Maiores de 23

xray

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2015
Desde já peço desculpa se estou a colocar o tópico no local errado*

Boa noite

A minha situação é deveras complexa, tenho 23 anos e falta-me concluir o Ensino Secundário, falta fazer Matemática A e F.Q.

Eu na altura, há 4 anos atrás, faltou-me concluir Matemática A e F.Q do 11º ano, na altura dos exames surgiu um problema de saúde complicado e tudo o resto passou para 2º plano e só fui marcar presença nos exames.
Entretanto recuperei a nível de saúde, cerca de ano e meio depois e comecei a trabalhar e nunca mais segui o meu objetivo de fazer as disciplinas em falta e concorrer ao Ensino Superior.

Agora, depois desta pausa enorme e de uma longa reflexão entre emigrar e estudar decidi que quero continuar estudar.

No secundário, 10º ano, fui para científicos pois no colégio que frequentava só tinha isso disponível, algo que não era do meu agrado pois nunca tive uma relação boa com matemática (estagnei por completo no 6º ano) mas mesmo assim continuei, faltavam-me sempre bases a matemática mas lá ia passando e adiando o problema..

O meu ponto de situação é este, fiz 23 anos em Fevereiro, tenho por concluir Matemática A e F.Q 11º e não tenho praticamente bases nenhumas para as fazer.

O que me aconselham a fazer para resolver esta situação e poder concorrer ao Ensino Superior?

Eu tenho gosto por "letras", mesmo em Científicos tinha notas razoáveis a PT e Psicologia/Filosofia (16,17 sem estudar muito diga-se), Biologia como era teórico também tinha notas razoáveis e F.Q a Fisica não havia problemas, regra dos 3 simples e lá chegava à resposta, o resto é que era uma nódoa autêntica.

Que poderei eu fazer neste momento?

Desde já obrigado e Cumprimentos a todos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @xray
Que poderei eu fazer neste momento?
Se quiseres concluir o secundário, sugeria explorares o ensino recorrente, que te permite acabar essas disciplinas por módulos sem teres um exame nacional obrigatório. Também poderás conseguir substituir algumas disciplinas. No entanto, caso queiras aceder ao ensino superior depois pelo concurso nacional de acesso, serás obrigado a realizar exames segundo esta fórmula: http://uniarea.com/forum/index.php?threads/média-ensino-recorrente.265/#post-1630

Podes também explorar o acesso ao ensino superior através do concurso especial para maiores de 23 anos. Tens aqui toda a informação:
http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/maiores-de-23-anos/

xray

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2015
Desde já obrigado pela ajuda e disponibilidade!

Eu aprendo rápido, basta me dedicar a isto, concluo que o concurso especial para maiores de 23 anos seja a solução mais rápida certo?

Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu aprendo rápido, basta me dedicar a isto, concluo que o concurso especial para maiores de 23 anos seja a solução mais rápida certo?
Pode ser, sim. Mas só podes concorrer no próximo ano, não só porque fizeste 23 anos só este ano e as provas de acesso já se realizaram em muitas as instituições para o concurso deste ano.

MEDICINAjb

Membro Catedrático
Matrícula
24 Novembro 2014
Olá. Conheço uma pessoa com 39 anos que está interessada em ingressar no ensino superior. Essa pessoa pode utilizar este concurso para maiores de 23? Ainda vai a tempo de apresentar a candidatura para este ano?
Obrigada

• Like
Reactions: AeroMarques

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial (5 anos + Doutoramento)
Instituição
Técnico
Boa tarde,

1 - no ensino superior público, os processos estão quase todos em fases
finais, faltando as entrevistas. O Técnico ainda tem as inscrições a decorrer.
Depende da Instituição.

2 - no ensino superior privado, os prazos são pelo menos até Setembro.
Depende da Instituição.

Qual é a área?

• Like
Reactions: MEDICINAjb

IntentSlave

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2015
Olá a todos.

Agradecia imenso se me pudessem ajudar numa questão relacionada com o acesso através de concursos especiais (M23).
Tento entrar em contacto com o IPP mas parece impossível obter informações...

Fiz as provas todas destinadas a tentar obter acesso a um curso da ESMAE, mas constatei que neste momento apenas há 1 vaga para esse mesmo curso. Como não tive a nota mais alta de todos os concorrentes, então é quase impossível entrar nesta primeira fase de candidaturas.

