maneiras de entrar no curso que quero

CarolinacSequeira

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Boa tarde, eu não percebo nada disto das entradas na faculdade por isso queria perguntar quais são todas as formas possiveis de eu, tendo ficado colocada num curso e numa faculdade que não gosto, passar para um que gosto, ainda que não seja nesta segunda fase, há algumas alternativas possiveis para mim? nem que seja a meio de um semestre?
obrigada

Solução
Boa tarde, eu não percebo nada disto das entradas na faculdade por isso queria perguntar quais são todas as formas possiveis de eu, tendo ficado colocada num curso e numa faculdade que não gosto, passar para um que gosto, ainda que não seja nesta segunda fase, há algumas alternativas possiveis para mim? nem que seja a meio de um semestre?
obrigada
Boa tarde,
Podes concorrer na segunda e terceira fase de candidaturas, e caso entres, perdes automaticamente a vaga no curso que ficaste colocada na primeira fase.
Podes também, no final do primeiro ano, pedir transferência por mudança de curso/instituição. Neste caso tens que pesquisar no site da universidade para a qual pretendes pedir transferência.

guidsz

Membro
Matrícula
18 Abril 2019
Curso
arquitetura
Instituição
faup
obrigada
Boa tarde,
Podes concorrer na segunda e terceira fase de candidaturas, e caso entres, perdes automaticamente a vaga no curso que ficaste colocada na primeira fase.
Podes também, no final do primeiro ano, pedir transferência por mudança de curso/instituição. Neste caso tens que pesquisar no site da universidade para a qual pretendes pedir transferência.

Solução

DiogoGCardoso

Membro
Matrícula
6 Setembro 2021
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ESTG-IPP
Podes esperar para o ano, podes fazer este ano e tentar pedir transferência de instituição (existem poucas vagas), podes fazer este ano, repetir os exames nacionais e tentar obter os créditos para passares logo ao segundo ano

CarolinacSequeira

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Boa tarde,
mas caso pro ano consiga mudar nao preciso de realizar novamente os exames nacionais? e qual é a probabilidade de conseguir? ha muita gente a faze-lo?
Post automatically merged:

Podes esperar para o ano, podes fazer este ano e tentar pedir transferência de instituição (existem poucas vagas), podes fazer este ano, repetir os exames nacionais e tentar obter os créditos para passares logo ao segundo ano
pois mas a minha ideia era nao repetir os exames nacionais :)

guidsz

Membro
Matrícula
18 Abril 2019
Curso
arquitetura
Instituição
faup
mas caso pro ano consiga mudar nao preciso de realizar novamente os exames nacionais? e qual é a probabilidade de conseguir? ha muita gente a faze-lo?
Caso peças transferência por mudança de curso/instituição e tenhas os exames pedidos no curso em questão, não, não precisas de voltar a repetir os exames nacionais.
Isso depende de cada universidade, geralmente há poucas vagas, mas pode não ser difícil. Um amigo meu ainda este ano mudou de instituição e não foi um processo difícil, correu tudo bem.

DiogoGCardoso

Membro
Matrícula
6 Setembro 2021
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ESTG-IPP

Eh pá, então podes tentar a mudança de instituição mas precisas de ter notas mesmo altas porque as vagas são escassas. Em último recurso se não quiseres abdicar da universidade para a qual queres ir podes tentar fazer um CTESP mas na minha opinião é perda de tempo e vais demorar o tempo de uma licenciatura+mestrado só para fazer uma licenciatura e não aprenderes conhecimento que as outras pessoas que fizeram apenas licenciatura tiveram

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Olaa, a mudança par instituição/curso tem no máximo 15% das vagas do CNAES (acho eu), mas por outro lado consegues entrar com uma nota menor do CNAES. Cada faculdade decide como seria os candidatos sendo os aspetos a serem tido em conta a média do secundário, provas de ingresso e notas do 1ºano de faculdade do curso de origem. Para mudança de curso não interessa a validade dos exames nacionais. Se tiveres mais alguma dúvidas estás à vontade! 😊

• Like
Reactions: Porungda
Matrícula
22 Maio 2021
olá, preciso de esclarecer uma dúvida. não fiquei colocado na minha primeira opção e vou concorrer à 2 fase, tendo ficado colocado na minha 3ª, contudo após pensar melhor não quero seguir esse curso e sim o da 6º opção (caso não entre na segunda fase na 1º opção) e tenho nota para entrar mas não estou na lista de colocados desse curso porque foi a última opção que coloquei. como faço? outro assunto mas interligado, não entrei na 1º opção por critério de desempate de médias (relações internacionais no iscsp) acham que existe hipóteses de entrar na 2º fase? porque em todos os cursos a nota da 2º fase é sempre superior à anterior

