Maiores de 23

TiagoDaniel20

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2018
Uma pessoa que faça 23 anos em junho de 2020 pode se candidatar nos maiores de 23 em 2020? Ou tem que esperar até 2021?

marina c

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Enfermagem ESESFM
Uma pessoa que faça 23 anos em junho de 2020 pode se candidatar nos maiores de 23 em 2020? Ou tem que esperar até 2021?
ola depende de qual é a universidade a que te vais candidatar se é em Lisboa ou Porto T~em datas diiferentes mas à data da inscrição já tens de ter 23, depende da escola

Pedrosrs

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2019
Boa noite,
Depois de ter realizado com sucesso as provas de ingresso para M23, acho que vou conseguir ficar colocado. No entanto, agora levantam se outras dúvidas. Os estudantes que entrem por esta via estão obrigados a algum tipo de aproveitamento mínimo em cada semestre ou ano escolar? Como trabalho não vou poder frequentar todas as disciplinas, mas queria frequentar mais do que aquelas que o regime de tempo parcial me permite? Posso me inscrever em todas e descartar uma sem que isso me prejudique? Além do óbvio que é não a fazer. Muito obrigado pela ajuda que me possam dar 🤔

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Boa noite,
Depois de ter realizado com sucesso as provas de ingresso para M23, acho que vou conseguir ficar colocado. No entanto, agora levantam se outras dúvidas. Os estudantes que entrem por esta via estão obrigados a algum tipo de aproveitamento mínimo em cada semestre ou ano escolar? Como trabalho não vou poder frequentar todas as disciplinas, mas queria frequentar mais do que aquelas que o regime de tempo parcial me permite? Posso me inscrever em todas e descartar uma sem que isso me prejudique? Além do óbvio que é não a fazer. Muito obrigado pela ajuda que me possam dar 🤔
Olá Pedro,

És considerado um aluno normal, sendo que trabalhas podes pedir estatuto de trabalhador-estudante, vai te ajudar em ter mais flexibilidade com os professores e talvez mais uma época especial de exames. Não tens que ter qualquer aproveitamento mínimo em cada semestre por teres entrado por esse regime, podes descartar as cadeiras que quiseres.
Em relação à transição de ano depende das faculdades, mas eu diria que com uma cadeira não feita ou duas não feitas durante o ano, conseguirás passar para o ano seguinte sem qualquer problema.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Pedrosrs

Pedrosrs

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2019
Olá Pedro,

És considerado um aluno normal, sendo que trabalhas podes pedir estatuto de trabalhador-estudante, vai te ajudar em ter mais flexibilidade com os professores e talvez mais uma época especial de exames. Não tens que ter qualquer aproveitamento mínimo em cada semestre por teres entrado por esse regime, podes descartar as cadeiras que quiseres.
Em relação à transição de ano depende das faculdades, mas eu diria que com uma cadeira não feita ou duas não feitas durante o ano, conseguirás passar para o ano seguinte sem qualquer problema.

Boa sorte!
Mensagem fundida automaticamente:

Obrigado!!! Agora é estudar!!! 😃

• Like
Reactions: Leandro Cardoso

mjoaoesanto

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2019
A minha questão é a seguinte: entrei em 2014 na Universidade e não terminei o curso por vontade própria. Neste momento tenho 23, faço 24 em 2020. Sou elegível para o concurso de maiores de 23, visto não ter provas específicas válidas (como fiz em 2014 acabaram em 2017) e não tendo terminado o curso na faculdade?
Agradecia resposta urgente. Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @mjoaoesanto
A minha questão é a seguinte: entrei em 2014 na Universidade e não terminei o curso por vontade própria. Neste momento tenho 23, faço 24 em 2020. Sou elegível para o concurso de maiores de 23, visto não ter provas específicas válidas (como fiz em 2014 acabaram em 2017) e não tendo terminado o curso na faculdade?
Segundo o regulamento geral, sim. Terás de validar no regulamento específico da instituição em causa, mas à partida não deves ter problema.

• Like
Reactions: mjoaoesanto

Barbara2096

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Boa tarde,
Gostaria de saber que opções tenho para aceder a outra licenciatura, tendo acabado uma agora em 2019.
Sei que posso aceder através de 3 regimes:
- Concurso Especial para Titulares de curso superior
- Concurso Geral (Exames Nacionais)
- Maiores de 23 (tenho 23 anos)
A minha questão é se posso candidatar-me ao curso através dos 3 regimes ao mesmo tempo?

