Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Ciências e Tecnologias 12º. Ano
Boa sorte 🤗 Eu tenho teste de matemática amanhã 😭😭 e tmb sai geometria 😭
Obrigada!! :D
Ai, credo, boa sorte!! Espero que corra bem!!
Sobre geometria, o stor tinha dito que não, mas depois disse que saía uma equação e daí fiquei sem entender. Vou ver melhor o que ele diz no mail.

Reactions: Alexandre André

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas: 12° ano
"Um polinómio P de grau 5 tem cinco zeros distintos. Mostra que P' tem quatro zeros."
Como é que se demonstra? :confused:
Ui esse exercício é horrível, está no meu manual, o que a minha stora explicou é:
Considerando a,b,c,d,e cinco zeros consecutivos de P, tens de fazer teorema de lagrange para cada intervalo. Isto é:
Sendo P continua em [a , b] e diferenciáveis em ]a , b[ temos
P’(x)=0
Ou seja entre cada intervalo de zeros de P existe um zero de P’, isto é entre a e b há um zero, entre b e c outro zero, entre c e d outro zero e entre d e é outro zero...
Logo P’ tem 4 zeros...

filipaocas.costa

Membro Caloiro
Matrícula
9 Outubro 2018
Faz bastantes exercícios e esquece as fórmulas no exame... se o fizeres fica tudo retido no cérebro!
Bom Estudo :) Objectivo 20! ahah
Olá! Consegue arranjar recursos do manual NOVO ESPAÇO 10? Obrigada 💥
Mensagem fundida automaticamente:

Ui esse exercício é horrível, está no meu manual, o que a minha stora explicou é:
Considerando a,b,c,d,e cinco zeros consecutivos de P, tens de fazer teorema de lagrange para cada intervalo. Isto é:
P’(x)=0
Ou seja entre cada intervalo de zeros de P existe um zero de P’, isto é entre a e b há um zero, entre b e c outro zero, entre c e d outro zero e entre d e é outro zero...
Logo P’ tem 4 zeros...

Arranjos ou ...combinações?
Os arranjos têm em conta a ordem, são normalmente sequências.
As combinações são conjuntos, grupos de coisas. Imagina, normalmente quando diz "temos uma caixa com 20 bolas indistinguíveis umas das outras" costuma ser combinações.

"Um polinómio P de grau 5 tem cinco zeros distintos. Mostra que P' tem quatro zeros."
Como é que se demonstra? :confused:

P’(x)=0
Logo P’ tem 4 zeros...[/QUOTE
Olá! Consegue arranjar recursos do manual NOVO ESPAÇO 10? Obrigada

P’(x)=0
Logo P’ tem 4 zeros...[/QUOTE
Olá! Consegue arranjar recursos do manual NOVO ESPAÇO 10? Obrigada
Obrigada!! :D
Ai, credo, boa sorte!! Espero que corra bem!!
Sobre geometria, o stor tinha dito que não, mas depois disse que saía uma equação e daí fiquei sem entender. Vou ver melhor o que ele diz no mail.
Ola! Consegues-me ceder alguns recursos do manual NOVO ESPAÇO 10? Obrigada.😘

Reactions: Bremer Pereira

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
P’(x)=0
Logo P’ tem 4 zeros...
Percebi! Muito Obrigado! :D

Luís Todo Bom

Membro Dux
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
P’(x)=0
Logo P’ tem 4 zeros...
Nao tens de referir tambem que isto só acontece porque a derivada tem no maximo 4 zeros?
@Alfa estou errado ou tem mesmo de se dizer?
Nao quero ser picuinhas ou desagradavel mas acho que tive um exercicio parecido com essa parte do pelo menos e fui descontado xD

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Nao tens de referir tambem que isto só acontece porque a derivada tem no maximo 4 zeros?
@Alfa estou errado ou tem mesmo de se dizer?
Nao quero ser picuinhas ou desagradavel mas acho que tive um exercicio parecido com essa parte do pelo menos e fui descontado xD
Depende do enunciado. Se for pedido para provar que a derivada tem "pelo menos" quatro zeros, isto chega.

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Eu derivava a função f(x) para a achar a expressão da derivada e depois via f'(1), que é o declive da reta. Depois é só achares um ponto da função para achares a ordenada na origem, por ex. (1, f(1)) xd
O meu problema é que a derivada tinha me dado algo diferente do que era suposto... Eu depois lá volto antes que queime o cérebro todo
A equação é y=5x-1? :nomouth:
Quase. Pelo que tenho aqui, diz que é y = 5x - 6

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Quase. Pelo que tenho aqui, diz que é y = 5x - 6
Sim, pois é, esqueci-me de substituir na equação da reta para achar o B:sweatsmile: Achei o f(1) que dava -1 e por distração assumi que era o B. Sendo assim, é y=5x-6
Já agora, precisavamos de apresentar a derivada na forma simplificada? É que eu deixei só fx =\[ \frac{(3(x-2)^2\ast x^2)\;-\;((x-2)^3\ast2x)}{x^4} \] pois como era para substituir por x=1, se não simplificar não seria descontado, pois não?

