Matemática A - Dúvidas e Exercícios

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
Eu fiz - - - - - - - - - - - -
6*10*9*8*7*6*5*4*3*2*1*5 = 10!*6*5 É assim que se faz este? Eu tou na dúvida é porque se eu fizer assim eu acho que vou ter mais rapazes do que aos que realmente tenho .
Não fiz a conta, mas eu faria 6A2 * 10!.

Estudante96

Membro Veterano
Matrícula
9 Novembro 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Alguém me consegue explicar como eu resolvo o exercício 2.3 ?
Ver anexo 9717
2.3)
O número de maneiras de dispor os 12 jovens nessas condições (e considerando que os namorados têm de ficar juntos - não é o que o exercício pede: ver EDIT no final) é (6x1).(5x1).(8x1).(6x1).(4x1).(2x1) [Tanto "x" e "." representam multiplicação, apenas coloquei assim por uma questão de organização e por facilitar o texto explicativo que vou colocar de seguida].
O fator 6x1 representa as 6 possibilidades para o rapaz que fica numa das extremidades, ficando logo definido quem fica ao seu lado: a respetiva namorada (daí a multiplicação por 1)
O fator 5x1 representa as 5 possibilidades para o rapaz que fica na outra extremidade (note-se que 1 rapaz já foi colocado na outra extremidade), ficando logo definido onde a namorada desse rapaz fica.
Os restantes fatores representam as possibilidades de posicionar os restantes elementos. Repara que já foram posicionados 2 rapazes e as respetivas namoradas, pelo que só sobram 12-4=8 pessoas. Ao lado de quem já está posicionado pode colocar-se qualquer uma das restantes 8 pessoas, sendo que a pessoa posicionada ao seu lado fica imediatamente definida: é o seu namorado ou namorada (daí o 8x1). Continuando este raciocínio, sobram 8-2=6 pessoas, podendo posicionar-se qualquer uma delas ao lado das pessoas já posicionadas, sendo o seu namorado/a que ficará obrigatoriamente ao seu lado (daí o 6x1) e por aí fora.
Espero não ter cometido nenhum erro, já não é propriamente cedo e é preciso considerar umas quantas coisas x) Se tiveres a solução confirma o resultado sff

EDIT: Eu considerei, na resolução, que o texto inicial do enunciado pretendia que o casais de namorados ficassem juntos. Agora estive a reler e não sei se isso é mesmo pedido...Estou a achar a forma como está escrito ligeiramente ambíguo, provavelmente é problema meu xD
Se os casais não tiverem de ficar juntos, o número de maneiras de dispôr as 12 pessoas nas condições da alínea 2.3 é: 6.5. 10!
6 representa as possibilidades para qualquer rapaz ficar numa extremidade e o fator 5 representa as possibilidades para o rapaz que fica na outra extremidade. 10! representa o facto das restantes pessoas poderem trocar de posição entre si livremente.

EDIT2: Se fosse eu a fazer, acho que acabaria por achar que não é necessário os namorados ficarem juntos, pelo que a resolução será a que está no EDIT anterior (porém, vou deixar a resolução da mensagem que até serve para contrastar duas situações distintas).

Última edição:
  • Like
Reactions: Sofia122

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Não fiz a conta, mas eu faria 6A2 * 10!
Penso que dê o mesmo que me deu a mim.
2.3)
O número de maneiras de dispor os 12 jovens nessas condições (considerando que os namorados têm de ficar juntos) é (6x1).(5x1).(8x1).(6x1).(4x1).(2x1) [Tanto "x" e "." representam multiplicação, apenas coloquei assim por uma questão de organização e por facilitar o texto explicativo que vou colocar de seguida].
O fator 6x1 representa as 6 possibilidades para o rapaz que fica numa das extremidades, ficando logo definido quem fica ao seu lado: a respetiva namorada (daí a multiplicação por 1)
O fator 5x1 representa as 5 possibilidades para o rapaz que fica na outra extremidade (note-se que 1 rapaz já foi colocado na outra extremidade), ficando logo definido onde a namorada desse rapaz se vai sentar.
Os restantes fatores representam as possibilidades de sentar os restantes elementos. Repara que já foram sentados 2 rapazes e as respetivas namoradas, pelo que só sobram 12-4=8 pessoas. Num dado banco ao lado de quem já está sentado pode sentar-se qualquer uma das restantes 8 pessoas, sendo que a pessoa sentada ao seu lado fica imediatamente definida: é o seu namorado ou namorada (daí o 8x1). Continuando este raciocínio, sobram 8-2=6 pessoas, podendo sentar-se qualquer uma delas num banco ao lado das pessoas já sentadas, sendo o seu namorado/a que ficará obrigatoriamente ao seu lado (daí o 6x1) e por aí fora.
Espero não ter cometido nenhum erro, já não é propriamente cedo e é preciso considerar umas quantas coisas x) Se tiveres a solução confirma o resultado sff