Última edição:

RitaMateus

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2019
Boa tarde,
Estou a pensar em candidatar-me à licenciatura de publicidade e marketing na escs por este método (m23). Mas este curso tem o regime diurno e pós laboral. Se me candidatar aos dois regimes, tem de ser em separado pagando duas vezes e fazendo duas vezes os exames ou uma vez para os dois regimes?
Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
Estou a pensar em candidatar-me à licenciatura de publicidade e marketing na escs por este método (m23). Mas este curso tem o regime diurno e pós laboral. Se me candidatar aos dois regimes, tem de ser em separado pagando duas vezes e fazendo duas vezes os exames ou uma vez para os dois regimes?
Obrigada
Se a instituição permitir que te candidates aos dois, provavelmente vais ter de pagar duas vezes os custos (duas candidaturas diferentes), mas se as provas são as mesmas, em princípio, fazes só uma vez. Até porque possivelmente as provas são feitas ao mesmo tempo.
Isto sou eu a supor, o melhor mesmo é informas-te com a instituição.

Franca 1988

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2019
Boa tarde,
Gostaria de saber que opções tenho para aceder a outra licenciatura, tendo acabado uma agora em 2019.
A minha questão é se posso candidatar-me ao curso através dos 3 regimes ao mesmo tempo?
Boa noite,

Podes concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso.
O M23 é uma opção, não é uma obrigação.

Joana

boa tarde,

pode-se concorrer pelo concurso nacional de acesso e pelo M23 ?

Obrigada

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
boa tarde,

pode-se concorrer pelo concurso nacional de acesso e pelo M23 ?

Obrigada
Boa tarde.
Ao se concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso, está-se excluído da possibilidade de se concorrer pelos M23, pois segundo o regulamento:

"(...)podem candidatar-se os maiores de 23 anos ou que os completem até 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, desde que cumpram cumulativamente as seguintes condições:

a) Não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido, entendendo-se por habilitação de acesso:
1. a titularidade de um curso de ensino secundário ou equivalente;
2. a aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que é apresentada a candidatura ou nos dois anos imediatamente anteriores. "

Ou seja, ao usar os exames nacionais para concorrer pelo CNA, deixa-se de poder concorrer pelos M23 - pois isso significa que os exames ainda se encontram válidos.
Creio que estas são regras que se aplicam a todas as instituições de ensino superior públicas.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Barbara2096
Boa tarde,
Se tiveres condições de concorrer via concurso nacional de acesso (exames realizados com positiva), ficas impedida de concorrer via concurso especial para maiores de 23 anos. De resto poderias concorrer paralelamente via concurso especial para licenciados e concurso nacional, por exemplo.

• Like
Reactions: Barbara2096

Barbara2096

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
Olá @Barbara2096

Se tiveres condições de concorrer via concurso nacional de acesso (exames realizados com positiva), ficas impedida de concorrer via concurso especial para maiores de 23 anos. De resto poderias concorrer paralelamente via concurso especial para licenciados e concurso nacional, por exemplo.
Obrigada!
Pois, já me apercebi que não dá para concorrer pelos M23 e concurso nacional ao mesmo tempo.
E concorrer através dos M23 e concurso especial para licenciados dá? Ou depende da universidade?

Davidqf

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Boas, após ter estado alguns anos a trabalhar, surgiu em mim finalmente a vontade de prosseguir com os estudos. O senão é que devido a ter tido bastantes problemas psicológicos dos 14 até aos 19, desisti do meu percurso escolar e de momento não tenho o ensino secundário concluído. Frequentei um curso profissional em que deixei cerca de 20 modulos por finalizar e, apesar de ter frequentado os 3 anos de curso incluindo estágios e projecto final de curso, penso que so tenha habilitações ao nível do 9º ano. A questão é a seguinte, seria possível aceder ao ensino superior como maior de 23, ou teria primeiro de concluir o secundário de alguma forma?

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Boas, após ter estado alguns anos a trabalhar, surgiu em mim finalmente a vontade de prosseguir com os estudos. O senão é que devido a ter tido bastantes problemas psicológicos dos 14 até aos 19, desisti do meu percurso escolar e de momento não tenho o ensino secundário concluído. Frequentei um curso profissional em que deixei cerca de 20 modulos por finalizar e, apesar de ter frequentado os 3 anos de curso incluindo estágios e projecto final de curso, penso que so tenha habilitações ao nível do 9º ano. A questão é a seguinte, seria possível aceder ao ensino superior como maior de 23, ou teria primeiro de concluir o secundário de alguma forma?
Olá. Regra geral, para te candidatares ao Ensino Superior via M23 tens que:
1) Completar 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas:
2) Não ter habilitação de acesso para o curso pretendido, ou seja
a) Titularidade de um curso do ensino secundário ou equivalente
b) Aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido.

