Tambem é uma boa alternativa :D
Entao e que dicas em que dás para quem vai para o Porto e para a Universidade?
Já tinha escrito um post do género no exames.org mas como é obvio foi com o boda.
O Porto geralmente é uma cidade segura, como muitas em Portugal, mas também tende a ser perigoso em certas zonas e principalmente à noite. Evitem andar sozinhos enquanto não conhecem a cidade e perguntem ao pessoal onde há zonas mais perigosas. Se forem abordados por pessoal na rua não se mostrem com medo, mas se forem ameaçados com facas ou coisas do género é preferível darem o que têm do que se aleijarem. Quando saírem à noite, levem um telemóvel mais antigo, e aquilo a que eu chamo 'carteira da queima'. Arranjem uma carteira pequenina e levem lá só dinheiro, um cartão multibanco, CC/Carta de Condução e Andante. Se tiverem um molho de chaves, como eu, metam as chaves necessárias para entrarem e saírem de casa num porta chaves à parte e levem só esse quando forem sair, assim se por acaso perderem é mais fácil substituir.
Já que vais estar na Fernão Magalhães, livra-te de ires para os lados de Contumil/Nasoni.
Procurem casa já, imediatamente. Esta é a melhor altura para arranjar, em setembro/outubro voa tudo.
Os transportes no Porto (principalmente metro) são muito bons e não há grande trânsito para demorarem séculos a chegar à faculdade. Sendo estudantes, a Andante dá-vos automaticamente 25% de desconto nos passes, que não são caros. As casas perto das faculdades são mais caras, mas tipicamente são todas servidas por metro/autocarro. Não tenham medo de arranjar casa mais longe (que vos sai mais barato), do que andarem a pagar balúrdios só para estarem ao lado da fac. Mesmo que casa+passe saia mais ao menos ao mesmo preço, se forem sair para qualquer lado não gastam dinheiro extra em transportes.
Vejam se a casa que arranjam tem uma linha nocturna relativamente perto, indo sair dá jeito. O metro funciona toda a noite sextas e sábados em certas linhas, mas à quinta que é o típico dia dos universitários irem sair é só os Ms.
Tu, por exemplo, que vais para a Lusíada, arranjas fácil quartos na Areosa/São Gemil/Alto da Maia, com 3 ou 4 autocarros para lá, que são bastante mais baratos.
O Piolho e a baixa sempre foram os sítios da moda para universitários irem sair, mas honestamente nos últimos anos têm ficado muito maus. Em contrapartida tens bares muito porreiros na zona do S. João, que não são muito frequentados, e a zona é mais segura. O Inox Low Cost é o meu favorito, é aquele sítio em que por 3 euros comes uma sande de presunto com queijo e ovo e mamas 3 minis.
Não sei se a Lusíada tem a mesma coisa, mas o pessoal da UP tem apoio médico gratuito cortesia dos SASUP. Têm-se consultas de N especialidades gratuitas (obstetrícia, psicologia, psiquiatria) e de medicina dentária a custos reduzidos na FMDUP (11 euros consultas gerais, preços reduzidos com orçamento para tratamentos mais complexos).
Não andem de Táxi, usem Uber, no porto sai bastante mais barato. Podem pedir um código de convite que vos oferece uma viagem no valor de 10 euros. Se convidarem amigos, tanto vocês como eles ganham mais uma viagem de 10 euros. Fica aqui o meu já agora:
t41jdue.
Se me lembrar de mais coisas vou editando o post.