Matemática A - Dúvidas e Exercícios

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Num referencial oxyz, como é que ficaria uma reta pararela ao y=0, por exemplo? Que tipo de imagem estaria a ver?
Uma reta paralela ao plano y=0, será perpendicular ao vetor diretor do plano.
Bom dia, será que alguém me consegue resolver este limite??
Não percebo o porquê de me dar errado.
Lim x--->2+. (x+1)/ln(x+1)
Obrigado
Nesse limite, é só substituíres o x pelo 2, não há indeterminação. Pelo que dá 3/ln3.

nunomiguelguerreiro

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
30 Maio 2018
Instituição
IST
Bom dia,
Alguém me poderia ajudar nesta passagem:
Obrigada! 😊
Creio que esta passagem está explicada no início do exercício. Relembro que essa é apenas uma proposta de resolução, pelo que o limite poderia ser resolvido de outra forma. Aqui segue a explicação:

\[ \sin x = 2 \sin\left(\frac{x}{2}\right) \cos\left(\frac{x}{2}\right) \Leftrightarrow \sin\left(\frac{x}{2}\right) = \frac{\sin x}{2 \cos \left(\frac{x}{2}\right)} \]

• Like
Reactions: Tatiana Major

Tatiana Major

Membro
Matrícula
1 Março 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Creio que esta passagem está explicada no início do exercício. Relembro que essa é apenas uma proposta de resolução, pelo que o limite poderia ser resolvido de outra forma. Aqui segue a explicação:

\[ \sin x = 2 \sin\left(\frac{x}{2}\right) \cos\left(\frac{x}{2}\right) \Leftrightarrow \sin\left(\frac{x}{2}\right) = \frac{\sin x}{2 \cos \left(\frac{x}{2}\right)} \]
Realmente está e passou-me completamente ao lado. Muito obrigada! 😄

Pedro Carvalho17

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
8002

Para ser perpendicular a xOy teria que ser uma das faces laterais certo?, por exemplo, ORS ou OQV?
OTS também daria?

Alexandre André

Membro Dux
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Física
Instituição
FCUL
Não entendo esse raciocínio, não estão a contar planos a mais? Para mim seriam 6 casos favoráveis, 4 faces e 2 planos das diagonais...

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
Não entendo esse raciocínio, não estão a contar planos a mais? Para mim seriam 6 casos favoráveis, 4 faces e 2 planos das diagonais...
Lembra-te de que em cada face tens quatro vértices e que para definir um plano te bastam três. Os casos favoráveis são esses seis planos, mas há várias maneiras de definir planos iguais com os vértices que tens.

Alexandre André

Membro Dux
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Física
Instituição
FCUL
Lembra-te de que em cada face tens quatro vértices e que para definir um plano te bastam três. Os casos favoráveis são esses seis planos, mas há várias maneiras de definir planos iguais com os vértices que tens.
E de onde vêem os restantes 18 planos dos teus casos favoráveis?

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
E de onde vêem os restantes 18 planos dos teus casos favoráveis?
Vê por exemplo a face [RQSV]. Para definir o plano que contém esta face tens quatro possibilidades: RQS, RQV, QSV e SVR. Isto é o mesmo que \(^4C_3\) O mesmo acontece para os restantes cinco planos, pelo que os casos favoráveis são \(6*^4C_3\). Os casos possíveis são \(^8C_3\). Os planos são apenas seis, mas o mesmo plano pode ser definido usando vértices diferentes.

• Like
Reactions: Blasty

Alexandre André

Membro Dux
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Física
Instituição
FCUL
Vê por exemplo a face [RQSV]. Para definir o plano que contém esta face tens quatro possibilidades: RQS, RQV, QSV e SVR. Isto é o mesmo que \(^4C_3\) O mesmo acontece para os restantes cinco planos, pelo que os casos favoráveis são \(6*^4C_3\). Os casos possíveis são \(^8C_3\). Os planos são apenas seis, mas o mesmo plano pode ser definido usando vértices diferentes.
Faz sentido, lapso meu, obrigado!

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Muito obrigado! Com vontade tudo se faz!

A nova prova já está disponível em Provas Modelo de Exame. Bom trabalho!
Olá Nuno! Desde já obrigado pela prova e pelas anteriores, o meu estudo para exame passou por todas elas! Algumas gralhas na prova 2 2019:
1- A correção está mal.
3- O enunciado está incorreto, na correção dá para perceber a gralha no mesmo, acho que era 3k em vez de k^2, mas já nao me recordo.
15- Nesta pergunta não sei se é gralha na linguagem ou sou eu que estou a interpretar mal: "Mostre que a função h' admite um zero em ]...,...[", como é um zero creio que está subentendido que é apenas um zero, tu só fizeste até ao teorema de bolzano (eu tentei derivar mas não era possível concluir que era estritamente crescente, até acho que n era) por isso a minha pergunta é, quando diz "mostre que h' admite um zero" é equivalente dizer "mostre que h' admite apenas um zero" ou "pelo menos um zero"?

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Boa noite, não estou de todo a perceber o exercício 8 no que toca à resolução. Alguem me ajuda?
O centro do círculo não era suposto ser (0, 2i)?
8010
8011

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
O centro é (0,2), 2i represente o eixo dos imaginários, ou seja o eixo das ordenadas num referencial " normal "
Então mas não era suposto o argumento de z que está no intervalo pi/4 a pi/2 estar no primeiro quadrante? A reta OA representa o que?

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
A reta OA até a reta OB representa a região delimitada pelo arg de z ( Pi/4 a Pi/2)
Mas se pi/4 corresponde a um ângulo de 45º, não era suposto estar em cerca de metade do primeiro quadrante? É porque assim está a apanhar toda a parte? É isto que me está a fazer confusão :/

Pedro Carvalho17

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Sim, é suposto estar a metade do primeiro quadrante. Se fizeres a distância OA e AB deverá dar o mesmo valor, pega aí numa régua xD

• Like
Reactions: David1154