Matéria Exame Português

Margarida Augusto

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2022
Relativamente às obras opcionais, foi-me dito que no exame podemos selecionar as que demos nas aulas, não precisamos de fazer, nem de ler as duas.
Mas estou a fazer exames de português para treinar e por exemplo, a Parte B do primeiro grupo do exame do ano passado tem 2 excertos, o primeiro da obra Viagens na Minha Terra (não dei) e o outro do Amor de Perdição (dei em aula), e depois as 3 perguntas desta parte pedem para comparar personagens das duas obras e características das obras. Ou seja, para responder às 3 perguntas dá-me a entender que é necessário ler ambas... Em que sentido é que podemos selecionar o que demos nas aulas? Afinal é preciso ler as obras todas?
É o meu primeiro exame de Português e agora fiquei confusa.

A sério? Eu fui ver os exames de 2022 e não vi esses dois excertos, podes mandar foto?

Relativamente às obras opcionais, foi-me dito que no exame podemos selecionar as que demos nas aulas, não precisamos de fazer, nem de ler as duas.
Mas estou a fazer exames de português para treinar e por exemplo, a Parte B do primeiro grupo do exame do ano passado tem 2 excertos, o primeiro da obra Viagens na Minha Terra (não dei) e o outro do Amor de Perdição (dei em aula), e depois as 3 perguntas desta parte pedem para comparar personagens das duas obras e características das obras. Ou seja, para responder às 3 perguntas dá-me a entender que é necessário ler ambas... Em que sentido é que podemos selecionar o que demos nas aulas? Afinal é preciso ler as obras todas?
É o meu primeiro exame de Português e agora fiquei confusa.
Oi! Irei também fazer este ano exame de português.
Sobre a questão, é só necessário estudarmos a obra que demos em aula - as ditas opcionais. Essa questão em específico só se refere ao que está no excerto do exame, nada mais, portanto não era necessário teres conhecimento da obra Viagens na Minha Terra, são questões que apenas se referem ao excerto apresentado. Outra forma de incluírem as obras opcionais pode ser como Parte C, em que te pedem, por exemplo, para falarem sobre o Romantismo e exemplos da obra estudada. Aí, falarias sobre o Amor de Perdição, enquanto os alunos que deram as Viagens, iriam falar sobre essa obra.
Espero ter ajudado!