EDIT: Eu considerei, na resolução, que o texto inicial do enunciado pretendia que o casais de namorados ficassem juntos. Agora estive a reler e não sei se isso é mesmo pedido...Estou a achar a forma como está escrito ligeiramente ambíguo, provavelmente é problema meu xD
Se os casais não tiverem de ficar juntos, o número de maneiras de dispôr as 12 pessoas nas condições da alínea 2.3 é: 6.5. 10!
6 representa as possibilidades para qualquer rapaz ficar numa extremidade e o fator 5 representa as possibilidades para o rapaz que fica na outra extremidade. 10! representa o facto das restantes pessoas poderem trocar de posição entre si livremente.

EDIT2: Se fosse eu a fazer, acho que acabaria por achar que não é necessário os namorados ficarem juntos, pelo que a resolução será a que está no EDIT anterior (porém, vou deixar a resolução da mensagem que até serve para contrastar duas situações distintas).
Como no enunciado não fala que os namorados tem de estar juntos com as namoradas penso que a resolução seja mesmo a 6*5*10! Que foi o que eu fiz. Não sei porquê mas esta resolução faz-me pensar que tou a colocar rapazes a mais. É isto que me está a pôr em dúvida.

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
Penso que dê o mesmo que me deu a mim.

Como no enunciado não fala que os namorados tem de estar juntos com as namoradas penso que a resolução seja mesmo a 6*5*10! Que foi o que eu fiz. Não sei porquê mas esta resolução faz-me pensar que tou a colocar rapazes a mais. É isto que me está a pôr em dúvida.
Não estás, eu também faria assim.

• Like

Estudante96

Membro Veterano
Matrícula
9 Novembro 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCUP
Como no enunciado não fala que os namorados tem de estar juntos com as namoradas penso que a resolução seja mesmo a 6*5*10! Que foi o que eu fiz. Não sei porquê mas esta resolução faz-me pensar que tou a colocar rapazes a mais.
Também acho que sim, confesso que a primeira vez que li o enunciado não foi com a atenção que devia. Porém, estando aquela resolução inicial feita, sempre pode ficar para comparar diferentes situações.

Em relação à resolução, pensa no seguinte: Tu posicionas, dos 6 rapazes, um numa das extremidades, sobrando 11 pessoas. A outra restrição, na outra extremidade também fica um rapaz, faz-te posicionar outro rapaz, sobrando 10 pessoas. Neste momento, estão posicionados 2 rapazes, sobrando 10 pessoas que são as 6 raparigas mais os 4 rapazes. Ora, estes 4 rapazes mais os 2 rapazes das extremidades perfazem os 6 rapazes.

• Like

MarianaNeto

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá!!
Eu estou um pouco confusa em alguns exercícios. Por exemplo, no exercício: "Quatro raparigas e quatro rapazes entram num restaurante e dirigem-se a uma mesa comprida, com quatro lugares de cada lado. Determina de quantas maneiras diferentes podem os oito jovens ficar sentados, se a Ana e o Rui, dois dos jovens, não ficarem um em frente do outro".

Eu percebi a solução (8! - 4 x 2! x 6!), mas não entendi a razão pela qual o "4" não é também fatorial!
Eu estive a resolver outros problemas e há vezes em que o nº de blocos é colocado como um nº fatorial e outras em que não é (espero que isto não tenha sido confuso). Será que alguém me poderia ajudar?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá!!
Eu estou um pouco confusa em alguns exercícios. Por exemplo, no exercício: "Quatro raparigas e quatro rapazes entram num restaurante e dirigem-se a uma mesa comprida, com quatro lugares de cada lado. Determina de quantas maneiras diferentes podem os oito jovens ficar sentados, se a Ana e o Rui, dois dos jovens, não ficarem um em frente do outro".

