Maiores de 23

casodafruta

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
31 Agosto 2015
Curso
Ciências da Linguagem [FUTURO]
Instituição
FLUL [FUTURO]
Bom dia, caros amigos do Uniarea!
Após bastante ponderação e um interregno do curso de Contabilidade em que estava inscrito, decidi voltar a estudar no que realmente desejo, entre a FLUL e a FCSH. Fiz os meus 23 anos em Fevereiro deste ano mas a dúvida não reside nesse facto já que pretendo efectuar a minha inscrição no ano lectivo 2020/2021.
Apesar de ter realizado a prova de ingresso de Português há um pouco mais de 4 anos, sou elegível a este concurso? Alguém conhece a forma como os exames propostos pelas próprias faculdade são feitos para efeitos de avaliação do ingresso, especificamente na FLUL ou na FSCH? É necessária preparação específica para esse exame, por exemplo, voltar a revisitar o material de Português do secundário?

Desde já, obrigado pela disponibilidade!

Matrícula
2 Abril 2019
Olá, eu venho do curso profissional mas já o concluí à 2 anos. Entretanto, tentei concorrer este ano mas não consegui. Vou concorrer para o outro ano.
Os cursos que tenho interesse é Recursos Humanos na Iscap e Educação Básica na Universidade de Aveiro. E eu gostaria de saber como é o processo. Na Universidade de aveiro disseram-me que teria de fazer a prova de português, uma entrevista e levar o currículo. As vagas são muito limitadas, por isso acho muito stressante. Na Iscap não sei qual é a prova que se tem de fazer, se alguém souber pf que me diga. Eu queria saber também se pode se concorrer à bolsa e se as provas são difíceis de se fazer ou se são iguais aos exames nacionais. E se a Universidade dá alguma matriz de estudo para estudar para as provas.

Sara Freire

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2018
Tenho uma questão...
Tendo uma prova de ingresso válida que é pedida pela universidade a que me pretendo candidatar, contudo essa mesma nota não é suficiente para garantir entrada (inferior à nota do último colocado), posso ainda assim, com a
prova de ingresso válida, no ano seguinte candidatar-me através dos maiores de 23?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Sara Freire
Tendo uma prova de ingresso válida que é pedida pela universidade a que me pretendo candidatar, contudo essa mesma nota não é suficiente para garantir entrada (inferior à nota do último colocado), posso ainda assim, com a
prova de ingresso válida, no ano seguinte candidatar-me através dos maiores de 23?
Se cumpres todas as condições de acesso ao curso (basta teres os mínimos, não tem de ser superior ao último colocado), não podes concorrer via maiores de 23 anos.

jonny27

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2019
Olá a todos,

Estou a concorrer este ano ao ISEP pelo regime de maiores de 23, mas sou titular de um CET na mesma área do curso a que me candidato, pela Universidade de Aveiro.
Estou a pensar pedir equivalência dos ECTS que forem possíveis, consigo fazê-lo pelo regime de maiores de 23, ou só o consigo fazer por candidatura como titular de DET? E se consigo, o pedido é feito na candidatura, ou durante a inscrição?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @jonny27
Estou a pensar pedir equivalência dos ECTS que forem possíveis, consigo fazê-lo pelo regime de maiores de 23, ou só o consigo fazer por candidatura como titular de DET? E se consigo, o pedido é feito na candidatura, ou durante a inscrição?
O pedido de equivalências é independente da forma como entras no curso, e é feito após a matrícula.

gillmorais

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2017
Boa noite, tirei um curso no ensino profissional nível IV que da equivalência ao 12oano.
1-Posso concorrer ao ensino superior pela via maiores de 23 anos?
2- caso não entre posso ainda me candidatar pelos exames regulares de acesso ao ensino superior?
(Perspectivas para 2020)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
1-Posso concorrer ao ensino superior pela via maiores de 23 anos?
Se tens mais de 23 anos, sim.
2- caso não entre posso ainda me candidatar pelos exames regulares de acesso ao ensino superior?
Também podes, mas se estiveres habilitado a concorrer via concurso nacional (exames nacionais realizados, válidos e com positiva), não podes concorrer via o concurso especial para maiores de 23 anos.

flavia17

Membro
Matrícula
7 Setembro 2016
Olá!
A lista das pessoas que foram colocadas já saiu.
Alguem sabe agora o que se tem de fazer, se eles enviam alguma informação sobre a matrícula?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @flavia17
Alguem sabe agora o que se tem de fazer, se eles enviam alguma informação sobre a matrícula?
Cada instituição costuma divulgar as informações sobre as suas matrículas. Vê se há algo no site, se não houver entra em contacto com eles.

• Like
Reactions: flavia17

CV6

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2019
Ola, sabe em que consiste o exame de acesso maiores 23?
Obgd

Zipora

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
@adocf1990
6) Já agora, por curiosidade, será assim tão difícil entrar? Já ouvi tanta coisa e receei devido ao número de vagas.

Desde já o meu muito obrigado se me puderem ajudar com estas questões.
Olá, sei que já venho tarde e que a maioria das tuas questões já devem estar esclarecidas. Relativamente a ser difícil entrar, o problema é que costumam haver poucas vagas para o M23. Normalmente entra quem tiver as notas mais altas.
Eu também fiz o exame no IPLeiria, candidatei-me a duas Licenciaturas e não fiquei colocada na 1 fase.
Resta-me aguardar agora pela 2 fase (caso hajam vagas).
Se também não houver, em ultimo recurso resta-me ver se sobram vagas dos concursos nacionais de acesso, no final de todas as fases, estas vagas costumam reverter para os concursos especiais (foi a informação que a instituição me deu). Neste caso posso ter que esperar até ao fim de Outubro para ter uma resposta definitiva.

Última edição:

Mi.