O que eu gostava de saber era se para me poder candidatar numa segunda fase, necessito de me candidatar também na primeira fase. Isto porque é necessário o pagamento de 60€ e, se eu sei que provavelmente não consigo entrar nesta primeira fase e não sei se necessito de pagar 60€ em todas as fases, então candidatava-me apenas numa segunda fase (possivelmente com mais vagas - ou não) passando a primeira.

Se alguém tiver alguma informação relativa a este assunto, agradeço imenso.

Cumprimentos!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @IntentSlave
O concurso para maiores de 23 anos é um concurso especial em que cada instituição de ensino superior define o seu próprio regulamento, pelo que te aconselho a entrares mesmo em contacto com eles. Várias instituições só costumam ter uma fase de candidaturas para estes concursos especiais, e mesmo que até existam 2 fases, a 2ª poderá decorrer apenas com vagas sobrantes da 1ª fase, pelo que poderá não ser boa ideia deixares só para a 2ª fase. Entra em contacto com eles ou tenta encontrar o regulamento deste concurso especial da instituição.

IntentSlave

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2015
Olá @IntentSlave
O concurso para maiores de 23 anos é um concurso especial em que cada instituição de ensino superior define o seu próprio regulamento, pelo que te aconselho a entrares mesmo em contacto com eles. Várias instituições só costumam ter uma fase de candidaturas para estes concursos especiais, e mesmo que até existam 2 fases, a 2ª poderá decorrer apenas com vagas sobrantes da 1ª fase, pelo que poderá não ser boa ideia deixares só para a 2ª fase. Entra em contacto com eles ou tenta encontrar o regulamento deste concurso especial da instituição.

Obrigado pela dica, Davis.

Hoje finalmente consegui entrar em contacto com o IPP e disseram-me que de certeza que não haverão mais vagas para uma segunda fase, pelo que recomendavam fazer a candidatura já para esta primeira fase.

Desejem-me sorte :P

Obrigado, mais uma vez.

Cumprimentos.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Hoje finalmente consegui entrar em contacto com o IPP e disseram-me que de certeza que não haverão mais vagas para uma segunda fase, pelo que recomendavam fazer a candidatura já para esta primeira fase.
É o que costuma acontecer, estes concursos preenchem facilmente. Boa sorte. :wink:

SenhordaBoina

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
Curso
Tecnologia da Comunicação Multimedia
Instituição
ESMAE - IPP
Obrigado pela dica, Davis.

Desejem-me sorte :p

Obrigado, mais uma vez.

Cumprimentos.

Desde já boa sorte ;) já agora a que curso te estás a candidatar?
Tambem estou a concorrer, para a ESMAE, ao curso de TCM

Última edição:

joaoworld7

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2015
Boa Noite,

Eu tenho 22 anos e não tenho o secundário completo. Queria entrar em Gestão via M23 mas como faço anos em Março só poderia entrar no ano lectivo 2017/2018 o que ainda falta um pouco. A minha duvida é se dá para entrar no ano lectivo 2016/2017 como aluno externo, ou seja fazer disciplinas isoladas, e depois continuar via M23 o resto me que faltar fazer? Para não ficar dois anos à espera.

Alguém que me possa ajudar? Obrigado!

• Like

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial (5 anos + Doutoramento)
Instituição
Técnico
Boa Noite,

Eu tenho 22 anos e não tenho o secundário completo. Queria entrar em Gestão via M23 mas como faço anos em Março só poderia entrar no ano lectivo 2017/2018 o que ainda falta um pouco. A minha duvida é se dá para entrar no ano lectivo 2016/2017 como aluno externo, ou seja fazer disciplinas isoladas, e depois continuar via M23 o resto me que faltar fazer? Para não ficar dois anos à espera.

Alguém que me possa ajudar? Obrigado!

Boa noite, @joaoworld7

Como já foi referido estas duas questões, em separado,
variam se é ensino público ou privado. Recentemente
mudaram a lei e há um limite máximo de créditos -
penso que são 90 ECTS (metade do curso) - que se
pode fazer como aluno externo.

É um grande risco, por exemplo para o ISCAL são
sempre muito mais candidatos que vagas.

No entanto, para quem possa/consiga eu recomendo
ir fazer algumas disciplinas, porque permite ter outra
noção do curso e das reais necessidades do mesmo.

