Maiores de 23

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @antoniobk
Minha dúvida é a seguinte: as provas de ingresso do concurso especial para maiores de 23 anos de Matemática A e Português são iguais as provas de acesso do concurso nacional? Ou as provas M23 costumam ter um nível de exigência mais baixo?
O programa até pode ser o mesmo mas o nível de exigência costuma ser menor. No entanto, a instituição deve divulgar que conteúdos são avaliados em cada uma dessas provas.

Carla S. Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
12 Abril 2020
Olá :)
Tenho 23 anos e fui aluna de Línguas e Humanidades. Não me candidatei à universidade no ano em que terminei o secundário, porque, o meu sonho foi, sempre, ser Enfermeira. Mas, por diversas razões, não foi possível, na altura, fazer os exames nacionais pedidos.
Pretendo, agora, me candidatar ao curso, no Funchal. Quais são as provas de ingresso? O exame Nacional de Biologia/Geologia? Ou uma prova de conhecimentos especial para maiores de 23 sobre as áreas já publicadas na página da instituição?
Muito obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Carla S. Rodrigues
Olá :)
Tenho 23 anos e fui aluna de Línguas e Humanidades. Não me candidatei à universidade no ano em que terminei o secundário, porque, o meu sonho foi, sempre, ser Enfermeira. Mas, por diversas razões, não foi possível, na altura, fazer os exames nacionais pedidos.
Pretendo, agora, me candidatar ao curso, no Funchal. Quais são as provas de ingresso? O exame Nacional de Biologia/Geologia? Ou uma prova de conhecimentos especial para maiores de 23 sobre as áreas já publicadas na página da instituição?
Muito obrigada!
Se concorreres via o concurso nacional de acesso fazes os exames nacionais. Se concorreres via concurso especial para maiores de 23 anos fazes as provas da própria instituição. Só podes concorrer a este último se fizeste os 23 em 2019.

• Like
Reactions: Carla S. Rodrigues

TatianasSoares

Membro Caloiro
Matrícula
21 Abril 2020
Bom dia,

Pretendo ingressar no Ensino Superior no próximo ano lectivo através do exame para maiores de 23 anos. Estou um pouco indecisa entre candidatar-me a arte multimédia no IUMaia ou comunicação audiovisual e multimédia na ULP.

Como ainda não tenho a certeza de qual escolher, gostaria de saber se posso candidatar-me para fazer o exame nas duas universidades. Também tenho duvidas relativamente ao pagamento e quando é que tenho que pagar.

Obrigada desde já por toda a ajuda possível.

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Eu gostava de ler opinioes em relacao ao seguinte:

Estou inscrito no exame de Matematica A no dia 15 de julho, mas, por outro lado, tenho prova de matematica para maiores de 23 no Iscte no dia 20 de julho. Uma vez que eu, como externo, estou em desvantagem em relação a muitos alunos de secundario pelo facto de as medias irem subir este ano, e ter de conseguir nota alta e, ainda assim, poder nao entrar no que quero, que devo fazer?

Se for ao exame, nao posso fazer maiores de 23. Deverei frequentar os cursos preparatorios para preparacao da prova de maiores de 23, cursos dados pelo Iscte, os quais podem dar me isenção de realizacao de prova de matematica caso tenha aprovacao aos 4 módulos, tendo apenas de fazer entrevista e prova de literacia.

O problema é que nao sei se arrisco fazer apenas maiores de 23 ou se faço exame nacional, correndo serio risco de nao entrar no que quero, tambem por o exame ser mais dificil que a prova de maiores de 23. Ainda nao é conhecido o numero de vagas do curso que pretendo por M23, mas o ano passado foi 14.

Que fariam aqui?

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL

Estou inscrito no exame de Matematica A no dia 15 de julho, mas, por outro lado, tenho prova de matematica para maiores de 23 no Iscte no dia 20 de julho. Uma vez que eu, como externo, estou em desvantagem em relação a muitos alunos de secundario pelo facto de as medias irem subir este ano, e ter de conseguir nota alta e, ainda assim, poder nao entrar no que quero, que devo fazer?

Se for ao exame, nao posso fazer maiores de 23. Deverei frequentar os cursos preparatorios para preparacao da prova de maiores de 23, cursos dados pelo Iscte, os quais podem dar me isenção de realizacao de prova de matematica caso tenha aprovacao aos 4 módulos, tendo apenas de fazer entrevista e prova de literacia.