Eu percebi a solução (8! - 4 x 2! x 6!), mas não entendi a razão pela qual o "4" não é também fatorial!
Eu estive a resolver outros problemas e há vezes em que o nº de blocos é colocado como um nº fatorial e outras em que não é (espero que isto não tenha sido confuso). Será que alguém me poderia ajudar?
Existem 4 pares de lugares que permitem que a Ana e o Rui fiquem em frente um do outro (e não 4!), sendo que depois eles os dois podem ir para um dos lados da mesa ou para o outro (daí o 2 ou 2!). De seguida, só resta distribuir os outros amigos pelos lugares restantes (6!).

MarianaNeto

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Existem 4 pares de lugares que permitem que a Ana e o Rui fiquem em frente um do outro (e não 4!), sendo que depois eles os dois podem ir para um dos lados da mesa ou para o outro (daí o 2 ou 2!). De seguida, só resta distribuir os outros amigos pelos lugares restantes (6!).
Já percebi!!
Muito obrigada! 😄

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Também acho que sim, confesso que a primeira vez que li o enunciado não foi com a atenção que devia. Porém, estando aquela resolução inicial feita, sempre pode ficar para comparar diferentes situações.

Em relação à resolução, pensa no seguinte: Tu posicionas, dos 6 rapazes, um numa das extremidades, sobrando 11 pessoas. A outra restrição, na outra extremidade também fica um rapaz, faz-te posicionar outro rapaz, sobrando 10 pessoas. Neste momento, estão posicionados 2 rapazes, sobrando 10 pessoas que são as 6 raparigas mais os 4 rapazes. Ora, estes 4 rapazes mais os 2 rapazes das extremidades perfazem os 6 rapazes.
Acho que era mesmo isto que me faltava entender.
Muito obrigada pela ajuda. 😁

• Fabulous
Reactions: Estudante96

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Instituição
EBSSRP
Olá! Será que alguém me pode ajudar neste exercício?
Tentei resolver com a definição do post acima mas não cheguei lá na mesma...
Obrigada
IMG_20190930_132026.jpg

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa Tarde , será que alguém me pode ajudar no exercício 40.2 ?
IMG_20190930_183611.png

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
Na solução dá 14400
Sim, tinha lido mal.
É esta a situação que tens:
Para que nenhum rapaz fique ao lado de outro, precisas de escolher as posições para os rapazes de entre esses espaços em branco. Depois de estar, lembra-te de que as raparigas podem permutar entre si.

_F_F_F_F_F_

TigasPraz

Membro
Matrícula
24 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
Secundário
Olá, alguém me pode ajudar? Estou com dúvidas em perceber em que exercícios usar arranjos e em que exercícios usar combinações.
Obrigado.

tmv1195

Membro Veterano
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
Olá, alguém me pode ajudar? Estou com dúvidas em perceber em que exercícios usar arranjos e em que exercícios usar combinações.
Obrigado.
Utilizas arranjos quando a ordem é relevante/os elementos são diferentes entre si. Se estiveres a retirar sucessivamente bolas numeradas de uma caixa para formar um número, é diferente retirares pela ordem 123 (formando o número cento e vinte e três) e retirares pela ordem 321 (formando o número trezentos e vinte e um). As bolas são as mesmas, mas a ordem em que aparecem é relevante, pelo que utilizas arranjos.

Utlizas combinações quando a ordem não é relevante. Imagina que estás a tirar nomes de um saco para formar um grupo. O grupo que tem a Maria, o João e a Cátia é exatamente o mesmo grupo que tem a Cátia, a Maria e o João. É indiferente retirares primeiro a Cátia ou a Maria porque vais obter o mesmo grupo e os lugares dentro do grupo são todos iguais.

Agora imagina que o primeiro nome a sair será o presidente de uma comissão, o segundo será o vice-presidente e o terceiro será o secretário. Como é diferente ser a Maria presidente de ser a Cátia presidente, é relevante a ordem pela qual os nomes aparecem. Neste caso já utilizarias arranjos.

Não há uma receita universal para isto. Deves pensar se a ordem é relevante e faz diferença no final (utilizas arranjos) ou se é indiferente (utilizas combinações).

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Sim, tinha lido mal.
É esta a situação que tens:
Para que nenhum rapaz fique ao lado de outro, precisas de escolher as posições para os rapazes de entre esses espaços em branco. Depois de estar, lembra-te de que as raparigas podem permutar entre si.

_F_F_F_F_F_
O problema é que eu fiz assim e não me deu esse resultado.