ISEP Maiores de 23

Matrícula
27 Dezembro 2016
Boa tarde,

Alguém que tenha feito o exame em anos anteriores? O que aconselham?

1. Operações e Propriedades em IR
- Adição e Subtração
- Multiplicação e Divisão
- Potenciação e Radiciação
2. Polinómios
- Operações com polinómios
- Zeros de um polinómio
- Casos notáveis da multiplicação de binómios
- Decomposição de um polinómio em fatores
3. Equações e Inequações
- Equações e Inequações do 1º e 2º graus
- Sistemas de Equações lineares com 2 equações e 2 incógnitas
4. Noções Básicas de Trigonometria
- Razões trigonométricas de ângulos agudos: Seno, Co-seno e Tangente
- Relações fundamentais da trigonometria
- Fórmulas trigonométricas da adição de ângulos
5. Funções Reais de Variável Real - Estudo de funções polinomiais, racionais, irracionais, trigonométricas, exponenciais e
logarítmicas
- Domínio
- Contradomínio
- Zeros
- Limites
- Continuidade
- Derivabilidade

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @helloWorld.java
Convém que refiras de que instituição de ensino superior, já que cada uma tem as suas provas. :wink:

Matrícula
17 Janeiro 2017
O meu namorado está interessado em inscrever-se no curso de Engenharia Informática no ISEP, mas não teve nem tem possibilidade de assistir às aulas de preparação para o Exame de M23. Há algum lugar onde possa encontrar informação de anos anteriores, os temas que saem e assim, mais ou menos? Sei que no sigarra, na FEUP tem bastante informação mas no ISEP não tem tanta..

Obrigada desde já! :relieved:

SCardoso

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2017
Boa noite,

Já agora, como correram os exames?

Grato pelas V./ respostas

Brdtel

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2017
Olá,
Concorri ao isep pelos maiores de 23, passei no exame, mas no final não fiquei apto, mas agora reparei que tenho acesso a outro concurso porque sou titular de um diploma de especialização tecnológica (Det).
Estive a ler as notas para essa candidatura e diz que fico dispensado de exame nacional, se em 2016 tiver realizado a prova especifica, nao especificando assim se é no ano lectivo 2016/2017 ou ano de 2016, nem se a prova de M23 serve para entrar para este concurso.
Obrigado

Matrícula
27 Dezembro 2016
Bom dia,

Estou a realizar a candidatura para o ISEP e um dos seguintes passos é associar uma :
  • Certidão comprovativa da aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas no Instituto Politécnico do Porto para o curso em causa.
Que certidão é esta? Basta um print do pdf com os resultados? Eu não recebi documento nenhum...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @helloWorld.java
Bom dia,

Estou a realizar a candidatura para o ISEP e um dos seguintes passos é associar uma :
  • Certidão comprovativa da aprovação nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas no Instituto Politécnico do Porto para o curso em causa.
Que certidão é esta? Basta um print do pdf com os resultados? Eu não recebi documento nenhum...
Deves pedir esse documento ao IPPorto.

Ana30

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2018
Olá,
Concorri ao isep pelos maiores de 23, passei no exame, mas no final não fiquei apto, mas agora reparei que tenho acesso a outro concurso porque sou titular de um diploma de especialização tecnológica (Det).
Estive a ler as notas para essa candidatura e diz que fico dispensado de exame nacional, se em 2016 tiver realizado a prova especifica, nao especificando assim se é no ano lectivo 2016/2017 ou ano de 2016, nem se a prova de M23 serve para entrar para este concurso.
Obrigado
Olá,
Obrigado

Olá Bruno, chegaste à fase da entrevista? Que tipo de perguntas fazem? Obrigada desde ja :)

andrelbp

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2018
Olá @helloWorld.java

Deves pedir esse documento ao IPPorto.
Olá
Tenho me fartado de contactar os serviços do IPP e nada de resposta. Foi preciso vir a este fórum para descobrir que a minha candidatura está errada. A quem posso pedir exactamente a certidão? No GOA? Ou tenho que ir ao ISEP?

Agradeço qualquer atenção para com este assunto

CLA094

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2018
Olá.
Eu estou interessado em candidatar-me através do programa de maiores que 23 neste novo ano que está quase a chegar a um de dois cursos no ISEP. No entanto, ainda não decidi a qual me quero candidatar. Uma vez que são ambos na área de engenharia, seria possivel candidatar-me aos dois ao mesmo tempo já que a prova de acesso a realizar pelo isep é a mesma? (penso eu que é).
Mais uma coisa, eu acabei recentemente a minha formação académica numa outra área diferente com a qual simplesmente não me identifico e que me está a trazer alguns dissabores a nivel de empregabilidade e a deixar-me completamente desmotivado e de rastos a nível psicológico...Acresce dizer que ainda não tenho experiencia profissional. Isso poderá ser um entrave depois na avaliação de cv? Obrigado!