O problema é que nao sei se arrisco fazer apenas maiores de 23 ou se faço exame nacional, correndo serio risco de nao entrar no que quero, tambem por o exame ser mais dificil que a prova de maiores de 23. Ainda nao é conhecido o numero de vagas do curso que pretendo por M23, mas o ano passado foi 14.

Que fariam aqui?
É uma questão de ponderares bem as vantagens e desvantagens de cada um e veres qual é aquele onde tens mais possibilidade de entrar/ correr bem. No teu lugar, eu talvez optasse pelos M23, pelo simples motivo de que, mesmo que corresse mal e não entrasse no curso, pelo menos para o ano teria novamente a oportunidade de fazer M23 ou exame nacional - o que não aconteceria se optasse pelo exame nacional.

• Like
Reactions: FDias25

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL

Que fariam aqui?
Concordo com a perspectiva da Alexandra, faria o M23 em vez dos exames nacionais neste ano. Ainda que o concurso de M23 tenha menos vagas que o CNAES, tem também a vantagem de concorrer muito menos gente e as provas são diferentes dos exames nacionais. Se o número de vagas for mais ou menos na mesma linha do ano anterior, diria que já é um número muito bom (e se fores ver os candidatos que colocam esse curso em 1ª opção é um número menor que as vagas e as vagas não foram todas preenchidas).

• Like

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
É uma questão de ponderares bem as vantagens e desvantagens de cada um e veres qual é aquele onde tens mais possibilidade de entrar/ correr bem. No teu lugar, eu talvez optasse pelos M23, pelo simples motivo de que, mesmo que corresse mal e não entrasse no curso, pelo menos para o ano teria novamente a oportunidade de fazer M23 ou exame nacional - o que não aconteceria se optasse pelo exame nacional.
Obrigado pela resposta. Aproveito para perguntar também o seguinte, se souberes responder:

Caso eu faça os 4 modulos de matematica, que me isenta entao da prova de matematica, com que nota fico à "parte escrita" da avaliação? Com a media das classificacoes obtidas nos 4 modulos? E achas que valem a pena estes cursos preparatorios? Achas que fazendo estes 4 modulos de preparação para a prova, parto, de alguma forma, em vantagem em relação a outros que não façam (maior probabilidade de entrar no curso)?
Mensagem fundida automaticamente:

Concordo com a perspectiva da Alexandra, faria o M23 em vez dos exames nacionais neste ano. Ainda que o concurso de M23 tenha menos vagas que o CNAES, tem também a vantagem de concorrer muito menos gente e as provas são diferentes dos exames nacionais. Se o número de vagas for mais ou menos na mesma linha do ano anterior, diria que já é um número muito bom (e se fores ver os candidatos que colocam esse curso em 1ª opção é um número menor que as vagas e as vagas não foram todas preenchidas).
Obrigado pela resposta.
A serio? Não tinha conhecimento do que disseste relativamente às vagas não terem sido preenchidas.

E qual a tua opiniao em relação à minha ultima resposta à Alexandra?

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Obrigado pela resposta. Aproveito para perguntar também o seguinte, se souberes responder:

Caso eu faça os 4 modulos de matematica, que me isenta entao da prova de matematica, com que nota fico à "parte escrita" da avaliação? Com a media das classificacoes obtidas nos 4 modulos? E achas que valem a pena estes cursos preparatorios? Achas que fazendo estes 4 modulos de preparação para a prova, parto, de alguma forma, em vantagem em relação a outros que não façam (maior probabilidade de entrar no curso)?
Eu entrei na Universidade através do CNA, então não sei responder a perguntas muito específicas sobre os concursos M23, até porque estes variam de Universidade para Universidade. Sei que o ISCTE tem fama de preparar muito bem para as provas, portanto eu diria que é sempre uma vantagem se puderes fazer os módulos de preparação. Em relação à média da "parte escrita", no caso de insenção, penso que farão a média dos módulos de preparação.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
  • Like

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Sim, dá até para consultares no site do ISCTE. Tens aqui um exemplo, que divulgo, uma vez que encontra-se público (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2019/09/10/1568133316373_M23_IBS.pdf). Nos outros anos, também nunca preencheram as vagas todas.
Realmente, tens razao. Sempre pensei que fossem muitos candidatos e que as vagas seriam todas preenchidas.
Deverei optar por maiores de 23.
Relativamente aos cursos preparatorios, tens alguma opiniao? Deveria faze-los?
A diferenca é que seria avaliado por modulo/materia, em vez de realizar exame no qual era avaliado toda a materia, semelhante a um exame nacional.

Outra coisa, tens alguma ideia de como se realiza uma prova de literacia?

• Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Realmente, tens razao. Sempre pensei que fossem muitos candidatos e que as vagas seriam todas preenchidas.
Deverei optar por maiores de 23.
Relativamente aos cursos preparatorios, tens alguma opiniao? Deveria faze-los?
A diferenca é que seria avaliado por modulo/materia, em vez de realizar exame no qual era avaliado toda a materia, semelhante a um exame nacional.

Outra coisa, tens alguma ideia de como se realiza uma prova de literacia?
Eu diria que depende da forma como esses cursos são ministrados e da forma como preferes ser avaliado. Pessoalmente, eu escolheria fazê-los porque já estou mais habituada a avaliações contínuas, então, tentaria tirar partido da aprendizagem em módulos para poder tentar tirar uma nota "jeitosa". Ser avaliado em toda a matéria acho que me deixaria um pouco mais nervosa, mas depende do à vontade com que estejas também com os exames nacionais (tirei boas notas nos exames, mas não sou propriamente fã do formato e não me revejo a tirar notas assim tão altas; ou não me revia na altura porque também era bastante mais nervosa que o que sou agora).

Não faço a menor ideia como possa ser a prova para o curso que queres. Há uns tempos vi provas de alguns cursos por um familiar meu estar interessado, mas normalmente as provas tinham a ver com as disciplinas do secundário que mais ligações tinham com o curso (por exemplo, eu Direito vi perguntas de História A e de Filosofia). Como não sou do ISCTE, não tenho mesmo forma de te ajudar, mas podes sempre tentar perguntar a algum dos professores do ISCTE ou algo do género!

• Like

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Eu diria que depende da forma como esses cursos são ministrados e da forma como preferes ser avaliado. Pessoalmente, eu escolheria fazê-los porque já estou mais habituada a avaliações contínuas, então, tentaria tirar partido da aprendizagem em módulos para poder tentar tirar uma nota "jeitosa". Ser avaliado em toda a matéria acho que me deixaria um pouco mais nervosa, mas depende do à vontade com que estejas também com os exames nacionais (tirei boas notas nos exames, mas não sou propriamente fã do formato e não me revejo a tirar notas assim tão altas; ou não me revia na altura porque também era bastante mais nervosa que o que sou agora).

Não faço a menor ideia como possa ser a prova para o curso que queres. Há uns tempos vi provas de alguns cursos por um familiar meu estar interessado, mas normalmente as provas tinham a ver com as disciplinas do secundário que mais ligações tinham com o curso (por exemplo, eu Direito vi perguntas de História A e de Filosofia). Como não sou do ISCTE, não tenho mesmo forma de te ajudar, mas podes sempre tentar perguntar a algum dos professores do ISCTE ou algo do género!
Diz-me mais uma coisa, se souberes.

Eu ja fui estudante universitário, na altura em que terminei o secundario, em 2011, mas deixei de frequentar o curso e acabei por nunca mais lá ir. Na altura nao obtive aprovação no exame de Matematica A, que é agora prova específica do curso que pretendo.

Ou seja, o que quero perguntar é se, nestas condicoes, estou elegivel para concorrer a maiores de 23?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja, o que quero perguntar é se, nestas condicoes, estou elegivel para concorrer a maiores de 23?
O acesso pelo concurso especial para maiores de 23 anos não tem em conta os exames nacionais. Aliás, se tivesses positiva nos exames pedidos como prova de ingresso, e estivesses apta a concorrer pelo concurso nacional, não poderias concorrer pelo concurso especial.

Irás realizar, sim, provas da própria instituição.

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
O acesso pelo concurso especial para maiores de 23 anos não tem em conta os exames nacionais. Aliás, se tivesses positiva nos exames pedidos como prova de ingresso, e estivesses apta a concorrer pelo concurso nacional, não poderias concorrer pelo concurso especial.

Irás realizar, sim, provas da própria instituição.
Sim, eu sei. A minha duvida é se, nas condicoes que descrevi, ter terminado o secundario com aprovacao à disciplina da prova de ingresso, mas sem aprovação ao exame desta mesma prova de ingresso, estou elegível a concorrer por esta via.

Ter o secundario nao me impede, por exemplo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Sim, eu sei. A minha duvida é se, nas condicoes que descrevi, ter terminado o secundario com aprovacao à disciplina da prova de ingresso, mas sem aprovação ao exame desta mesma prova de ingresso, estou elegível a concorrer por esta via.

Ter o secundario nao me impede, por exemplo?
Não impede. Só impede se tiveres todas as condições para acesso pelo CNA. Se tens negativa no exame da prova de ingresso não cumpres as condições do CNA.