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
olá, preciso de esclarecer uma dúvida. não fiquei colocado na minha primeira opção e vou concorrer à 2 fase, tendo ficado colocado na minha 3ª, contudo após pensar melhor não quero seguir esse curso e sim o da 6º opção (caso não entre na segunda fase na 1º opção) e tenho nota para entrar mas não estou na lista de colocados desse curso porque foi a última opção que coloquei. como faço? outro assunto mas interligado, não entrei na 1º opção por critério de desempate de médias (relações internacionais no iscsp) acham que existe hipóteses de entrar na 2º fase? porque em todos os cursos a nota da 2º fase é sempre superior à anterior
Olaa, isso vai depender do numero de estudantes e das notas que eles tenham, caso fosses o único que se candidate a esse curso na 2ª fase até com 10 entravas. Geralmente as médias costumam subir sim mas conheço bastantes cursos que desce pelo que ninguem sabe. Não percebi bem a tua dúvida pelo que se não consegui ajudar peço que reformules a questão melhor.

Matrícula
22 Maio 2021
Olaa, isso vai depender do numero de estudantes e das notas que eles tenham, caso fosses o único que se candidate a esse curso na 2ª fase até com 10 entravas. Geralmente as médias costumam subir sim mas conheço bastantes cursos que desce pelo que ninguem sabe. Não percebi bem a tua dúvida pelo que se não consegui ajudar peço que reformules a questão melhor.
a minha dúvida é a seguinte: fui aceite na minha 3 opção, mas não tenciono escolher esse curso e sim a 6 opção, e a nota do ultimo colocado do curso da 6 opção foi inferior à minha nota de candidatura, ou seja, tenho nota para esse curso. eu queria saber se tenho opção de escolha sob o curso ou se preciso de concorrer à 2 fase para esse curso também. espero que me tenha feito perceber mas admito que é confuso quando fiz a candidatura a única certeza dos cursos que realmente queria seguir era o primeiro, o segundo e o sexto mas este ultimo era o que tinha a média mais baixa e por isso coloquei-o como última opção

DiogoGCardoso

Membro
Matrícula
6 Setembro 2021
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ESTG-IPP
Olaa, a mudança par instituição/curso tem no máximo 15% das vagas do CNAES (acho eu), mas por outro lado consegues entrar com uma nota menor do CNAES. Cada faculdade decide como seria os candidatos sendo os aspetos a serem tido em conta a média do secundário, provas de ingresso e notas do 1ºano de faculdade do curso de origem. Para mudança de curso não interessa a validade dos exames nacionais. Se tiveres mais alguma dúvidas estás à vontade! 😊

Se foi necessário isso então presumo que não há vagas para a segunda fase, não?

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
a minha dúvida é a seguinte: fui aceite na minha 3 opção, mas não tenciono escolher esse curso e sim a 6 opção, e a nota do ultimo colocado do curso da 6 opção foi inferior à minha nota de candidatura, ou seja, tenho nota para esse curso. eu queria saber se tenho opção de escolha sob o curso ou se preciso de concorrer à 2 fase para esse curso também. espero que me tenha feito perceber mas admito que é confuso quando fiz a candidatura a única certeza dos cursos que realmente queria seguir era o primeiro, o segundo e o sexto mas este ultimo era o que tinha a média mais baixa e por isso coloquei-o como última opção
Se entraste na 3ª opção na primeira fase, agora para poderes entrar na 6ª opção tens de te candidatar à 2ª fase.

Se foi necessário isso então presumo que não há vagas para a segunda fase, não?
Não percebi. Era para mim?

Emilia Pintilyuk

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2019
Vais ter de concorrer para a segunda fase , para entrares na tua sexta opção. Vais ter de pôr os cursos de acordo com a tua ordem de preferência ( em primeiro aquele em que mais querias entrar e em último o que gostes menos).
Já agora, pelo que eu entendi , a faculdade em que tu mais querias entrar era o ISCSP em Relações Internacionais…Normalmente as médias na segunda fase sobem, mas se não for problemático para ti , poderias concorrer às RI no ISCSP no regime pós laboral em vez do diurno, pois as médias são mais baixas e tens os mesmos professores e as mesmas disciplinas ( claro se não for problemático para ti estudares das 18 ás 22). Depois para o ano podes pedir transferência para o regime diurno…ou até mesmo nesse ano poderias perguntar aos professores se te deixaríam ir ás aulas no regime diurno, e ías lá no horário pós laboral apenas quando fossem dias de exames, frequências, apresentações.