Matemática A - Dúvidas e Exercícios

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
error 404--not found
Instituição
502 Bad Gateway
Multiplicaram a equação por e^x para tirar aquele e^x no denominador do 2. Como é que te deu só uma solução? Não fizeste equação do segundo grau então?
Eu não fiz assim. Eu passei o para a esquerda, e coloquei o e^x em evidencia. Fiquei com \[ e^x( 1+\frac 2 {e^{2x}}-\frac{3e^x}{e^{2x}})=0 \]
Depois, deu me no fim x=0 :/

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
Logo se vê
Eu não fiz assim. Eu passei o para a esquerda, e coloquei o e^x em evidencia. Fiquei com \[ e^x( 1+\frac 2 {e^{2x}}-\frac{3e^x}{e^{2x}})=0 \]
Depois, deu me no fim x=0 :/
Mas ficavas na mesma com essas soluções se fizesses a lei do anulamento do produto.

• Like
Reactions: Ryuki

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
error 404--not found
Instituição
502 Bad Gateway
Mas ficavas na mesma com essas soluções se fizesses a lei do anulamento do produto.
\[ e^x=0\space V \space \frac{2-3e^x}{e^{2x}}=-1 <=>eq.impossível\space V \space 2-3e^x=-1 \space \wedge \space e^{2x}\neq-1 <=> x=0 \]
:///

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
Logo se vê
\[ e^x=0\space V \space \frac{2-3e^x}{e^{2x}}=-1 <=>eq.impossível\space V \space 2-3e^x=-1 \space \wedge \space e^{2x}\neq-1 <=> x=0 \]
:///
\[e^x=0 \lor \frac{2-3e^x}{e^{2x}}=-1 \Leftrightarrow \text{C.I. } \lor 2-3e^x=-\left(e^x\right)^2 \Leftrightarrow \left(e^x\right)^2-3e^x+2=0\]
Só se pode fazer isto porque \(e^{2x}=0 \) é impossível em \(\mathbb{R}\), obviamente

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
A nível de dificuldade o exame parece bastante parecido ao da primeira fase. Aliás, muitas perguntas são mesmo semelhantes (as matérias sujeitas as exames foram praticamente as mesmas).

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
error 404--not found
Instituição
502 Bad Gateway
\[e^x=0 \lor \frac{2-3e^x}{e^{2x}}=-1 \Leftrightarrow \text{C.I. } \lor 2-3e^x=-\left(e^x\right)^2 \Leftrightarrow \left(e^x\right)^2-3e^x+2=0\]
Só se pode fazer isto porque \(e^{2x}=0 \) é impossível em \(\mathbb{R}\), obviamente
Como é que não vi isso..............
Obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Tinhas de passar o 1 para a esquerda e, assim, já usavas dessa maneira e obtinhas a fórmula falada em cima.
Obrigado!

• Like
Reactions: Edgar H

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
Logo se vê
A nível de dificuldade o exame parece bastante parecido ao da primeira fase. Aliás, muitas perguntas são mesmo semelhantes (as matérias sujeitas as exames foram praticamente as mesmas).
Não fui à segunda fase, mas do que vi também achei o exame muito semelhante, quase previsível mesmo. Talvez a mais trabalhosa fosse a última, não por ser difícil mas por ser preciso relacionar tudo sobre as retas. Se bem que desta vez achei algumas escolhas múltiplas muito mais fáceis.

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Como correu pessoal? A última era impossível xd foi a única que errei. Ainda não percebi a resolução sinceramente
Ya, a última era muito difícil. Eu resolvi à bocado depois de ver os critérios, e acho que era difícil um aluno ter tempo para fazer as contas todas e chegar ao resultado final a tempo.

Attachments

• Sad
Reactions: Rodrigo Martins

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Ya, a última era muito difícil. Eu resolvi à bocado depois de ver os critérios, e acho que era difícil um aluno ter tempo para fazer as contas todas e chegar ao resultado final a tempo.
O problema é que não consegui desdobrar a equação da reta s. Estou areependido de não ter inventado um valor qualquer para o b dessa reta e ter continuado, secalhar já tinha mais uns pontos pelo procedimento certo. Ao menos tinham metido esse "truque" mais no final dos tópicos sei lá.

Bremer Pereira

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2017
Curso
Candidato a Gestão no ISCTE 😁
Este ano vou para o 10 ano e vou ter matemática A e por isso queria saber quais sao as vossas dicas para me dar bem a esta disciplina ?
Nao sou nenhum genio a matematica, mas acho q a maioria vai te dar a mesma dica:
Tomar atençao ás aulas, porque ao compreenderes as coisas na sala de aula já é meio caminho andado para seres bem sucedida nesta disicplina;
Tirar todas as tuas duvidas (e n tenhas vergonha, por mais basica q pareça insiste em tirar essa duvida porque pode impedir-te de compreender a materia na sua totalidade)
E por fim, o mais importsnte: praticar, praticar, praticar... Fazer muitoa exercicios e realmente compreender o que foi feito em cada um deles... Podes fazer exercicios do teu manual para te ambientares bem c a materia, e depois de outros manuais, ou outras fontes se quiseres progredir ainda mais... 😁
Boa sorte com o 10° ano e vai correr tudo bem 😁
Vai com espirito de dedicacao e esforço que vais dar-te bem c o secundario 😁