Malta do Porto

Pelo contingente deves entrar tranquilamente, assim o espero e desejo. No curso de criminologia da faculdade de direito do Porto o pessoal das ilhas também entrou com menos dois valor do que os que entraram por contingente normal.

Alguns quartos têm requisitos bem estranhos, mas se precisares de ajuda para encontrar alguma coisa diz que o pessoal é daqui e topa logo o que é bom e o que não é tanto.
Assim o farei se precisar de ajuda e espero entrar na boa! Vi agora a diferença em psicologia e são cerca de 4/5 valores :tonguewink:
Requisitos muito estranhos mesmo :tearsofjoy:

então não deves ter grandes problemas. devemos nos ver em setembro :blush:
Espero que sim :relaxed:

• Like
Reactions: vanessafav
Já estudei na FMDUP(fica mesmo em frente a Psicologia) e tinha alguns colegas que moravam mesmo lá perto,acho que na zona costuma haver alguma oferta. De qualquer forma, a faculdade é servida pela Estação de Metro do Pólo Universitário, pelo que se ficares perto de alguma estação dessa linha não ficas mal servida. Eu próprio o fiz e até gostei.

Obrigada por partilhares a tua situação e pela informação. Certamente também vou gostar muito :relaxed:

Nunca percebi porque entram por um contingente especial, assim à primeira vista não me parece muito justo mas não me posso manifestar sobre um assunto que pouco ou nada sei, se calhar até tem alguma razão forte e lógica :confused:.
A razão é pura e simplesmente discriminar, sim DISCRIMINAR, os alunos do continente!

• Like
CRUP | Mais de 1000 jovens entram na universidade com regras especiais - já te tinha mandado em cima mas acho que fiz o EDIT muito em cima da hora e não deu para ver. Epá... é uma cena complicada, duvido muito que vão alterar alguma coisa. Mas acho que pessoal a entrar com 16 a medicina das ilhas e outros a chorar aqui por não entrarem com 17,5 é algo triste.
E existe medicina lá!
Mas não só em medicina, ainda em cima foi dado o exemplo de Psicologia com "cerca de 4/5 valores" de diferença, naturalmente não preciso de dizer que são "cerca de 4/5 valores" para baixo!

• Like
Reactions: Specter
E existe medicina lá!
Mas não só em medicina, ainda em cima foi dado o exemplo de Psicologia com "cerca de 4/5 valores" de diferença, naturalmente não preciso de dizer que são "cerca de 4/5 valores" para baixo!

Não te sei justificar realmente. Compreendo por exemplo o contingente de preferência regional e compreendo que se dê alguma prioridade a militares, por exemplo, mas aos restantes não sei o porquê, mas deverá haver alguma razão.

• Like
Reactions: Diogo M
CRUP | Mais de 1000 jovens entram na universidade com regras especiais - já te tinha mandado em cima mas acho que fiz o EDIT muito em cima da hora e não deu para ver. Epá... é uma cena complicada, duvido muito que vão alterar alguma coisa. Mas acho que pessoal a entrar com 16 a medicina das ilhas e outros a chorar aqui por não entrarem com 17,5 é algo triste.
Intrometendo-me um pouco (desculpem lá) na vossa conversa, não, não é justo! E tal como vocês se sentem discriminados, eu própria que beneficio do contingente Açores também o sinto por mim e por vocês.. É completamente injusto entrar por contingente geral com 16,1 e alguém que beneficia de contingente especial entrar com 11/12 enquanto me esforcei um ano inteiro por isso... Neste caso sinto-me mal por roubarem vagas a quem realmente trabalhou e não conseguiu por piores médias terem tratamentos especiais.. É como se fosse algo de "concorrentes açorianos têm conhecimentos inferiores por serem de ilhas e médias inferiores, vamos lá dar um empurrãozinho", porque certamente temos excelente alunos cá como em qualquer parte do país, mas é o sistema de ensino que temos, tirar aos melhores para dar aos que nada fizeram... No meu caso nem tinha intenções de concorrer com contingente especial, mas visto que se eu não o fizer uma média inferior à minha fica com a minha vaga, não perco nada... Mas percebo a vossa frustração e sou da mesma opinião, é realmente injusto
1f615.png

