Maiores de 23

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Shanna
Caso faça as provas nesta faculdade ao qual estou a concorrer e depois não queira ingressar no curso posso usar essas provas para outra faculdade?
Segundo o regulamento geral do concurso, sim. Mas depois tens de ver o regulamento específico de cada instituição, tendo a mesma a liberdade de decidir se e quais as provas de outras faculdades que aceita.

Lara_Ferreira

Membro
Matrícula
31 Março 2019
Curso
Gestão de Sistemas de Informação
Instituição
IPS
Olá :) já fiz a minha inscrição para o M23 para a licenciatura em gestão de sistemas de Informação do IPS. Alguém já entrou por esta via na ESCE? Como foi? Obrigadaa

sumfac

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2019
Olá,
Alguém que tenha feito provas M23 na FLUP? Queria algumas infos sobre as provas de português e filosofia.
Obrigado. ;)

adocf1990

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2019
Boa Tarde,
Tenho umas dúvidas quanto ao programa M23 e espero encontrar alguém que me possa ajudar.

Tenho 29 anos e sou da zona do Porto e concorri aos M23 do IP de Leiria para Educação Social e vou realizar a prova específica de Português.
1) Fiz o pagamento da prova (150€) e gostaria de saber se depois este valor se vai ser reembolsado caso entre no Politécnico? Pois achei o valor exorbitante tendo em conta que noutras faculdades é bastante mais baixo.
2) Já alguém por aqui fez essa prova de português? O grau de dificuldade é elevado? Já fiz o 12º ano em 2008 e entretanto parei por motivos familiares, de saúde, etc etc e estou novamente a estudar em casa (não fiz o curso de preparação).
3) Alguém sabe como funcionam as entrevistas nesse politécnico? Que tipo de perguntas fazem e etc?
4) O facto de viver no porto poderá influenciar na decisão deles? Estou com receio disso.
5) O exame já tem data, dia 1 de junho, mas sem horário ainda, alguém me saberá dizer se o mesmo irá ser feito em horário matinal ou de tarde? Pergunto devido ao meu deslocamento para o Politécnico.
6) Já agora, por curiosidade, será assim tão difícil entrar? Já ouvi tanta coisa e receei devido ao número de vagas.

Desde já o meu muito obrigado se me puderem ajudar com estas questões.

• Like
Reactions: AeroMarques

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @adocf1990
1) Fiz o pagamento da prova (150€) e gostaria de saber se depois este valor se vai ser reembolsado caso entre no Politécnico? Pois achei o valor exorbitante tendo em conta que noutras faculdades é bastante mais baixo.
Não, esse valor está apenas associado à candidatura. Não será reembolsado nem devolvido.
4) O facto de viver no porto poderá influenciar na decisão deles? Estou com receio disso.
Não vejo de que forma isso possa influenciar.

As outras perguntas só poderás esclarecer ou com a instituição ou com alguém que já tenha passado pelas provas do IPleiria.

adocf1990

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2019
Olá @adocf1990

Não, esse valor está apenas associado à candidatura. Não será reembolsado nem devolvido.

Não vejo de que forma isso possa influenciar.

As outras perguntas só poderás esclarecer ou com a instituição ou com alguém que já tenha passado pelas provas do IPleiria.
ola,

Muito obrigado pela ajuda!!!

• Like
Reactions: davis

ffnn

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2019
Olá :)
Alguém já fez uma prova oral de matemática (ou uma outra prova oral)? Gostava de saber como foi a vossa experiência.
A minha dúvida é qual o formato pois não sei bem o que esperar - se serão resolvidos exercicios, mais a base de perguntas teóricas, o nível de dificuldade... enfim, se há esperança para que ainda tenha uma nota de passagem...