Última edição:

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Sim, pois é, esqueci-me de substituir na equação da reta para achar o B:sweatsmile: Achei o f(1) que dava -1 e por distração assumi que era o B. Sendo assim, é y=5x-6
Já agora, precisavamos de apresentar a derivada na forma simplificada? É que eu deixei só fx =\[ \frac{(3(x-2)^2\ast x^2)\;-\;((x-2)^3\ast2x)}{x^4} \] pois como era para substituir por x=1, se não simplificar não seria descontado, pois não?
Como é que fizeste a derivada?
-
Bom, eu tinha chegado a algo do género, disso que tens, mas aqui, no solucionário, eles têm isto assim:
1547481643449.png
Eu tentei ver se chegava aí, mas só fiz mais porcaria e fiquei encalhada, pelo que a frustação me levou a apagar tudinho :tearsofjoy:

Última edição:

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Não tenho a certeza mas acho que até te descontam no exame nacional se te pedirem a primeira derivada e apresentares assim, mas também não custa nada, para aquilo que já passámos neste secundário :tearsofjoy:, até podes fazer o cubo com o binómio de newton, para ser chiqueee hahahaha
Aplicas primeiro a regra do quociente e depois a do expoente xd

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
f'(x)=\[ \frac{((x-2)^3)'\ast(x^2)-((x-2)^3\ast(x^2)'}{(x^2)^2} \]
O ' representa derivada, agora é só fazeres a derivada dos que têm ', que dá o que escrevi acima pois não simplifiquei.

Não tenho a certeza mas acho que até te descontam no exame nacional se te pedirem a primeira derivada e apresentares assim, mas também não custa nada, para aquilo que já passámos neste secundário :tearsofjoy:, até podes fazer o cubo com o binómio de newton, para ser chiqueee hahahaha
Pois, é melhor jogar pelo seguro xD

Ana Noronha

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso

Aplicas primeiro a regra do quociente e depois a do expoente xd
f'(x)=\[ \frac{((x-2)^3)'\ast(x^2)-((x-2)^3\ast(x^2)'}{(x^2)^2} \]
O ' representa derivada, agora é só fazeres a derivada dos que têm ', que dá o que escrevi acima pois não simplifiquei.

Pois, é melhor jogar pelo seguro xD
Thank you, guys!!
Qualquer coisa, deixo como o @David1154 fez xDD

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Esta função é de um exercício sobre áreas, a minha questão é, como fica a derivada da função :\[ f(x)=4x\frac ba\sqrt{a^2-x^2} \]

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Esta função é de um exercício sobre áreas, a minha questão é, como fica a derivada da função :\[ f(x)=4x\frac ba\sqrt{a^2-x^2} \]
Tens de ter em atenção que \(a\) e \(b\) são constantes; imagina que são números concretos e trata-os como tal quando derivas. Portanto,
\[ f'(x) = \left( 4x\frac{b}{a}\sqrt{a^2-x^2}\right)' = 4\frac{b}{a}\left( x\sqrt{a^2-x^2}\right)' = 4\frac{b}{a}\left( \sqrt{a^2-x^2} + x(\sqrt{a^2-x^2})'\right) = 4\frac{b}{a}\left( \sqrt{a^2-x^2} -\frac{x^2}{\sqrt{a^2-x^2}}\right) =4\frac{b}{a}\frac{a^2-2x^2}{\sqrt{a^2-x^2}}\]

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Tens de ter em atenção que \(a\) e \(b\) são constantes; imagina que são números concretos e trata-os como tal quando derivas. Portanto,
\[ f'(x) = \left( 4x\frac{b}{a}\sqrt{a^2-x^2}\right)' = 4\frac{b}{a}\left( x\sqrt{a^2-x^2}\right)' = 4\frac{b}{a}\left( \sqrt{a^2-x^2} + x(\sqrt{a^2-x^2})'\right) = 4\frac{b}{a}\left( \sqrt{a^2-x^2} -\frac{x^2}{\sqrt{a^2-x^2}}\right) =4\frac{b}{a}\frac{a^2-2x^2}{\sqrt{a^2-x^2}}\]
Só não percebi o primeiro passo, onde o 4 b/a passa para fora :/ É porquê?