Matemática A - Dúvidas e Exercícios

David Lopes

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2018
Olá!
Alguém pode ajudar?
O código de um cofre é uma sequência de 2 algarismos e 3 letras(seja o alfabeto com 26 letras). Quantos códigos é possível formar se:
a) se os algarismos são diferentes e as letras vogais?
b) se os algarismos são iguais e as letras diferentes?

Por favor, respondam! ☺

• Like
Reactions: David1154

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Olá!
Alguém pode ajudar?
O código de um cofre é uma sequência de 2 algarismos e 3 letras(seja o alfabeto com 26 letras). Quantos códigos é possível formar se:

Por favor, respondam! ☺
O que me deu, foi:
a) 9x10x5x5x 5 10x9 corresponde a escolher 2 algarismos diferentes, e 5^3 corresponde a escolher 5 vogais
b)10x1x26x25x24 corresponde a escolher 1 algarismo dos 10, e x1 porque o algarismo tem de ser igual. Depois 26x25x24 corresponde aos 3 algarismos dos 26, sendo que têm de ser diferentes

Última edição:
  • Like
Reactions: David Lopes

Estudante96

Membro Veterano
Matrícula
9 Novembro 2018
Olá!
Alguém pode ajudar?

Por favor, respondam! ☺
O que me deu, foi:
a) 9x10x5x5x 5 10x9 corresponde a escolher 2 algarismos diferentes, e 5^3 corresponde a escolher 5 vogais
b)10x1x26x25x24 corresponde a escolher 1 algarismo dos 10, e x1 porque o algarismo tem de ser igual. Depois 26x25x24 corresponde aos 3 algarismos dos 26, sendo que têm de ser diferentes
@David1154 , no enunciado, ao que me parece, não há restrição relativamente à ordem pela qual os algarismos e as letras ocorrem, pelo que aparecerem primeiro os 2 algarismos e depois as 3 letras é só um dos cenários possíveis, há muitos outros que têm de ser contabilizados (primeiro as letras e depois os algarismos, letras e algarismos alternados, etc...)

@David Lopes eu julgo que será assim:

a) 10x9x5x5x5x[5 C 3]
b) 10x1x26x25x24x[5 C 3]

No último fator de ambos os exercícios recorri a combinações para incluir no meu cálculo os diferentes cenários possíveis para o código do cofre no que diz respeito à posição dos algarismos e das letras na sequência. Espero não me ter enganado e, se tiveres a solução, confirma sff!

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
N sei se ainda precisas mas fiz assim:
Ver anexo 6896
Mensagem fundida automaticamente:
WTF, eu não tenho nenhuma expressão deste género no meu manual (novo espaço)... e já acabámos as exponenciais... o stôr também nunca nos mostrou nada do género. estou bue à nora... será que isto sai no exame @Alfa ? Estas expressões com uma base diferente de e, elevadas a n dentro do limite... (?????) e limites elevados a limites (nunca vi tal coisa), só me apetece chorar com os ex's que vcs metem aqui de exponenciais... estava tao confiante para o teste, mas vim dar um vista de olhos aqui e o decrescimento da confiança foi exponencial 😂

• Like
Reactions: Bremer Pereira

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
WTF, eu não tenho nenhuma expressão deste género no meu manual (novo espaço)... e já acabámos as exponenciais... o stôr também nunca nos mostrou nada do género. estou bue à nora... será que isto sai no exame @Alfa ? Estas expressões com uma base diferente de e, elevadas a n dentro do limite... (?????) e limites elevados a limites (nunca vi tal coisa), só me apetece chorar com os ex's que vcs metem aqui de exponenciais... estava tao confiante para o teste, mas vim dar um vista de olhos aqui e o decrescimento da confiança foi exponencial 😂
É normal que os exercícios que aqui são colocados sejam mais difíceis, são esses que suscitam dúvidas. Claro que esse grau de dificuldade não é necessariamente representativo do de um teste de um professor particular ou de um exame.

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
@David1154 , no enunciado, ao que me parece, não há restrição relativamente à ordem pela qual os algarismos e as letras ocorrem, pelo que aparecerem primeiro os 2 algarismos e depois as 3 letras é só um dos cenários possíveis, há muitos outros que têm de ser contabilizados (primeiro as letras e depois os algarismos, letras e algarismos alternados, etc...)