• Like

adocf1990

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2019
Olá :)
Alguém já fez uma prova oral de matemática (ou uma outra prova oral)? Gostava de saber como foi a vossa experiência.
A minha dúvida é qual o formato pois não sei bem o que esperar - se serão resolvidos exercicios, mais a base de perguntas teóricas, o nível de dificuldade... enfim, se há esperança para que ainda tenha uma nota de passagem...
Olá, não sei se isto vai ser uma ajuda mas:
Fiz o exame escrito de português no ipleiria e eles na altura disseram na sala que o exame oral iria ser baseado na matéria que saiu no exame e eu penso que eles iam pegar pelas perguntas que erramos no escrito. Felizmente passei ao escrito e não irei fazer ao oral. O melhor conselho que te posso dar é estudares e relembrares a matéria que saiu. Mas também tive uma testemunha que me disse que eles também fazem perguntas sobre o curso a que concorreste (tipo dares opinião sobre os módulos e saídas e etc). Espero ter ajudado de alguma forma e muito boa sorte!!!

• Like

Lara_Ferreira

Membro
Matrícula
31 Março 2019
Curso
Gestão de Sistemas de Informação
Instituição
IPS
Já saíu as notas do IPL? ESTOU A MORRER DE ANSIEDADE PARA SAIR AS DO IPS 😂😂 Se for para doer que seja rápido. Eu fiz escrito só, aqui penso que não exista sequer oral. 🤔

• Wow

adocf1990

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2019
Já saíu as notas do IPL? ESTOU A MORRER DE ANSIEDADE PARA SAIR AS DO IPS 😂😂 Se for para doer que seja rápido. Eu fiz escrito só, aqui penso que não exista sequer oral. 🤔
Sim saíram esta semana que passou, na sexta. e esta próxima são as orais para quem tirou entre 6,5 e 12. Penso que isto mude de escola para escola, algumas não fazem orais, outras - como este caso - só fazem para quem está em risco de não entrar mas tem nota alta e outras fazem obrigatoriamente independentemente da nota do escrito. Boa sorte para isso, se for o caso!!!

ffnn

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2019
Olá, não sei se isto vai ser uma ajuda mas:
Fiz o exame escrito de português no ipleiria e eles na altura disseram na sala que o exame oral iria ser baseado na matéria que saiu no exame e eu penso que eles iam pegar pelas perguntas que erramos no escrito. Felizmente passei ao escrito e não irei fazer ao oral. O melhor conselho que te posso dar é estudares e relembrares a matéria que saiu. Mas também tive uma testemunha que me disse que eles também fazem perguntas sobre o curso a que concorreste (tipo dares opinião sobre os módulos e saídas e etc). Espero ter ajudado de alguma forma e muito boa sorte!!!
Ajuda bastante. Obrigado!

• Like

Antonino Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Boas, sempre quis ir para a universidade mas nunca tive os meios para o fazer por isso desisti da ideia já desde o secundário. (Fiz um curso profissional de informática).
Tenho agora 24 e queria entrar no Curso de Design de Jogos e Animação Digital da Esmad com o acesso de maiores de 23. No entanto pelo que percebi tenho que ser aprovado numas "provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior", gostava de saber em que é que isto consiste, o que é que tenho de estudar para estas provas, porque nao consigo encontrar nada sobre isto online.
Obrigado.

• Like
Reactions: PipaP

PipaP

Membro
Matrícula
18 Julho 2016
Boa tarde, alguém por aqui que já tenha entrado na faculdade através do concurso M23 que possa esclarecer algumas dúvidas em relação ao número de vagas e a colocação? Obrigada

PipaP

Membro
Matrícula
18 Julho 2016
Boas, provavelmente só para o ano é que te consegues inscrever. Eu concorri este ano ao concurso de acesso aos M23 e fiz as provas em duas faculdades, e é bastante vasto. Normalmente sai uma matriz na internet, mas o exame é na base de um texto que eles dão e depois ou tem perguntas ou escolha múltipla, depende depois da faculdade em si. Sai sempre composição. É uma prova de conhecimento das tuas capacidades.

