Malta do Porto

Não, não é. A questão é que tu nos açores não tens nada. Tipo, NADA. As escolas são pequenas, e não têm ninguém, por isso as notas deles tendem a ser enviesadas.
O esforço económico de estar a estudar no continente é o equivalente a estares noutro país.
O contingente serve mesmo por causa disso.
E então? Não faz sentido, porque se eles forem bons alunos têm nota para o continente na mesma. -.-
Mas lá está, os alunos das ilhas querem o continente porque a qualidade do ensino universitário é superior, acho que isso nem é discutível, falo pelo menos das faculdades de medicina. Os alunos de topo, se tiverem € para isso, vêm todos para o continente

E então? Não faz sentido, porque se eles forem bons alunos têm nota para o continente na mesma. -.-
Mas lá está, os alunos das ilhas querem o continente porque a qualidade do ensino universitário é superior, acho que isso nem é discutível, falo pelo menos das faculdades de medicina. Os alunos de topo, se tiverem € para isso, vêm todos para o continente

Por isso é que acho que faz sentido eles terem os apoios todos. Pensa só, tu sendo de qualquer recanto de portugal tipicamente vais a casa no mínimo todos os meses. Muita gente que eu conhecia ia todas as semanas. O pessoal dos açores ia 2 vezes por ano.

• Like
Reactions: Alexa
Alguém daqui que se candidate à flup e ainda não tenha casa? E alguém que me saiba dizer bons sítios p viver não muito longe da FLUP?

Alguém daqui que se candidate à flup e ainda não tenha casa? E alguém que me saiba dizer bons sítios p viver não muito longe da FLUP?
Já pensaste nas residências?

Para não falar dos alunos com 17.7 de cidades do continente que não entraram e os 17.0 das ilhas que entram . . .

• Like
Reactions: MEDICINAjb
E como faço isso?
Normalmente tens de preencher um formulário online (site dos serviços de ação social) e enviar juntamente com uns documentos. Se fores bolseiro, na candidatura à bolsa pedes complemento de alojamento.
O melhor que tens a fazer é ligares para a residência em questão e tirares as tuas dúvidas
edit: melhor ainda, se calhar, é ligares para os SAS da UP

@Specter @Maxpaynner (ou qualquer pessoa que saiba responder) pelo que vi voces percebem da zona e gostava de por uma questao.
Se eu quiser ir ali de perto da EB 2/3 da Areosa até à FCUP o que aconselham? Ir a pé,de bicleta,metro ou autocarro? Que sitios devo evitar no itinerário?

@Specter @Maxpaynner (ou qualquer pessoa que saiba responder) pelo que vi voces percebem da zona e gostava de por uma questao.
Se eu quiser ir ali de perto da EB 2/3 da Areosa até à FCUP o que aconselham? Ir a pé,de bicleta,metro ou autocarro? Que sitios devo evitar no itinerário?
Avião

Dessa zona ir para a FCUP é um bocado chato.. Vais ter sempre de andar a pé e/ou apanhar múltiplos meios de transporte. O mais directo é autocarro, mas tens de ter muita, muita atenção à hora do dia, que em hora de ponta passar na zona do carvalhido é meio caminho andado para estares hora e meia num autocarro.

O Linhas - STCP passa junto ao viaduto na Fernão Magalhães e deixa-te no BS (é walkable), mas não recomendo em hora de ponta. O caminho mais rápido que me estou a lembrar nessa altura, é apanhares o 305 até perto do estádio do dragão e ires o resto a pé, ou arranjares uma bicicleta dobrável e usares isso para ires até ao dragão e depois apanhares metro até casa da música e um autocarro tipo 90x ou 204 para fazeres o resto do caminho até ciências ou ires mesmo a pé.
Essa é das piores zonas para se ir para o pólo 3.

Basta veres aqui:
Y3N066d.png

As recomendações andam todas para cima de uma hora de viagem.

Sítios a evitar: Evita a zona à volta de Contumil. Campanhã também à noite.

• Like
Reactions: GonçaloDias
Dessa zona ir para a FCUP é um bocado chato.. Vais ter sempre de andar a pé e/ou apanhar múltiplos meios de transporte. O mais directo é autocarro, mas tens de ter muita, muita atenção à hora do dia, que em hora de ponta passar na zona do carvalhido é meio caminho andado para estares hora e meia num autocarro.

O Linhas - STCP passa junto ao viaduto na Fernão Magalhães e deixa-te no BS (é walkable), mas não recomendo em hora de ponta. O caminho mais rápido que me estou a lembrar nessa altura, é apanhares o 305 até perto do estádio do dragão e ires o resto a pé, ou arranjares uma bicicleta dobrável e usares isso para ires até ao dragão e depois apanhares metro até casa da música e um autocarro tipo 90x ou 204 para fazeres o resto do caminho até ciências ou ires mesmo a pé.
Essa é das piores zonas para se ir para o pólo 3.

Basta veres aqui:
Y3N066d.png

As recomendações andam todas para cima de uma hora de viagem.

Sítios a evitar: Evita a zona à volta de Contumil. Campanhã também à noite.

ha muitas subidas e descidas ou é tranquilo ir de bike o caminho todo?

ha muitas subidas e descidas ou é tranquilo ir de bike o caminho todo?

Subidas, descidas e trânsito. É muito estúpido mas a maneira mais rápida é mesmo carro ou mota, pela VCI. Metes-te lá em 10 min, quem tem de andar de transportes está lixado.

Subidas, descidas e trânsito. É muito estúpido mas a maneira mais rápida é mesmo carro ou mota, pela VCI. Metes-te lá em 10 min, quem tem de andar de transportes está lixado.
ainda nem o exame de codigo fiz ;_; tou lixado só para aí em outubro é que a tenho pq os exames de conduçao estao a demorar bue.
la vou eu ter que pedir a famel ao meu avo xD

ainda nem o exame de codigo fiz ;_; tou lixado só para aí em outubro é que a tenho pq os exames de conduçao estao a demorar bue.
la vou eu ter que pedir a famel ao meu avo xD

Famel só dá estilo, vê se a deixas atada a um poste x)

Não tens hipótese de ir morar para outra zona (arrendar noutro sítio, se fores arrendar casa)?

Para quem é de fora e vem estudar para o Porto, aconselho vivamente tirarem o passe: ficam bastante bem servidos com os transportes públicos (especialmente o metro), e por serem estudantes, têm direito a 25% de desconto (mais de forem bolseiros), e o preço de 3 zonas ronda os 27€ já com desconto. Aqui fica o link com todos os documentos necessários. O metro tem algumas linhas a funcionar até à 1hora da manhã (útil para quando quiserem dar uma volta depois do jantar com o pessoal), e em certos eventos académicos (e festas nacionais), funciona a noite toda.

PS: se alguém for para os lados do Pólo Universitário da Asprela, e não viva muito longe, mal saibam que entraram tirem logo uma manhã/tarde para visitarem a zona, foi assim que muitos colegas meus encontraram sítio.