@David Lopes eu julgo que será assim:

a) 10x9x5x5x5x[5 C 3]
b) 10x1x26x25x24x[5 C 3]

No último fator de ambos os exercícios recorri a combinações para incluir no meu cálculo os diferentes cenários possíveis para o código do cofre no que diz respeito à posição dos algarismos e das letras na sequência. Espero não me ter enganado e, se tiveres a solução, confirma sff!
Tive essa dúvida na hora de resolver 😅 Mas depois acabei por optar por não contabilizar as trocas. Obrigado :)

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
É normal que os exercícios que aqui são colocados sejam mais difíceis, são esses que suscitam dúvidas. Claro que esse grau de dificuldade não é necessariamente representativo do de um teste de um professor particular ou de um exame.
Ajudas-me num dúvida parva por favor? Vou ter teste na quinta e pus rever-me o meu primeiro teste e não percebi este meu raciocínio:
"No jantar do seu aniversário ,a Rita convidou as suas quatro amigas para jantar em sua casa. No jantar participaram também os pais, o irmão, os quatro avós e duas tias. Dispondo-se lado a lado, todas as pessoas (14) presentes nu jantar, quantas fotografias diferentes podem ser tiradas com os quatro avós juntos e com as quatro amigas também juntas? A minha resposta, correta, foi 4!x4!x8!, e o que eu não percebo é o 8!... 🤪

Na minha revisão de combinatória/probabilidades reencontrei alguns exercícios interessantes que gostava de partilhar com vocês, por não serem tão óbvios, além disso sempre é mais material de estudo para testes e exame. Cá vão eles (se tiverem alguma dúvida eu posso facultar a resolução): @Ana Noronha @Bremer Pereira @David1154
6946
6947
694869506951

Última edição:

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
"No jantar do seu aniversário ,a Rita convidou as suas quatro amigas para jantar em sua casa. No jantar participaram também os pais, o irmão, os quatro avós e duas tias. Dispondo-se lado a lado, todas as pessoas (14) presentes nu jantar, quantas fotografias diferentes podem ser tiradas com os quatro avós juntos e com as quatro amigas também juntas? A minha resposta, correta, foi 4!x4!x8!, e o que eu não percebo é o 8!... 🤪
Tens de ordenar as quatro pessoas dentro do bloco dos avós e as quatro pessoas dentro do bloco das amigas; é daqui que vêm os dois 4!. O 8! vem da necessidade de ordenar o bloco dos avós, o bloco das amigas e as seis pessoas restantes (como os dois blocos de pessoas que têm de ficar juntas são "indivisíveis", contam como "uma coisa só", daí que estejas a ordenar 8 objectos).

• Love
Reactions: Alexandre André

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Tens de ordenar as quatro pessoas dentro do bloco dos avós e as quatro pessoas dentro do bloco das amigas; é daqui que vêm os dois 4!. O 8! vem da necessidade de ordenar o bloco dos avós, o bloco das amigas e as seis pessoas restantes (como os dois blocos de pessoas que têm de ficar juntas são "indivisíveis", contam como "uma coisa só", daí que estejas a ordenar 8 objectos).
Oh alright! mil e um ábacos!

• Haha
Reactions: Alfa

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas: 12° ano
E afinal o modo como resolvi estava errado, na segunda feira depois de terem enviado esse exercício fiz um do tipo na aula e a stora explicou:
6954

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
supondo que temos ((5^2)^2)^2 obtemos 390625, que é o mesmo resultado que (5^2)^3
Isto não é verdade.

mas (2^n)^2 dá 2^2n, não 2^(n+1) (i guess), xD
Isto é verdade.

EDIT: Sendo um bocadinho menos lacónico: (a^b)^c = a^(bc), é a regra da "potência de uma potência". Portanto, ((5^2)^2)^2 = (5^2)^4 = 5^8 e (5^2)^3 = 5^6. Não dá o mesmo.

Como disse o @Alexandre André, (2^n)^2 = 2^(2n), por esta propriedade.

Última edição:

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas: 12° ano
Ah ok assim percebi xD, mas acho que te enganaste ao separar o exponente, vê lá se concordas com a minha resolução:
Ver anexo 6955
Pois mas 2 elevado a x vezes 2 = 2 elevado a x +1...

fun never ends... roll eyes emoji haha, bem devo ter feito alguma cena mal...
A cena é que eu pus os parênteses retos e da maneira q fiz com o 2 elevado a x e depois omparneteses reto e depois o 2 é o mesmo que ter (2elevado a x) vezes 2 = 2 elevado a x+1 (ach eu 😂)