• Like
Reactions: Antonino Ferreira

Antonino Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Boas, provavelmente só para o ano é que te consegues inscrever. Eu concorri este ano ao concurso de acesso aos M23 e fiz as provas em duas faculdades, e é bastante vasto. Normalmente sai uma matriz na internet, mas o exame é na base de um texto que eles dão e depois ou tem perguntas ou escolha múltipla, depende depois da faculdade em si. Sai sempre composição. É uma prova de conhecimento das tuas capacidades.
O objectivo era preparar-me este ano e inscrever-me para o próximo ano.
Mas então a melhor opção talvez seria ligar para lá e falar com eles.
Só por curiosidade, que curso é que concorreste?

• Like

PipaP

Membro
Matrícula
18 Julho 2016
Boa noite, sim, o melhor é ligares para as faculdades que pretendes concorrer. Normalmente eles têm no site uma prova modelo que possas ver em que consiste. Eu concorri a educação básica. Eu por exemplo vi no site o tipo de prova que era, mas como te disse, depende muito de faculdade par faculdade. Eu concorri a duas faculdades ao mesmo curso e os exames foram diferentes, ou seja, a estrutura em si eram diferentes.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @PipaP
Boa tarde, alguém por aqui que já tenha entrado na faculdade através do concurso M23 que possa esclarecer algumas dúvidas em relação ao número de vagas e a colocação? Obrigada
Se calhar é mais fácil se colocares as tuas dúvidas logo, e se alguém souber responder. Isto porque "número de vagas e a colocação" é muito genérico...

• Like

PipaP

Membro
Matrícula
18 Julho 2016
Olá @PipaP

Se calhar é mais fácil se colocares as tuas dúvidas logo, e se alguém souber responder. Isto porque "número de vagas e a colocação" é muito genérico...
Pensei nisso, mas passo a explicar: existem 6 vagas e fomos aprovados 10 alunos em exame e na entrevista. Na pauta que saiu tem primeiro o nome do aluno, depois a nota do exame e depois o número que penso que seja o lugar em que ficou posicionado tendo em conta o exame e a entrevista. Mas os números não são seguidos: 1,2,3,4 (...) é 1,2,2,4,4,6,6,6,6,9,9, (sei que os 2 repetidos, bem como os 4,6 e 9, são alunos que tiveram as mesmas notas no exame) os restantes números que faltam pertencem ao alunos do pós laboral, mas a grande questão é que existem notas por exemplo, superiores a minha mas o número é o 14 e eu por exemplo sou o 9. Tirando isto, abriram 6vagas em diurno e somos 10 aprovados? E em pôs laboral são para aí uns 15 alunos aprovados e so abriram 3 vagas. Como funciona em termos de vagas, no acesso à candidatura ainda abrem mais vagas?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Na pauta que saiu tem primeiro o nome do aluno, depois a nota do exame e depois o número que penso que seja o lugar em que ficou posicionado tendo em conta o exame e a entrevista. Mas os números não são seguidos: 1,2,3,4 (...) é 1,2,2,4,4,6,6,6,6,9,9, (sei que os 2 repetidos, bem como os 4,6 e 9, são alunos que tiveram as mesmas notas no exame) os restantes números que faltam pertencem ao alunos do pós laboral, mas a grande questão é que existem notas por exemplo, superiores a minha mas o número é o 14 e eu por exemplo sou o 9
Só alguém que esteja por dentro do concurso especial da instituição em causa te poderá responder a isso.
Como funciona em termos de vagas, no acesso à candidatura ainda abrem mais vagas?
O número fixado de vagas é o número de alunos que vão entrar. A instituição pode é abrir uma segunda fase se na primeira não forem todas preenchidas, mas abrir mais vagas não acontece.

• Like

PipaP

Membro
Matrícula
18 Julho 2016
Só alguém que esteja por dentro do concurso especial da instituição em causa te poderá responder a isso.

O número fixado de vagas é o número de alunos que vão entrar. A instituição pode é abrir uma segunda fase se na primeira não forem todas preenchidas, mas abrir mais vagas não acontece.
Pois, eu sei que caso as vagas de quem vem dos exames nacionais não forem todas preenchidas, vão aos CETS e M23 buscar os restantes. Obrigado na mesma por os esclarecimentos. Daí eu ter dito alguém que tenha passado pelo processo. Neste caso na ESE Lx