Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Ciências Socioeconómicas: 12° ano
Ah ok assim percebi xD, mas acho que te enganaste ao separar o exponente, vê lá se concordas com a minha resolução:
Ver anexo 6955
Pois mas 2 elevado a x vezes 2 = 2 elevado a x +1...
Mensagem fundida automaticamente:

fun never ends... roll eyes emoji haha, bem devo ter feito alguma cena mal...
A cena é que eu pus os parênteses retos e da maneira q fiz com o 2 elevado a x e depois omparneteses reto e depois o 2 é o mesmo que ter (2elevado a x) vezes 2 = 2 elevado a x+1 (ach eu 😂)

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
E afinal o modo como resolvi estava errado, na segunda feira depois de terem enviado esse exercício fiz um do tipo na aula e a stora explicou:
Ver anexo 6954
Mas esta resolução está correcta. O que acontece é que a^(2^(n+1)) = a^(2^n * 2) = (a^(2^n))^2.

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Pois mas 2 elevado a x vezes 2 = 2 elevado a x +1...

A cena é que eu pus os parênteses retos e da maneira q fiz com o 2 elevado a x e depois omparneteses reto e depois o 2 é o mesmo que ter (2elevado a x) vezes 2 = 2 elevado a x+1 (ach eu 😂)
Ai não sei, olhando assim de relance para a minha resolução não vejo nada mal 🤣😂😂😂 🤪<--- (este emoji é hilariante), dá mesmo e-4?

Reactions: Bremer Pereira

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Repara que, em geral, a^(2^(n+1)) não é a^(2^(2n)), os expoentes são diferentes.
Já entendi! Muito obrigado! :)

Ajudas-me num dúvida parva por favor? Vou ter teste na quinta e pus rever-me o meu primeiro teste e não percebi este meu raciocínio:
"No jantar do seu aniversário ,a Rita convidou as suas quatro amigas para jantar em sua casa. No jantar participaram também os pais, o irmão, os quatro avós e duas tias. Dispondo-se lado a lado, todas as pessoas (14) presentes nu jantar, quantas fotografias diferentes podem ser tiradas com os quatro avós juntos e com as quatro amigas também juntas? A minha resposta, correta, foi 4!x4!x8!, e o que eu não percebo é o 8!... 🤪

Na minha revisão de combinatória/probabilidades reencontrei alguns exercícios interessantes que gostava de partilhar com vocês, por não serem tão óbvios, além disso sempre é mais material de estudo para testes e exame. Cá vão eles (se tiverem alguma dúvida eu posso facultar a resolução): @Ana Noronha @Bremer Pereira @David1154
Ver anexo 6946
Ver anexo 6947
Ver anexo 6948Ver anexo 6950Ver anexo 6951
Só vi agora! Vou tentar fzer :D

Ajudas-me num dúvida parva por favor? Vou ter teste na quinta e pus rever-me o meu primeiro teste e não percebi este meu raciocínio:
"No jantar do seu aniversário ,a Rita convidou as suas quatro amigas para jantar em sua casa. No jantar participaram também os pais, o irmão, os quatro avós e duas tias. Dispondo-se lado a lado, todas as pessoas (14) presentes nu jantar, quantas fotografias diferentes podem ser tiradas com os quatro avós juntos e com as quatro amigas também juntas? A minha resposta, correta, foi 4!x4!x8!, e o que eu não percebo é o 8!... 🤪

Na minha revisão de combinatória/probabilidades reencontrei alguns exercícios interessantes que gostava de partilhar com vocês, por não serem tão óbvios, além disso sempre é mais material de estudo para testes e exame. Cá vão eles (se tiverem alguma dúvida eu posso facultar a resolução): @Ana Noronha @Bremer Pereira @David1154
Ver anexo 6946
Ver anexo 6947
Ver anexo 6948Ver anexo 6950Ver anexo 6951
Bem, na primeira optei pela B, como o 21C11 = 21C10, pus um deles em evidencia, e fiquei com 10c3+10C4 dentro de parentesis, que é igual a 11C4.
Na segunda xD, não sei ao certo, mas escolhi a D. Penso que o 2! seja da troca de lugares entre eles, o resto não consigo justificar, mas pareceu a mais legit :)
Na terceira, escolhi a C pois seria escolher pelo menos 2 ramos dos n exitentes, ou seja, seria 2^n - a possibilidade de de nao escolher nenhum ramo (1), e - a probabilidade de só escolher um ramo (n).
Na quarta, fui buscar a P(B) = P(aUB) - 0.5. Como tinhamos a P(A n B)=0.2, ficaria 0.2/ P(AnB)-0.5, e como P(AnB) terá de ser sempre superior a 0.5, o valor vai ser sempre maior ou igual que 2/5. PS: eu acho que percebo esta, mas nao consigo bem justificar o final.
A última, vou pedir que não respondas, vou tentar fazer amanhã xD

Última edição: