Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Dúvida enormemente importante.
1553457473660.png
1553457497877.png
1º Eles calculam Lim (x -> -1- ), porém eu calculei x -> -1+ e deu log(-infinito). Neste caso, assumimos que a equação é impossível ou tiramos de lá o -1 e fica log (-1) + log (+ infinito) e com alguma batota assumimos que deu + infinito?

• Like
Reactions: David1154

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Ver anexo 7248
Sinto-me inteligente, não pensei que fosse resultar a divisão de polinómios ahahah 🤓
ehehe, muito obrigado! :)
Dúvida enormemente importante.
Ver anexo 7249
Ver anexo 7250
1º Eles calculam Lim (x -> -1- ), porém eu calculei x -> -1+ e deu log(-infinito). Neste caso, assumimos que a equação é impossível ou tiramos de lá o -1 e fica log (-1) + log (+ infinito) e com alguma batota assumimos que deu + infinito?
Penso que fica impossível, o log nunca pode ser negativo.

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Deu-me uma cena diferente :\
Está desfocado. Mas não utilizaste a divisão de pol.?
Mensagem fundida automaticamente:

ehehe, muito obrigado! :)

Penso que fica impossível, o log nunca pode ser negativo.
Ok obrigado! Então nesse caso temos que tentar o outro limite lateral certo? (admitido que o intervalo está aberto nesse ponto claro).

• Like

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Está desfocado. Mas não utilizaste a divisão de pol.?

Ok obrigado! Então nesse caso temos que tentar o outro limite lateral certo? (admitido que o intervalo está aberto nesse ponto claro).
Repara que -1+ não faz parte do domínio, pelo que só te interessa o -1- :)
Não conseguem perceber mesmo com o desfocado? Não consigo dar upload com mais qualidade pq o Uni diz que é demasiado pesado :/, só consigo pelo PC , mas só o vou ter amanhã

• Like

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
Repara que -1+ não faz parte do domínio, pelo que só te interessa o -1-
Não conseguem perceber mesmo com o desfocado? Não consigo dar upload com mais qualidade pq o Uni diz que é demasiado pesado :/, só consigo pelo PC , mas só o vou ter amanhã
É díficil perceber, só consigo perceber porque tinha a solução e os números da tua solução até se viam bem :/

• Like
Reactions: Alexandre André

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Repara que -1+ não faz parte do domínio, pelo que só te interessa o -1- :)
Basta o resultado final, vou ver onde errei. Nem me lembrei disso, obrigado!!!!!!!!!!

Deu-me uma cena diferente :\
Já percebi o que fizeste! Faz sentido. Sendo assim, acho que não dá para fazer a divisão de polinómios com exponenciais xD

• Like

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Basta o resultado final, vou ver onde errei. Nem me lembrei disso, obrigado!!!!!!!!!!

Já percebi o que fizeste! Faz sentido. Sendo assim, acho que não dá para fazer a divisão de polinómios com exponenciais xD
Acho que dá, mas neste caso não era preciso XD

• Like

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Alguém me pode ajudar neste exercicio sff? A resposta é a B mas não sei pq, para mim faz mais sentido ser a A) :/
Ver anexo 7254
54524808_1031252207077863_8661858393511690240_n.jpg55892444_1168862789947088_1258797941716418560_n.jpg

Olá, eu fiz dessa maneira. Mas agora que penso pelo teorema dos enquadramentos seria mais fácil? Mas o dominio restringe essa possibilidade, acho que essa é mesmo a única maneira. Mas como é escolha múltipla devia haver uma maneira mais fácil (mas também é da raiz e eles são malucos por isso xD)... De qualquer forma, como eu fiz está certo!

tigs

Membro
Matrícula
3 Agosto 2017
Ver anexo 7255Ver anexo 7256

Olá, eu fiz dessa maneira. Mas agora que penso pelo teorema dos enquadramentos seria mais fácil? Mas o dominio restringe essa possibilidade, acho que essa é mesmo a única maneira. Mas como é escolha múltipla devia haver uma maneira mais fácil (mas também é da raiz e eles são malucos por isso xD)... De qualquer forma, como eu fiz está certo!
Obgg!! Mas não percebi mt bem a última parte, podes explicar sff? (dscp tar a chatear :| )

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Alguém me pode ajudar neste exercicio sff? A resposta é a B mas não sei pq, para mim faz mais sentido ser a A) :/
Ver anexo 7254
Repara que o domínio de f é de 30° a 135°. O valor máximo do seno nesse intervalo será em 90° e o mínimo em 30°, pelo que a função (gof)(x)= e^senx terá um máximo quando senx for máximo e um mínimo quando senx for mínimo, pelo que o contradomínio será de e^sen30°=e^(1/2) a e^sen90°= e^1=e. Eu expliquei com graus para ser mais intuitivo, mas com radianos é a mesma cena. Já agora 3π/4 = 4π/4-π/4=π-π/4 , na circunferência trigonométrica é intuitivo se marcares estes ângulos, e podes facilmente ver o máximo e o mínimo do seno no domínio indicado

tigs

Membro
Matrícula
3 Agosto 2017
Repara que o domínio de f é de 30° a 135°. O valor máximo do seno nesse intervalo será em 90° e o mínimo em 30°, pelo que a função (gof)(x)= e^senx terá um máximo quando senx for máximo e um mínimo quando senx for mínimo, pelo que o contradomínio será de e^sen30°=e^(1/2) a e^sen90°= e^1=e. Eu expliquei com graus para ser mais intuitivo, mas com radianos é a mesma cena. Já agora 3π/4 = 4π/4-π/4=π-π/4 , na circunferência trigonométrica é intuitivo se marcares estes ângulos, e podes facilmente ver o máximo e o mínimo do seno no domínio indicado
obg já entendi :D

• Like