Maiores de 23

Bom dia!
Tenho o 10 e 12 ano completo menos o 11 ano que me falta uma cadeira
Para entrar como maiores de 23 preciso de ter a cadeira de 11ano ?
obrigado.

Olá @Pedro23
Para entrar como maiores de 23 preciso de ter a cadeira de 11ano ?
Algumas instituições permitem, mas dado que é um concurso especial deves consultar o regulamento próprio da instituição em causa.

@Pedro23, eu entrei sem uma disciplina do 12º ano. Ou seja, o secundário incompleto. Como os critérios de seleção, geralmente, são três: diploma do 12º ano ou equivalente; currículo vitae, ou seja experiência laboral + formação associada ao curso pretendido, até à data que concorres; entrevista com um painel de docentes do estabelecimento onde pretendes ingressar. Cada critério tem um peso na avaliação. Por tanto, se não tens o 12º ano completo esse factor irá desfavorecer a tua 1ª avaliação mas não impede. Alerto que tens os outros dois critérios que podem favorecer-te, o CV e a entrevista. Em principio entras ;) Não te esqueças, caso seja aceite na 1ª fase, tens de fazer um exame de acesso. Como refere o @davis, vê bem o regulamento. Boa sorte!

Olá....meu filho faz 23 anos em Março de 2016....não tem curso superior, é brasileiro, mas tem nacionalidade portuguesa. Ele pode concorrer as vagas especiais para maiores de 23 anos? como deve fazer? obrigada

Boa noite,

eu tenho 24 anos e tenho o ensino secundário completo com nota final de 14,1. É possível concorrer ao ES através do maiores de 23 ou não posso por ter o secundário completo (tendo por isso que concorrer pelo acesso ao ES normal, recorrendo aos exames nacionais para PI's)?

Desde já obrigada :)

EDIT: fiz exames em 2011, portanto não tenho nenhum exame válido para usar como PI.

Última edição:
Olá @JoanaRita91
eu tenho 24 anos e tenho o ensino secundário completo com nota final de 14,1. É possível concorrer ao ES através do maiores de 23 ou não posso por ter o secundário completo (tendo por isso que concorrer pelo acesso ao ES normal, recorrendo aos exames nacionais para PI's)?
O que as regras dizem é que não podes estar em condições de aceder pelo concurso nacional de acesso. Ou seja, ter o secundário incompleto ou tão somente não ter realizado as provas de ingresso, ou ter os pré-requisitos realizados, quando existem, são fatores suficientes para poderes concorrer. Concluindo, podes, sim. :tonguewink:

• Like
Reactions: JoanaRita91
@davis muito obrigada :grin: agora o processo de candidatura, os requisitos (exames e entrevistas, etc...) e datas já vão depender de instituição para instituição, correto? Já enviei um e-mail para onde pretendo candidatar-me mas ainda não recebi nenhuma resposta...

• Like
Reactions: davis
@davis muito obrigada :grin: agora o processo de candidatura, os requisitos (exames e entrevistas, etc...) e datas já vão depender de instituição para instituição, correto? Já enviei um e-mail para onde pretendo candidatar-me mas ainda não recebi nenhuma resposta...
Correto. Se pretendes concorrer a mais do que uma fazes o processo em cada uma delas nas suas próprias datas. Boa sorte! :wink:

Boa tarde, gostaria de saber se alguém sabe como são as provas de maiores de 23 para concorrer a enfermagem na escola superior de enfermagem do porto, se as temáticas são sempre as mesma ou se mudam de ano para ano e quem já passou por isso como classifica o nível de dificuldade das provas? Obrigada

Apesar de já ter uma licenciatura posso concorrer pelos maiores de 23 ? Fiz 23 em Outubro de 2015.

Fazes 24 anos este ano, por isso sim, estás dentro das condições de acesso.
Quanto ao jå teres um grau de licenciada acho que também te permite å mesma concorrer, eu conheço quem já era advogado e entrou para psicologia via M23.

Boa tarde, eu fiz o secundário em línguas humanidades, entrei na faculdade licenciei-me em gerontologia social, este ano quero concorrer aos maiores de 23 para enfermagem, ouvi dizer que quem concorre não pode ter habilitação de acesso ao ensino superior, isso inclui o que? Obrigada

Boa tarde, eu fiz o secundário em línguas humanidades, entrei na faculdade licenciei-me em gerontologia social, este ano quero concorrer aos maiores de 23 para enfermagem, ouvi dizer que quem concorre não pode ter habilitação de acesso ao ensino superior, isso inclui o que? Obrigada

Significa não estares em condições de ingressar no ensino superior normalmente, ou seja, não teres o secundário concluído e/ou não teres provas de ingresso válidas no ano em que queres concorrer. Mais informações: Maiores de 23 anos | Uniarea

• Like
Reactions: davis
Boas, a minha duvida é a seguinte, o acesso a faculdade pelo M23 é obrigatório para quem tem mais de 23? É que nao sei bem como funciona nem quais os benefícios do mesmo.
E é verdade que pelo m23 da para entrar na faculdade sem o 12°?

Olá @Jorge_93
Boas, a minha duvida é a seguinte, o acesso a faculdade pelo M23 é obrigatório para quem tem mais de 23? É que nao sei bem como funciona nem quais os benefícios do mesmo.
E é verdade que pelo m23 da para entrar na faculdade sem o 12°?
Não, é uma escolha tua. E sim, algumas instituições permitem entrar desta forma sem ter o 12º ano, depende do seu próprio regulamento.

• Like
Reactions: Jorge_93
Ola Pessoal! Se alguém precisar de explicações para o exame de acesso à Faculdade para maiores de 23, para os cursos de Ciências do Meio Aquático e Medicina Veterinária, do ICBAS-UP, diga :)