Última edição:

andrelbp

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2018
Olá.
Eu estou interessado em candidatar-me através do programa de maiores que 23 neste novo ano que está quase a chegar a um de dois cursos no ISEP. No entanto, ainda não decidi a qual me quero candidatar. Uma vez que são ambos na área de engenharia, seria possivel candidatar-me aos dois ao mesmo tempo já que a prova de acesso a realizar pelo isep é a mesma? (penso eu que é).
Mais uma coisa, eu acabei recentemente a minha formação académica numa outra área diferente com a qual simplesmente não me identifico e que me está a trazer alguns dissabores a nivel de empregabilidade e a deixar-me completamente desmotivado e de rastos a nível psicológico...Acresce dizer que ainda não tenho experiencia profissional. Isso poderá ser um entrave depois na avaliação de cv? Obrigado!
Não sei se podes candidatar a dois cursos ao mesmo tempo. Quando fazes a inscrição no exame, já seleccionas qual a curso a que te estás a candidatar. De qualquer modo, aconselho a contactar os serviços académicos para resolver essa questão.
Quanfo à segunda questão, não é entrave nenhum. Eles, em termos de CV, dão mais importância à experiência profissional do que se tens outro curso ou não (normalmente, aqui, ganham os técnicos de electrónica). A minha sugestão é, se queres mesmo muito entrar no curso, tira uma muito boa nota no exame de matemática. Depois, boa sorte na entrevista. Se nessas duas componentes tiveres boa nota, não vejo porque não hás-de entrar.

• Like
Reactions: CLA094

CLA094

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2018
Não sei se podes candidatar a dois cursos ao mesmo tempo. Quando fazes a inscrição no exame, já seleccionas qual a curso a que te estás a candidatar. De qualquer modo, aconselho a contactar os serviços académicos para resolver essa questão.
Quanfo à segunda questão, não é entrave nenhum. Eles, em termos de CV, dão mais importância à experiência profissional do que se tens outro curso ou não (normalmente, aqui, ganham os técnicos de electrónica). A minha sugestão é, se queres mesmo muito entrar no curso, tira uma muito boa nota no exame de matemática. Depois, boa sorte na entrevista. Se nessas duas componentes tiveres boa nota, não vejo porque não hás-de entrar.
Ok, agradeço bastante a resposta! Tenho de entrar em contacto com eles, para me esclarecer um pouco melhor. Eu ainda não tenho 100% de certezas se me vou ou não candidatar, mas parece-me o cenário mais adequado, porque a outra opção que tenho em cima da mesa custa demasiados €€ e dá poucas garantias em troca. Já agora, posso-te perguntar se conseguiste entrar no ISEP? Que tipo de perguntas fazem na entrevista? E o exame de matematica como é? É tipo matemática do 12º?
Obrigado!

andrelbp

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2018
Ok, agradeço bastante a resposta! Tenho de entrar em contacto com eles, para me esclarecer um pouco melhor. Eu ainda não tenho 100% de certezas se me vou ou não candidatar, mas parece-me o cenário mais adequado, porque a outra opção que tenho em cima da mesa custa demasiados €€ e dá poucas garantias em troca. Já agora, posso-te perguntar se conseguiste entrar no ISEP? Que tipo de perguntas fazem na entrevista? E o exame de matematica como é? É tipo matemática do 12º?
Obrigado!
Sim, consegui entrar. O exame de matemática contém toda a matéria do secundário, excepto o capítulo das probabilidades. Eu não fiz o curso, apenas comprei o livro que eles fornecem (aí tens um resumo da matéria que sai no exame) e os exames com as correcções e estudei a matéria em casa (com a ajuda do khan academy). Mas se sentires dificuldade a matemática, sugiro que faças o curso. Quanto à entrevista, vão querer saber sobre a tua experiência profissional (em electrónica, especialmente) e quais são as tuas motivações. Não tens que ter experiência profissional em electrónica para entrar no curso, mas eles valorizam isso. Essencialmente, é isto.

• Like
Reactions: CLA094

CLA094

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2018
Sim, consegui entrar. O exame de matemática contém toda a matéria do secundário, excepto o capítulo das probabilidades. Eu não fiz o curso, apenas comprei o livro que eles fornecem (aí tens um resumo da matéria que sai no exame) e os exames com as correcções e estudei a matéria em casa (com a ajuda do khan academy). Mas se sentires dificuldade a matemática, sugiro que faças o curso. Quanto à entrevista, vão querer saber sobre a tua experiência profissional (em electrónica, especialmente) e quais são as tuas motivações. Não tens que ter experiência profissional em electrónica para entrar no curso, mas eles valorizam isso. Essencialmente, é isto.
Ok, obrigado pela tua disponibilidade em esclareceres as minhas dúvidas! Eu não tenho propriamente grandes problemas em matemática, até porque o curso que fiz (gestão) tem alguma matemática. De qualquer das formas se realmente me candidatar talvez me inscreva no curso ou pelo menos compre o livro, por uma questão de segurança... Se avançar com isto talvez me trame na entrevista pela total falta de experiência profissional, mas logo se vê... Eu também já mandei um email para os serviços académicos com as perguntas que fiz aqui, vamos lá ver o que é que eles dizem, se é que me vão dizer algo...
E já agora, estás a gostar de estar no isep? A qualidade de ensino é boa?
Obrigado uma vez mais!