@andree_ Oi oi André! Tanto o Diogo como a Cristiana já explicaram e muito bem: deves fazer sempre exercícios ligeiramente acima do teu nível atual (se continuas a repetir exercícios que já estás farto de saber, então não estás a aprender nada de novo. O que tu queres é procurar aqueles exercícios em que ainda tens dúvidas, porque esses é que te vão fazer aprender). Deixo aqui outras ideias:
Lembra-te de todas as maneiras diferentes de ver/fazer a mesma coisa
Por exemplo, de quantas maneiras diferentes consegues ver um polinómio? Uma é [math]2x^3-2x, [/math] ou se soubermos as raízes/zeros, também podemos escrever [math]2x(x-1)(x+1). [/math] Isto é muito importante quando resolves exercícios, porque o segredo é saber qual é a perspetiva que deves usar (dependendo dos dados que tens). É como eu costumo dizer: "
não há exercícios difíceis, apenas estás a ver da perspetiva errada". A verdade é que nenhum exercício de matemática requer grande originalidade ou criatividade, por isso, se parece que estás a inventar demasiado, é porque estás no caminho errado.
Se estás parado num exercício, há 3 opções:
1. Leste mal o enunciado (volta a ler), ou
2. Fizeste algum erro a meio que tornou o exercício mais difícil (procura o erro ou passa à frente e tenta resolver o exercício mais tarde), ou
3. Não percebes alguma parte da matéria (descobre exatamente o que não percebes e revê ou pergunta a alguém)
Tenta explicar-te a matéria toda
Esta é a melhor maneira de teres uma visão geral da matéria e de perceberes como as ideias se ligam umas às outras - assim será muito mais fácil lembrares-te da matéria (porque tu acabaste de inventar a tua própria explicação!) Talvez queiras primeiro rever a matéria toda - felizmente, eu tenho uma playlist de Matemática A que te pode ajudar a rever tudo:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLmXHtzilUbISk011NSfFmmnffTWbzJnLO
Outras dicas de estudo
Tenho um vídeo com dicas mais gerais de estudo (como fazer apontamentos e estudar todos os dias sem esforço):
Não é só o estudo que conta
Além de métodos de estudo, também convém falar no resto: especialmente,
dormir! Dormir bem torna tudo na vida mais fácil: estás mais bem disposto e menos ansioso, estás mais atento e com mais energia, e também memorizas melhor. Dormir bem ou não pode ser a diferença entre uma nega e uma boa nota. Se queres descobrir mais, eu tenho um vídeo que explica o que deves fazer:
Além disso, uma alimentação saudável e exercício físico regular também fazem a diferença!