De nada! Atualmente já não estudo no Porto,mas digo-te que é uma cidade incrível,com grande ambiente. Tenho colegas que também vêm das ilhas e estão a adorar!
O feedback que recebo de amigos que estudam no Porto é exatamente o mesmo! E mesmo quando não fazia qualquer ideia de que curso escolher eu sabia que era para o Porto que queria ir
1f642.png

• Like
Reactions: Specter
Posso-me intrometer nesta conversa para "A Malta do Porto", onde já foram abordados variados temas? :p

Eu estive em Enfermagem, e agora espero conseguir mudar para a FMUP/ICBAS. Visto que sou de longe, também tive que arranjar casa. Esqueçam a Uniplaces, é uma perda de tempo. OLX, Custo Justo e por aí é o caminho xD quem tiver oportunidade para tal, aconselho a irem mesmo ao Porto e verem na zona da Asprela (ou na zona em que queiram alugar quarto), onde há muuuuitos anúncios. Pessoalmente, eu estudava no HSJ e morava atrás da FEUP. Apesar de já ser considerado Areosa, nunca me senti insegura (nem mesmo quando saía dos FEUP Caffés às tantas e ia a pé para casa). Nessa zona, para além de passarem vários 700 e o 305, os quartos são muito mais baratos (rondam os 150€ sem despesas), enquanto mesmo em frente ao HSJ podem chegar aos 250€...

E existe medicina lá!

Percebo a tua revolta. Falando de Medicina, o curso que sempre quis, no ano em que me candidatei a média do último classificado foi 17,25 e eu tinha 17,00. Como é óbvio não entrei, como já estava à espera, mas não consegui não ficar revoltada quando vi que, por exemplo na FMUP (só a fac com a média mais alta do país: naquele ano foi 18,25), a última pessoa entrar beneficiando do regime dos Açores entrou com 15,35 (!!!!). o_O Porque é que um açoriano com 15,35 merece mais que eu, que tinha 17,00? Porque é que um portuense com 18,24 já não conseguia entrar na FMUP, mas um açoriano com 15,35 conseguiu? Enfim...

Anyway, acho que fazem muito bem em vir estudar para o Porto, é uma cidade fantástica, com um espírito académico excelente e mais barata que Lisboa :D

Achas isso justo?

A razão é pura e simplesmente discriminar, sim DISCRIMINAR, os alunos do continente!

Não, não é. A questão é que tu nos açores não tens nada. Tipo, NADA. As escolas são pequenas, e não têm ninguém, por isso as notas deles tendem a ser enviesadas.
O esforço económico de estar a estudar no continente é o equivalente a estares noutro país.
O contingente serve mesmo por causa disso.

Não, não é. A questão é que tu nos açores não tens nada. Tipo, NADA. As escolas são pequenas, e não têm ninguém, por isso as notas deles tendem a ser enviesadas.
O esforço económico de estar a estudar no continente é o equivalente a estares noutro país.
É verdade que nunca lá vivi, mas não acredito que atualmente (em 2016) a diferença seja assim tão grande!

A realidade açoriana não é assim tão "atrasada"...

Vivi lá, vou lá todos os anos e acredita que isso não passa de um estereótipo. A minha mãe deu lá aulas também. Os Açores está ao mesmo nível do continente e continua a progredir, de ano para ano nota-se imensas diferenças nas infraestruturas, etc. E se pensarmos que têm mais população que a Islândia vemos logo que aquilo não é assim tão pequeno.

A minha prima, que vive em Ponta Delgada, tirou lá enfermagem, fez Erasmus nas ilhas Canárias e arranjou logo trabalho na ilha. Aliás, a universidade deles têm uma taxa de desemprego super baixa comparada com as nossas aqui do continente.

A realidade açoriana não é assim tão "atrasada"...

A vossa realidade não é nada atrasada, está ao nosso nível. Trust me.

• Like