Maiores de 23

Joao94

Membro
Matrícula
27 Agosto 2015
Boas,

aproveito este tópico para colocar duas dúvidas que tenho referente ao acesso pelo regime de Maiores de 23.

Eu tenho um curso definido para uma licenciatura mas não sei para qual universidade/politécnico candidatar-me (Porto ou Aveiro), porque são as duas uma opção para mim. Posso candidatar-me nas duas instituições no mesmo ano para aumentar a probabilidade de entrar no curso ou só posso candidatar-me a uma só opção? Outra dúvida é, posso fazer mais do que uma das provas especiais de acesso (ex. português e economia) e depois prevalecer a melhor ou também aqui só posso selecionar uma para a candidatura?

Eu não encontrei muita informação online sobre o assunto, mas se aqui a comunidade me conseguir ajudar seria ótimo!

Cumprimentos,
João

mezzo96

Membro
Matrícula
15 Junho 2020
Curso
Tradução
Instituição
FLUL
Boas,

aproveito este tópico para colocar duas dúvidas que tenho referente ao acesso pelo regime de Maiores de 23.

Eu tenho um curso definido para uma licenciatura mas não sei para qual universidade/politécnico candidatar-me (Porto ou Aveiro), porque são as duas uma opção para mim. Posso candidatar-me nas duas instituições no mesmo ano para aumentar a probabilidade de entrar no curso ou só posso candidatar-me a uma só opção? Outra dúvida é, posso fazer mais do que uma das provas especiais de acesso (ex. português e economia) e depois prevalecer a melhor ou também aqui só posso selecionar uma para a candidatura?

Eu não encontrei muita informação online sobre o assunto, mas se aqui a comunidade me conseguir ajudar seria ótimo!

Cumprimentos,
João

Olá, João.
Quanto à primeira questão, sim, podes candidatar-te a mais do que uma e, depois, caso sejas aceite em ambas, escolhes em qual te matricular.
Quanto à segunda questão, não te sei responder porque, no meu caso, na Universidade de Lisboa, cada curso pede duas provas: uma de conhecimentos gerais (compreensão escrita de português e inglês), e uma de conhecimentos específicos, como por exemplo, Economia, ou Química, não sei... No meu caso, por ser um curso de línguas, tive uma prova específica de Língua Portuguesa com avaliação do meu conhecimento de gramática. Sugiro que contactes por e-mail ou telefone as instituições a que te pretendes candidatar pois cada uma funciona de uma maneira diferente.
Espero ter ajudado.
Boa sorte!

• Like
Reactions: davis and Ariana_

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Joao94
Outra dúvida é, posso fazer mais do que uma das provas especiais de acesso (ex. português e economia) e depois prevalecer a melhor ou também aqui só posso selecionar uma para a candidatura?
Dependerá do que estiver definido no regulamento do concurso especial em causa. Se tiveres o regulamento coloca aqui ou então pergunta à instituição.

anahhenriques

Membro
Matrícula
24 Abril 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Boa noite,
Estou a pensar em candidatar-me a M23 de Psicologia da UC. A verdade é que já está muito em cima da hora e não sei se ainda estou a tempo.
Gostava de saber se há alguém que já passou por este processo e me consegue ajudar:
- Quando se referem a currículo escolar temos que apresentar o nosso documento de habilitações literárias, onde constam todas as nossas notas? (podemos ser excluídos por isso?);
-O que significa "Declaração de que não está abrangido pelo estatuto de Estudante Internacional"? e onde a posso arranjar?;
-Com que critérios são feitas as admissões antes da prova?