Boa sorte.
JGM

Joao94

Membro
Matrícula
27 Agosto 2015
Boa noite,

Não sei se é o tópico correto, mas vou tentar expor as minhas dúvidas.

A minha situação é a seguinte: ensino secundário todo feito, à excepção da disciplina de FQ (10/11). Já a repeti e simplesmente não consigo faze-la.

Disseram-me que aos 23 anos a disciplina fica feita automaticamente. É verdade?

Disseram também que agora com os CTSP posso me candidatar mesmo que a disciplina por concluir seja do 10/11ano (a minha própria escola secundária informou-me assim), é verdade?

Que outras opções me sugerem? Fazer a disciplina como aluno interno ou externo está mesmo fora de questão, não consigo mesmo...

Obrigado

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Joao94
Disseram-me que aos 23 anos a disciplina fica feita automaticamente. É verdade?
Não é verdade.
Disseram também que agora com os CTSP posso me candidatar mesmo que a disciplina por concluir seja do 10/11ano (a minha própria escola secundária informou-me assim), é verdade?
Também não é verdade. Para concorrer precisas de ter o 10º e o 11º todo concluídos.
Que outras opções me sugerem? Fazer a disciplina como aluno interno ou externo está mesmo fora de questão, não consigo mesmo...
Algumas opções:
1) Trocar a disciplina pela outra bianual que ainda não fizeste: ou biologia e geologia ou geometria descritiva, que podes fazer como externo através do exame nacional.
2) Mudar para o ensino recorrente e trocar por outra disciplina. Ver:
Funcionamento do Ensino Recorrente
3) Aceder pelo concurso especial para maiores de 23 anos:
Maiores de 23 anos | Uniarea

Joao94

Membro
Matrícula
27 Agosto 2015
Olá @Joao94

Não é verdade.

Também não é verdade. Para concorrer precisas de ter o 10º e o 11º todo concluídos.

Algumas opções:
1) Trocar a disciplina pela outra bianual que ainda não fizeste: ou biologia e geologia ou geometria descritiva, que podes fazer como externo através do exame nacional.
2) Mudar para o ensino recorrente e trocar por outra disciplina. Ver:
Funcionamento do Ensino Recorrente
3) Aceder pelo concurso especial para maiores de 23 anos:
Maiores de 23 anos | Uniarea

Antes de mais, muito obrigado.
Quanto aos CTSP, têm mesmo a certeza? :/ É que aliás, foi através de uma coordenadora do curso de uma amiga que fiquei a saber da possibilidade, a minha amiga expôs-lhe o meu caso e ela disse que eu poderia concorrer, na minha escola secundária confirmar-me isso, apenas que teria que realizar uma prova de avaliação qualquer ao fazer a candidatura.

Ainda por cima amanhã encerra as candidaturas para o ctsp que estava interessado, agora não sei mesmo para que lado me virar.... :/

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Quanto aos CTSP, têm mesmo a certeza? :/ É que aliás, foi através de uma coordenadora do curso de uma amiga que fiquei a saber da possibilidade, a minha amiga expôs-lhe o meu caso e ela disse que eu poderia concorrer, na minha escola secundária confirmar-me isso, apenas que teria que realizar uma prova de avaliação qualquer ao fazer a candidatura.
Tenho, sim. Só podias concorrer nessas condições se tivesses todas as disciplinas de 10º e 11º concluídas, embora sem concluir todo o 12º ano, como explicamos aqui:
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea

JoãoSoares

Membro
Matrícula
6 Setembro 2015
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
ESTSP
Boa Tarde!

Candidatei-me para os maiores de 23, na ESTSP, mas ainda não saíram os resultados. Alguém sabe quando saem?
Obrigado!

SenhordaBoina

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
Curso
Tecnologia da Comunicação Multimedia
Instituição
ESMAE - IPP
Boa Tarde!

Candidatei-me para os maiores de 23, na ESTSP, mas ainda não saíram os resultados. Alguém sabe quando saem?
Obrigado!

Boas, também me candidatei por m23 mas na ESMAE e também estou a espera dos resultados ansiosamente, segundo o edital saem ate dia 14 de Setembro. Espero que não nos façam esperar ate lá, quando mais cedo melhor.
Boa sorte ;)