Portanto, como não tens o Secundário concluído podes candidatar-te, se cumprires o requisito da idade.

• Like
Reactions: davis

Davidqf

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Olá. Regra geral, para te candidatares ao Ensino Superior via M23 tens que:
1) Completar 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas:
2) Não ter habilitação de acesso para o curso pretendido, ou seja
a) Titularidade de um curso do ensino secundário ou equivalente
b) Aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido.

Portanto, como não tens o Secundário concluído podes candidatar-te, se cumprires o requisito da idade.
Obrigado!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Acesso local ou maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Processo de Candidatura Maiores de 23 (Exames no Moodle?) - COVID-19 2020/2021 Concursos e Regimes Especiais 6
I ISCAP Marketing - Maiores de 23 ISCAP Instituto Politécnico do Porto 2
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
Vanessa Gonçalves Data exame concurso Maiores 23 anos - Biologia Concursos e Regimes Especiais 2
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
F Maiores 23 - ISEG Concursos e Regimes Especiais 0
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
D.Silva Exame nacional e exame maiores de 23 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Duda4400 FEUP Maiores de 23 FEUP Universidade do Porto 0
Empty Eyes Bolsa Social / Maiores de 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
R ISCTE Maiores de 23 - Aumento de vagas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 3
draifetee Cursos Profssionais PAGOS para maiores de 18 anos?!? Ensino Secundário 3
Nadi23 FDUNL Maiores 23 nova de direito Universidade Nova de Lisboa 1
S Maiores 23 - Eng Informática Concursos e Regimes Especiais 0
MFP ESEC ESEC - comunicação organizacional - Maiores 23 Instituto Politécnico de Coimbra 1
C FPCEUP Maiores de 23 - FPCEUP Universidade do Porto 1
P Acesso Maiores de 23 - carta de motivação Concursos e Regimes Especiais 11
F ULisboa Prova Maiores de 23 - Psicologia na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 2
F ISCAP Prova de Economia - Maiores de 23 Instituto Politécnico do Porto 5
J Fazer o exame de maiores de 23 pela segunda vez noutra instituição. Concursos e Regimes Especiais 3
S FLUP Concurso maiores 23 / FLUP - Porto Universidade do Porto 1
N ENIDH Exame maiores de 23 - Matemática - Escola Náutica Infante D. Henrique Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
F Duvida de acesso ao ensino superior para maiores de 23 sem o secundario concluido. Concurso Nacional e Locais - Público 4
brunoteixeira ISEP Exames maiores de 23 Matematica Instituto Politécnico do Porto 1
A UAb Maiores de 23 - Universidade Aberta Universidade Aberta 4
Marta Inês Chaves ISCTE Maiores de 23 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 9
E Mudança de par instituição/curso ou Maiores de 23 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
T ESCS Dúvida no acesso maiores 23 Instituto Politécnico de Lisboa 0
K IST IST Maiores 23 Provas Modelo Universidade de Lisboa 13
B UAb Exame português maiores 23 da universidade aberta Universidade Aberta 6
A Maiores 23 encerramento das candidaturas. Concursos e Regimes Especiais 1
G ULHT Maiores de 23 Biologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 2
B IPL Prova modelo de Matemática para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa 0
Plaguedoc Voltar a estudar - Maiores de 23? Concursos e Regimes Especiais 1
CarolinaRCosta Ano zero e depois maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 0
P ESHTE Maiores 23 anos 2018/2019 - ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril 5
R Iniciar licenciatura maiores 23 anos publica Concursos e Regimes Especiais 1
R Maiores de 23 - Habilitações Concursos e Regimes Especiais 1
A maiores de 23 - aptidão Concursos e Regimes Especiais 2
A Matriz exames maiores de 23 anos Concursos e Regimes Especiais 2
A ESEL Enfermagem - Maiores de 23 anos Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 29
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Arquivo 1
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Concurso Nacional e Locais - Público 18
A Autopropostos, 2' fase, maiores de 23 e licenciados Concursos e Regimes Especiais 3
M UPorto Maiores de 23 - UP Universidade do Porto 0
PareceFácil Exame de Biologia e Geologia ou Maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 5
Silviasilvia Traje e Praxe para os Maiores de 23 Tradições Académicas 6