CíntiaMarques24

Membro Caloiro
Matrícula
5 Novembro 2020
olá! Estou neste momento no primeiro ano de Publicidade e relações públicas em Viseu e estou a pensar acabar a licenciatura mas gostaria de saber se é possível candidatar me a imagem médica e radioterapia no porto no regime para maiores de 23 anos, ou seja, aos 23 anos já terei uma licenciatura feita e gostaria de saber se é possível candidatar-me a outra licenciatura aos 23? Muito obrigada :)

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Boa noite,
Estou a pensar em candidatar-me a M23 de Psicologia da UC. A verdade é que já está muito em cima da hora e não sei se ainda estou a tempo.
Gostava de saber se há alguém que já passou por este processo e me consegue ajudar:
- Quando se referem a currículo escolar temos que apresentar o nosso documento de habilitações literárias, onde constam todas as nossas notas? (podemos ser excluídos por isso?);
-O que significa "Declaração de que não está abrangido pelo estatuto de Estudante Internacional"? e onde a posso arranjar?;
-Com que critérios são feitas as admissões antes da prova?
Tens até hoje para te candidatares.
Tens que apresentar o certificado de habilitações, apenas.
Penso que isso da declaração de não seres aluna internacional é : https://www.google.com/search?q=Declaração+de+que+não+está+abrangido+pelo+estatuto+de+Estudante+Internacional&client=tablet-android-huawei&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 arranjares isso na net, imprimir e assinares.
Qualquer pessoa que apresente os documentos que eles querem podem fazer as provas.
Mensagem fundida automaticamente:

olá! Estou neste momento no primeiro ano de Publicidade e relações públicas em Viseu e estou a pensar acabar a licenciatura mas gostaria de saber se é possível candidatar me a imagem médica e radioterapia no porto no regime para maiores de 23 anos, ou seja, aos 23 anos já terei uma licenciatura feita e gostaria de saber se é possível candidatar-me a outra licenciatura aos 23? Muito obrigada :)
Existe o regime para licenciados, se já fores licenciada podes-te candidatar por essa via.

• Like
Reactions: CíntiaMarques24

anahhenriques

Membro
Matrícula
24 Abril 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Tens até hoje para te candidatares.
Tens que apresentar o certificado de habilitações, apenas.
Penso que isso da declaração de não seres aluna internacional é : https://www.google.com/search?q=Declaração+de+que+não+está+abrangido+pelo+estatuto+de+Estudante+Internacional&client=tablet-android-huawei&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 arranjares isso na net, imprimir e assinares.
Qualquer pessoa que apresente os documentos que eles querem podem fazer as provas.
Mensagem fundida automaticamente:

Existe o regime para licenciados, se já fores licenciada podes-te candidatar por essa via.
Muito obrigada!
Essa declaração é apenas para quem não tem nacionalidade portuguesa, certo?

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Muito obrigada!
Essa declaração é apenas para quem não tem nacionalidade portuguesa, certo?
Isso é que eu não sei, fui ao site da UC e vi o processo de candidatura de M23 para psicologia e também fiquei na dúvida. Se só tens nacionalidade portuguesa não poderias ser aluna internacional, mas não sei se tens que apresentar isso à mesma.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Tal como te foi dito, podes te candidatar pelo Concurso para Titulares de Outros Cursos Superiores, mas, se a instituição não tiver nada contra, o Maiores de 23 anos pode ser uma opção.

• Like
Reactions: CíntiaMarques24

João Caarlos

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2021
Boa tarde, tenho uma dúvida. Eu tenho 24 anos e quero-me candidatar a uma Licenciatura em regime M23. Estou a acabar a disciplina que falta, mas em regime de horas, horas essas que vão acabar após o limite da inscrição para a prova. As minhas dúvidas são:
- Posso inscrever-me na prova com o 9º ano?
- Passando na prova, posso matricular-me na licenciatura com o 9º ano ou preciso do 12º ano? Mesmo tendo a prova validada.
Obrigado

• Like
Reactions: AeroMarques

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Boa tarde, tenho uma dúvida. Eu tenho 24 anos e quero-me candidatar a uma Licenciatura em regime M23. Estou a acabar a disciplina que falta, mas em regime de horas, horas essas que vão acabar após o limite da inscrição para a prova. As minhas dúvidas são:
- Posso inscrever-me na prova com o 9º ano?
- Passando na prova, posso matricular-me na licenciatura com o 9º ano ou preciso do 12º ano? Mesmo tendo a prova validada.
Obrigado
Dá para se candidatar nos M23 com o 9° ano, sim.

