Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Pois, mas em exame é necessário fazer isso?
Não tem sido comum em exame aparecerem limites que necessitem de mudanças de variável. No entanto, caso aparecesse este limite, eu diria que seria preferível explicitar a mudança de variável para reduzir este limite ao limite notável conhecido.

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Não tem sido comum em exame aparecerem limites que necessitem de mudanças de variável. No entanto, caso aparecesse este limite, eu diria que seria preferível explicitar a mudança de variável para reduzir este limite ao limite notável conhecido.
Apareceu nos exames de 2017 e penso que em anos anteriores também. :p

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Apareceu nos exames de 2017 e penso que em anos anteriores também. :p
Os limites dos exames de 2017 podiam ser resolvidos sem mudança de variável, apenas com manipulações algébricas que os transformavam em limites notáveis. É provável que aconteça o mesmo com limites em exames de anos anteriores.

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Se quisermos justificar isso como deve ser temos mesmo de fazer uma mudança de variável (\(y=5x\))e usar o limite notável do seno:
\[ \lim_{x \rightarrow 0} \frac{\sin(5x)}{5x} = \lim_{y \rightarrow 0} \frac{\sin(y)}{y} = 1. \]
Limite notável do seno? Nunca ouvi falar de tal coisa :tearsofjoy: presumo que seja matéria de trigonometria do 12º e ainda não chegámos lá. Anyway, podia resolver esse limite com uma comparação certo?

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Limite notável do seno? Nunca ouvi falar de tal coisa :tearsofjoy: presumo que seja matéria de trigonometria do 12º e ainda não chegámos lá. Anyway, podia resolver esse limite com uma comparação certo?
Como farias isso?

• Like
Reactions: pdrjs

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Esquece, pensei que o x fosse para +oo, quando é para zero :tearsofjoy:
Também é possível fazer aqui um enquadramento (a demonstração mais tradicional deste limite faz isso mesmo, partindo de considerações geométricas), mas não é nada óbvio.

• Like

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas: 12° ano
Olá a todos! Será que alguém me poderia ajudar na 3.2? não percebo a pergunta... obrigada!
A questão 3.w pede-te para mostrares que existe um x pertencente ao intervalo de ]0,pi/3[ tal que g(x)= g’(x)
Aqui terás de usar Teorema de Bolzano penso eu.
Como tal podes construir uma função h e, que h(x)=g(x) - g’(x)
Primeiro passo será justificares q h é continua no intervalo pedido:
- A função h é continua no intervalo de [0,pi/3] pois diz respeito á soma de funcoes continuas.
Em seguida:
h(0)= g(0) - g’(0)=(ainda n aprendi a calcular a derivada do seno por isso n sei ahah)
h(pi/3)= g(pi/3) - g’(pi/3)=
Depois é só averiguar que segundo o corolário do Teorema de Bolzano (neste caso h(0) * h(pi/3) < 0,isto é, o valor de h(0) e h(pi/3) são simétricos (um é positivo e outro negativo), existe pelo menos uma solução tal que g(x)=g’(x) em ]0,pi/3[.

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
A questão 3.w pede-te para mostrares que existe um x pertencente ao intervalo de ]0,pi/3[ tal que g(x)= g’(x)
- A função h é continua no intervalo de [0,pi/3] pois diz respeito á soma de funcoes continuas.
Em seguida:
h(0)= g(0) - g’(0)=(ainda n aprendi a calcular a derivada do seno por isso n sei ahah)
Depois é só averiguar que segundo o corolário do Teorema de Bolzano (neste caso h(0) * h(pi/3) < 0,isto é, o valor de h(0) e h(pi/3) são simétricos (um é positivo e outro negativo), existe pelo menos uma solução tal que g(x)=g’(x) em ]0,pi/3[.
O Teorema de Bolzano está a assustar-me um bocado. Sei que no exame da 1ªF deste ano um dos exercícios de "seleção" foi precisamente com ele. Plus, o meu stor disse que o T.B permitia fazer exercícios muito giros (com um um brilho de malvadez nos olhos)... :sob::tearsofjoy: vamos lá ver o que ele põe no teste!

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas: 12° ano
AF3BC83A-A954-4A3F-91CF-0823F2FBC612.jpeg
Well fui ver ao formulário de exame a fórmula da derivada do seno, mas como n dei n sei se está correto o cálculo, se n estiver pedia ao @Alfa ou outra pessoa que corrigisse...
Mas a estrutra da resposta é essa 🤗
Mensagem fundida automaticamente:

O Teorema de Bolzano está a assustar-me um bocado. Sei que no exame da 1ªF deste ano um dos exercícios de "seleção" foi precisamente com ele. Plus, o meu stor disse que o T.B permitia fazer exercícios muito giros (com um um brilho de malvadez nos olhos)... :sob::tearsofjoy: vamos lá ver o que ele põe no teste!
Por acaso nos meusntestes n tem saído nada por aí além 😁 E nunca fiz um exercício muito difícil do T.B, mas sim houve um do exame 2018 primeira fase q era para usar Bolzano e n fazia ideia ahah mas tmb estava misturado c coisas q ainda não dei...

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Tudo pode servir para um exercício de selecção. ;) O teorema de Bolzano em si não é difícil.

• Like
Reactions: pdrjs and Blasty

DanielaGuerreiro

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2017
Em seguida:
Muito obrigada!

