caso da tua faculdade em concreto :)
O mal disso é que no site nao tem essa informação .. nao diz nem uma coisa nem outra. já enviei um mail aos serviços académicos ha algum tempo mas nem uma resposta obtive ... eu sei o exame que preciso e pelos vistos a data é a partir de 1 de fevereiro.
Sim mas se eu quiser me inscrever em mais do que uma universidade tenho de pagar outro exame certo?

Matrícula
1 Março 2018
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE-IUL
O mal disso é que no site nao tem essa informação .. nao diz nem uma coisa nem outra. já enviei um mail aos serviços académicos ha algum tempo mas nem uma resposta obtive ... eu sei o exame que preciso e pelos vistos a data é a partir de 1 de fevereiro.
Sim mas se eu quiser me inscrever em mais do que uma universidade tenho de pagar outro exame certo?
A data de 1 de fevereiro que consta no site do ISEP é para o ano letivo de 2018/2019, podes usar essa data como referência para o próximo ano letivo, mas nada garante que os timings serão os mesmos, ou até próximos. Posto isto, começa já a estudar e vai vendo o site do ISEP com mais atenção a partir de janeiro, para ver quando são lançadas as novas datas de Maiores de 23 para o ano letivo de 2019/2020. Se te quiseres candidatar a outras instituições, é estares atento às publicações que as mesmas vão fazendo sobre o regime de acesso Maiores de 23.

No site do ISEP consegues ver os editais dos anos anteriores, as provas modelo, etc... aconselhava-te a começares por pensar nas instituições e cursos a que te pretendes candidatar, ver as provas que são exigidas, e esudar os conteúdos. Há inclusive situações em que até há cursos de preparação para a prova Maiores de 23, é uma questão de te manteres informado :)

brunoteixeira

Membro
Matrícula
13 Janeiro 2018
A data de 1 de fevereiro que consta no site do ISEP é para o ano letivo de 2018/2019, podes usar essa data como referência para o próximo ano letivo, mas nada garante que os timings serão os mesmos, ou atépróximos. Posto isto, começa já a estudar e vai vendo o site do ISEP com mais atenção a partir de janeiro, para ver quando são lançadas as novas datas de Maiores de 23 para o ano letivo de 2019/2020. Se te quiseres candidatar a outras instituições, é estares atento às publicações que as mesmas vão fazendo sobre o regime de acesso Maiores de 23.

No site do ISEP consegues ver os editais dos anos anteriores, as provas modelo, etc... aconselhava-te a começares por pensar nas instituições e cursos a que te pretendes candidatar, ver as provas que são exigidas, e esudar os conteúdos. Há inclusive situações em que até há cursos de preparação para a prova Maiores de 23, é uma questão de te manteres informado :)
Sim eu tenho visto, já fiz um apanhado da materia que saira no exame de matematica e ja vou começar a estudar. essa cena dos cursos de preparaçao é que dao bue jeito e acho que todos os anos normalmente abre, se abrir este ano vou para lá tanto no entanto só a partir do proximo ano é que deve de haver informações à cerca disso

Matrícula
1 Março 2018
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE-IUL
Sim eu tenho visto, já fiz um apanhado da materia que saira no exame de matematica e ja vou começar a estudar. essa cena dos cursos de preparaçao é que dao bue jeito e acho que todos os anos normalmente abre, se abrir este ano vou para lá tanto no entanto só a partir do proximo ano é que deve de haver informações à cerca disso
Exato... Ainda é cedo para haver esse tipo de informações, mas nunca é cedo de mais para começar a estudar (infelizmente) xD Boa sorte Bruno!

• Like
Reactions: brunoteixeira

Abaeta993

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2018
Boas gente!!

Estou a pensar ingressar no E.Superior para o ano que vem em belas artes em regime M23 e gostaria de saber que exames preciso de fazer?