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2019
Oi!

No site da Universidade de Lisboa, sob "cursos com vagas" tinham o curso no qual estou interessada, Estatística Aplicada. No entanto, e já nem sei onde, vi que haviam 0 para este ano. Entretanto também vi nos resultados finais que ninguém se tinha inscrito para o mesmo. As minhas dúvidas são as seguintes: se todos os cursos têm um mínimo de vagas para maiores de 23 ou não é obrigatório, e, qual a cronologia da abertura das vagas (se abrem as vagam consoante as inscrições no regime de maiores de 23 ou simplesmente definem primeiro um determinado número de vagas antes das candidaturas).

Adicionalmente, quão frequente será necessária a deslocação à universidade no meio deste processo todo? Neste momento não estou a viver a em Portugal e não sei se é possível somente "dar um saltinho" para fazer os exames.

Obrigada desde já!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mi.
se todos os cursos têm um mínimo de vagas para maiores de 23 ou não é obrigatório, e, qual a cronologia da abertura das vagas (se abrem as vagam consoante as inscrições no regime de maiores de 23 ou simplesmente definem primeiro um determinado número de vagas antes das candidaturas).
Cada faculdade define as suas vagas nos prazos que entender. As vagas são definidas antes das candidaturas abrirem.
Adicionalmente, quão frequente será necessária a deslocação à universidade no meio deste processo todo? Neste momento não estou a viver a em Portugal e não sei se é possível somente "dar um saltinho" para fazer os exames.
A partida só é preciso ires lá fazer a prova e eventualmente uma entrevista, se existir.

• Like
Reactions: Mi.

Dulcelena Tavares

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2019
Boa tarde, quero me candidatar para o curso de enfermagem através do concurso maiores de 23 mas precisava saber em concreto as disciplinas que tenho de fazer exame.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, quero me candidatar para o curso de enfermagem através do concurso maiores de 23 mas precisava saber em concreto as disciplinas que tenho de fazer exame.
Os exames são da própria faculdade, por isso tens de te informar com a instituição (no site costuma ter essas informações) em que te pretendes candidatar.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Acesso local ou maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Processo de Candidatura Maiores de 23 (Exames no Moodle?) - COVID-19 2020/2021 Concursos e Regimes Especiais 6
I ISCAP Marketing - Maiores de 23 ISCAP Instituto Politécnico do Porto 2
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
Vanessa Gonçalves Data exame concurso Maiores 23 anos - Biologia Concursos e Regimes Especiais 2
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
F Maiores 23 - ISEG Concursos e Regimes Especiais 0
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
D.Silva Exame nacional e exame maiores de 23 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Duda4400 FEUP Maiores de 23 FEUP Universidade do Porto 0
Empty Eyes Bolsa Social / Maiores de 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
R ISCTE Maiores de 23 - Aumento de vagas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 3
draifetee Cursos Profssionais PAGOS para maiores de 18 anos?!? Ensino Secundário 3
Nadi23 FDUNL Maiores 23 nova de direito Universidade Nova de Lisboa 1
S Maiores 23 - Eng Informática Concursos e Regimes Especiais 0
MFP ESEC ESEC - comunicação organizacional - Maiores 23 Instituto Politécnico de Coimbra 1
C FPCEUP Maiores de 23 - FPCEUP Universidade do Porto 1
P Acesso Maiores de 23 - carta de motivação Concursos e Regimes Especiais 11
F ULisboa Prova Maiores de 23 - Psicologia na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 2
F ISCAP Prova de Economia - Maiores de 23 Instituto Politécnico do Porto 3
J Fazer o exame de maiores de 23 pela segunda vez noutra instituição. Concursos e Regimes Especiais 3
S FLUP Concurso maiores 23 / FLUP - Porto Universidade do Porto 1
N ENIDH Exame maiores de 23 - Matemática - Escola Náutica Infante D. Henrique Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
F Duvida de acesso ao ensino superior para maiores de 23 sem o secundario concluido. Concurso Nacional e Locais - Público 4
brunoteixeira ISEP Exames maiores de 23 Matematica Instituto Politécnico do Porto 1
A UAb Maiores de 23 - Universidade Aberta Universidade Aberta 4
Marta Inês Chaves ISCTE Maiores de 23 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 9
E Mudança de par instituição/curso ou Maiores de 23 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
T ESCS Dúvida no acesso maiores 23 Instituto Politécnico de Lisboa 0
K IST IST Maiores 23 Provas Modelo Universidade de Lisboa 13
B UAb Exame português maiores 23 da universidade aberta Universidade Aberta 6
A Maiores 23 encerramento das candidaturas. Concursos e Regimes Especiais 1
G ULHT Maiores de 23 Biologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 2
B IPL Prova modelo de Matemática para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa 0
Plaguedoc Voltar a estudar - Maiores de 23? Concursos e Regimes Especiais 1
CarolinaRCosta Ano zero e depois maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 0
P ESHTE Maiores 23 anos 2018/2019 - ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril 5
R Iniciar licenciatura maiores 23 anos publica Concursos e Regimes Especiais 1
R Maiores de 23 - Habilitações Concursos e Regimes Especiais 1
A maiores de 23 - aptidão Concursos e Regimes Especiais 2
A Matriz exames maiores de 23 anos Concursos e Regimes Especiais 2
A ESEL Enfermagem - Maiores de 23 anos Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 29
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Arquivo 1
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Concurso Nacional e Locais - Público 18
A Autopropostos, 2' fase, maiores de 23 e licenciados Concursos e Regimes Especiais 3
M UPorto Maiores de 23 - UP Universidade do Porto 0
PareceFácil Exame de Biologia e Geologia ou Maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 5
Silviasilvia Traje e Praxe para os Maiores de 23 Tradições Académicas 6