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Alguém me pode ajudar na 12.6? Obrigada 😋
Limites notáveis fazem de mim chinelo, haha
Temos
\[ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{x+\sin(2x)}{x} = \lim_{x\rightarrow 0}\left(1+\frac{\sin(2x)}{x}\right) = 1+\lim_{x\rightarrow 0}\frac{\sin(2x)}{x} .\]
Este último limite pode ser resolvido com recurso à mudança de variável \(y=2x\):
\[ 1+\lim_{x\rightarrow 0}\frac{\sin(2x)}{x} = 1+\lim_{y\rightarrow 0} \frac{\sin(y)}{y/2} = 1+2\lim_{y\rightarrow 0} \frac{\sin(y)}{y} = 1+2\times 1 = 3 . \]

• Like
Reactions: pdrjs and BeatrizM

BeatrizM

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
12º - Ciências e Tecnologias
Temos
\[ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{x+\sin(2x)}{x} = \lim_{x\rightarrow 0}\left(1+\frac{\sin(2x)}{x}\right) = 1+\lim_{x\rightarrow 0}\frac{\sin(2x)}{x} .\]
Este último limite pode ser resolvido com recurso à mudança de variável \(y=2x\):
\[ 1+\lim_{x\rightarrow 0}\frac{\sin(2x)}{x} = 1+\lim_{y\rightarrow 0} \frac{\sin(y)}{y/2} = 1+2\lim_{y\rightarrow 0} \frac{\sin(y)}{y} = 1+2\times 1 = 3 . \]
Muito obrigada!

Beabb3

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias 11ano
Olá alguém me consegue explicar como eu chego ao contradomínio desta função?
E o 91 e a solução e o intervalo de {2,+infinito {

Attachments

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
Olá alguém me consegue explicar como eu chego ao contradomínio desta função?
E o 91 e a solução e o intervalo de {2,+infinito {
Há pelo menos duas alternativas.

Método 1

Queremos saber para que valores \(a\in\mathbb{R}\) se tem \( f(x)=a\) para algum \(x\in\mathbb{R}\). Isto corresponde a determinar para que valores de \(a\) tem solução a equação
\[ 2^{-x}+2^x = a . \]
Uma vez que \(2^{-x}+2^x>0\) para qualquer \(x\) real, basta-nos considerar \(a\) positivo.
Multiplicando ambos os membros por \(2^x\), obtemos
\[ 1 + \left( 2^x\right)^2 = a2^x \ \ \ \ \Leftrightarrow \ \ \ \ \left( 2^x\right)^2 -a2^x+1= 0 . \]
Isto é uma equação quadrática em \(2^x\). Fazendo a mudança de variável \(y=2^x\), obtemos
\[ y^2 - ay +1=0 \ \ \ \ \Leftrightarrow\ \ \ y= \frac{a\pm\sqrt{a^2 - 4}}{2} . \]
Notemos que, sendo \(a>0\), temos
\[ \sqrt{a^2-4} <\sqrt{a^2} = a, \]
pelo que ambas as soluções desta equação são positivas. Regressando à variável \(x\), obtemos
\[ 2^x = \frac{a\pm\sqrt{a^2 - 4}}{2}\ \ \ \ \Leftrightarrow \ \ \ \ x = \log_2\left(\frac{a\pm\sqrt{a^2 - 4}}{2}\right) . \]
Isto faz sentido porque, como observado anteriormente, ambas as soluções da equação quadrática obtida são positivas. Daqui podemos concluir que a equação \(f(x)=a\) se e só se \( a^2 - 4 \geq 0 \), isto é (tendo mais uma vez em conta que \(a>0\)), \(a\geq 2\).

O contradomínio de \(f\) é, portanto, o intervalo \([2,+\infty[\).

Método 2

Uma vez mais, pretendemos saber para que valores \(a\in\mathbb{R}^+\) se tem \( f(x)=a\) para algum \(x\in\mathbb{R}\).

Em primeiro lugar, note-se que a função \(f\) é par:
\[ f(-x) = 2^{-(-x)} + 2^{-x} = 2^x+2^{-x} = f(x).\]
Em segundo lugar, temos
\[ f'(x) = -\ln(2)2^{-x} +\ln(2)2^x = \ln(2)(2^x-2^{-x}). \]
Se \(x\geq 0\), temos \( -x\leq x\), pelo que \(2^{-x}\leq 2^x \). Logo, para \(x\geq 0\), temos \(f'(x)\geq 0\), pelo que \(f\) é crescente em \( \mathbb{R}^+_0\).

Juntando este facto ao facto de a função ser par, concluímos que, para qualquer \(x\in\mathbb{R}\), \(f(x)\geq f(0)=2 \).

Para além disso,
\[ \lim_{x\rightarrow -\infty}f(x)= \lim_{x\rightarrow +\infty}f(x)=+\infty . \]
Logo, o contradomínio de \(f\) é o intervalo \([2,+\infty[\) (para justificar convenientemente este último passo seria necessário apelar ao teorema de Bolzano de uma forma um pouco delicada, mas decidi incluir esta resolução porque me pareceu visualmente mais clara).

• Like

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Ciências e Tecnologias 12º Ano
Boa tarde, alguém sabe como se calcula analiticamente o contradominio dasfunções \[ \sin\left(\alpha\right)+\cos\left(a\right)\;ou\;\sin\left(a\right)+x\cos(a) \] . (OBS: Procuro saber o CD dessas duas funções, elas não são a mesma)