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial (5 anos + Doutoramento)
Instituição
Técnico
Quando se refere a candidatar, isso quer dizer que consigo entrar na licenciatura sem precisar do 12º ano?
Bom dia @João Caarlos,

Pode dar para entrar mas antes dá para candidatar que é condição necessária para se conseguir entrar.

Entrar depende do nº de vagas e dos outros candidatos, como nos outros regimes de acesso ao qualquer curso superior. Boa sorte!

João Caarlos

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2021
Bom dia @João Caarlos,

Pode dar para entrar mas antes dá para candidatar que é condição necessária para se conseguir entrar.

Entrar depende do nº de vagas e dos outros candidatos, como nos outros regimes de acesso ao qualquer curso superior. Boa sorte!
Percebo, mas a minha questão é, se passar na prova e nas outras fases de admissão , o 9 ano chega para eu entrar na licenciatura? Não me vai ser pedido o 12 ano?

• Like
Reactions: AeroMarques

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial (5 anos + Doutoramento)
Instituição
Técnico
Percebo, mas a minha questão é, se passar na prova e nas outras fases de admissão , o 9 ano chega para eu entrar na licenciatura? Não me vai ser pedido o 12 ano?
Sim, o 9º ano chega e sobra.
Antes de 2006 (??) quando surgiram estas provas de M23 era apenas necessário a 4ª classe para fazer as provas semelhantes. Apenas tens que ler o Regulamento de cada Faculdade, porque é uma acesso específico e que têm sofrido alguns ajustes em algumas das que conheço. Boa sorte!

Sambucas

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2020
Boa tarde,

Podem esclarecer se é mesmo possível fazer os Exames Nacionais e concurso via M23?
Acabei o ensino secundário através dos cursos EFA.
Já fiz a inscrição ao concurso M23 e gostava de fazer os exames nacionais para aumentar as hipóteses de entrar ao ensino superior.

Já passei algumas horas no fórum e fiquei com dúvidas.
Mas o meu plano passa por investir na prova M23, tirar negativa na 1ª fase dos exames nacionais. Então, nesta altura vou saber as notas do M23, no caso de não obter uma vaga. Iria com força para a 2ª fase.

Estou com algum receio de avançar e depois anularem uma ou ambas provas :/

Ajuda, pls.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,

Podem esclarecer se é mesmo possível fazer os Exames Nacionais e concurso via M23?
Acabei o ensino secundário através dos cursos EFA.
Já fiz a inscrição ao concurso M23 e gostava de fazer os exames nacionais para aumentar as hipóteses de entrar ao ensino superior.

Já passei algumas horas no fórum e fiquei com dúvidas.
Mas o meu plano passa por investir na prova M23, tirar negativa na 1ª fase dos exames nacionais. Então, nesta altura vou saber as notas do M23, no caso de não obter uma vaga. Iria com força para a 2ª fase.

Estou com algum receio de avançar e depois anularem uma ou ambas provas :/

Ajuda, pls.
Olá.
O critério é: não podes ingressar pelos M23, se puderes te candidatar pelo Concurso Nacional de Acesso.
Se fizeres como disseste, não há problema. Tendo negativa nos exames nacionais da 1ª fase, não tens provas de ingresso válidas na altura da colocação dos M23.

• Like
Reactions: Fabio_viana

Sambucas

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2020
Olá.
O critério é: não podes ingressar pelos M23, se puderes te candidatar pelo Concurso Nacional de Acesso.
Se fizeres como disseste, não há problema. Tendo negativa nos exames nacionais da 1ª fase, não tens provas de ingresso válidas na altura da colocação dos M23.
Bom dia Edgar!

Muito obrigado pela rápida respota!

Um bem haja.
Samuel

• Like
Reactions: Edgar H