RCR

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2018
Boa Tarde,

Tenho 28 anos e estou a ponderar concorrer a Medicina Veterinária no ICBAS no próximo ano. No entanto eu já tenho uma Licenciatura e um mestrado. Tendo em conta que as minha provas de ingresso já não são válidas, posso ter acesso ao concurso para maiores de 23, mesmo tendo qualificação superior?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @RCR
Tenho 28 anos e estou a ponderar concorrer a Medicina Veterinária no ICBAS no próximo ano. No entanto eu já tenho uma Licenciatura e um mestrado. Tendo em conta que as minha provas de ingresso já não são válidas, posso ter acesso ao concurso para maiores de 23, mesmo tendo qualificação superior?
Segundo o regulamento geral do concurso de acesso para maiores de 23 anos, podes, sim. Tens é de conferir no regulamento específico da instituição.

Jose jorge

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2018
Ola !! Então, eu vou fazer os 23 anos para o próximo ano ( em maio de 2019 ) e uma amiga minha disse-me que só posso fazer esses exames no próximo ano, ou seja , em 2020 . Gostava de saber se isso é verdade ou se posso fazer o exame dos 23 anos já para o próximo ano ( 2019 ).
E ja que estou a falar sobre o exame, alguém me podia explicar o que é o exame dos 23, como me preprado e isso tudo assim de uma forma mais resumida, é que nunca ninguém foi capaz de me o explicar.
Obrigado

Jessica P. M.

Membro Veterano
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Mestrado Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCEB
Instituição
UMinho
"Às provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior por maiores de 23 anos, adiante designadas por Provas Especiais de Acesso, podem candidatar-se os maiores de 23 anos (completados até 31 de dezembro do ano que antecede o concurso), desde que cumpram cumulativamente as seguintes condições:"

a) Não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido, entendendo-se por habilitação de acesso:
1. a titularidade de um curso de ensino secundário ou equivalente;
2. a aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que é apresentada a candidatura ou nos dois anos imediatamente anteriores.

• Like
Reactions: AeroMarques

Cláudia Barcelos

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2018
Olá :)

Sim, já perguntei por email, mas eles não disponibilizam...
Enfim :)

Obrigada!
Olá @Anabela_S! Eu estou com o mesmo problema que tu tiveste em 2015. Gostaria de saber se conseguiste concorrer e se correu bem! Gostaria de te pedir se conseguias dar exemplos do que pedem nos exames. É que estou a querer entrar para o ano e era uma enorme ajuda.
Desde já agradeço a tua atenção.

• Like
Reactions: AeroMarques

capitão_caracol

Membro Caloiro
Matrícula
20 Dezembro 2018
Curso
História
Instituição
Universidade Aberta
Boa tarde. Após vários anos, decidi voltar a estudar. Estive a ver os editais e este ano houve apenas 4 vagas, mas também só houve 4 candidatos para o curso. Acontece que, tendo mudado várias vezes de curso dos meus 18 aos 23 anos, não tendo concluído nenhum e só fazendo um punhado de disciplinas, esse facto me possa trazer alguma desvantagem na hora da entrevista. Posto isto, aconselham-me a fazer a prova de maiores de 23, ou o exame nacional?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @capitão_caracol
Boa tarde. Após vários anos, decidi voltar a estudar. Estive a ver os editais e este ano houve apenas 4 vagas, mas também só houve 4 candidatos para o curso. Acontece que, tendo mudado várias vezes de curso dos meus 18 aos 23 anos, não tendo concluído nenhum e só fazendo um punhado de disciplinas, esse facto me possa trazer alguma desvantagem na hora da entrevista. Posto isto, aconselham-me a fazer a prova de maiores de 23, ou o exame nacional?
Não há uma resposta única para isso. Podes sempre fazer a inscrição para os exames nacionais e também para as provas para maiores de 23 anos. Tipicamente o processo dos maiores de 23 anos decorre antes dos exames nacionais, pelo que até lá ficas com uma noção se as provas e entrevistas correm bem, e se isso acontecer não fazes os exames nacionais. Caso contrário tens sempre essa outra hipótese. Não podes é entrar pelos maiores de 23 se estiveres habilitado a entrar pelo concurso nacional de acesso ( exames nacionais pedidos como prova de ingresso com positiva + pré-requisitos feitos, se existirem), pelo que vê se o calendário permite fazeres isto paralelamente.