• Like

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Não impede. Só impede se tiveres todas as condições para acesso pelo CNA. Se tens negativa no exame da prova de ingresso não cumpres as condições do CNA.
So para terminar este tema: eu realmente inscrevi-me no exame nacional de Matematica A este ano. Posso simplesmente nao comparecer e inscrever-me na prova para maiores de 23 da instituição em que desejo entrar e realiza-la?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
So para terminar este tema: eu realmente inscrevi-me no exame nacional de Matematica A este ano. Posso simplesmente nao comparecer e inscrever-me na prova para maiores de 23 da instituição em que desejo entrar e realiza-la?
Sim, podes.

• Like
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
T FLUL Prova FLUL - Maiores 23 Universidade de Lisboa 0
S Provas - Maiores 23 - Turismo - ESEC Concursos e Regimes Especiais 0
S ESEC Provas - Maiores 23 - Turismo Instituto Politécnico de Coimbra 0
M Acesso local ou maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Processo de Candidatura Maiores de 23 (Exames no Moodle?) - COVID-19 2020/2021 Concursos e Regimes Especiais 9
I ISCAP Marketing - Maiores de 23 ISCAP Instituto Politécnico do Porto 3
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
Vanessa Gonçalves Data exame concurso Maiores 23 anos - Biologia Concursos e Regimes Especiais 2
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
F Maiores 23 - ISEG Concursos e Regimes Especiais 0
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 7
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
D.Silva Exame nacional e exame maiores de 23 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
D FEUP Maiores de 23 FEUP Universidade do Porto 0
Empty Eyes Bolsa Social / Maiores de 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
R ISCTE Maiores de 23 - Aumento de vagas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 3
draifetee Cursos Profssionais PAGOS para maiores de 18 anos?!? Ensino Secundário 3
Nadi23 FDUNL Maiores 23 nova de direito Universidade Nova de Lisboa 1
S Maiores 23 - Eng Informática Concursos e Regimes Especiais 0
MFP ESEC ESEC - comunicação organizacional - Maiores 23 Instituto Politécnico de Coimbra 1
C FPCEUP Maiores de 23 - FPCEUP Universidade do Porto 1
P Acesso Maiores de 23 - carta de motivação Concursos e Regimes Especiais 11
F ULisboa Prova Maiores de 23 - Psicologia na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 2
F ISCAP Prova de Economia - Maiores de 23 Instituto Politécnico do Porto 5
J Fazer o exame de maiores de 23 pela segunda vez noutra instituição. Concursos e Regimes Especiais 3
S FLUP Concurso maiores 23 / FLUP - Porto Universidade do Porto 1
N ENIDH Exame maiores de 23 - Matemática - Escola Náutica Infante D. Henrique Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
F Duvida de acesso ao ensino superior para maiores de 23 sem o secundario concluido. Concurso Nacional e Locais - Público 4
brunoteixeira ISEP Exames maiores de 23 Matematica Instituto Politécnico do Porto 1
A UAb Maiores de 23 - Universidade Aberta Universidade Aberta 4
Marta Inês Chaves ISCTE Maiores de 23 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 9
E Mudança de par instituição/curso ou Maiores de 23 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
T ESCS Dúvida no acesso maiores 23 Instituto Politécnico de Lisboa 0
K IST IST Maiores 23 Provas Modelo Universidade de Lisboa 13
B UAb Exame português maiores 23 da universidade aberta Universidade Aberta 6
A Maiores 23 encerramento das candidaturas. Concursos e Regimes Especiais 1
G ULHT Maiores de 23 Biologia Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 2
B IPL Prova modelo de Matemática para maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Lisboa 0
Plaguedoc Voltar a estudar - Maiores de 23? Concursos e Regimes Especiais 1
CarolinaRCosta Ano zero e depois maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 0
P ESHTE Maiores 23 anos 2018/2019 - ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril 5
R Iniciar licenciatura maiores 23 anos publica Concursos e Regimes Especiais 1
R Maiores de 23 - Habilitações Concursos e Regimes Especiais 1
A maiores de 23 - aptidão Concursos e Regimes Especiais 2
A Matriz exames maiores de 23 anos Concursos e Regimes Especiais 2
A ESEL Enfermagem - Maiores de 23 anos Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 29
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Arquivo 1
A Acesso ao ensino superior normal ou maiores de 23?? Concurso Nacional e Locais - Público 18
A Autopropostos, 2' fase, maiores de 23 e licenciados Concursos e Regimes Especiais 3