Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
A 14 b, como é que fizeste?
No 14 b) fiz 4A4*3*12C6 .
4A4 é a forma como eu arranjo os discos brancos e uso arranjos porque eles são diferentes. Depois multipliquei por 3 porque eles podem fica numa coluna, linha ou diagonal. O 12C6 são nos restantes lugares eu vou colocar os 6 discos pretos.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
No 14 b) fiz 4A4*3*12C6 .
4A4 é a forma como eu arranjo os discos brancos e uso arranjos porque eles são diferentes. Depois multipliquei por 3 porque eles podem fica numa coluna, linha ou diagonal. O 12C6 são nos restantes lugares eu vou colocar os 6 discos pretos.
Mas ao multiplicares por 3, assumes que há apenas 1 linha, 1 coluna e 1 diagonal. Mas há 4 colunas, 4 linhas e 4 diagonais. Acho que é o que te falta.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Mas ao multiplicares por 3, assumes que há apenas 1 linha, 1 coluna e 1 diagonal. Mas há 4 colunas, 4 linhas e 4 diagonais. Acho que é o que te falta.
Só há 2 diagonais.
Então a resolução é a seguinte ?
4A4*4*12C6+4A4*4*12C6+4A4*2*12C6= 221760
Mensagem fundida automaticamente:

Sim, mas no exercício diz especificamente que tem de ser na fila da frente. Ao multiplicares por 2, podem ficar em qualquer uma das filas (ou todas à frente, ou todas atrás).
A cena que ainda me está a fazer confusão é que mesmo que eu limite a 10 lugares (que são a quantidade de lugares de uma fila) as bolas azuis e verdes podem ficar misturadas pelas duas filas pois há no total 20 lugares.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Só há 2 diagonais.
Então a resolução é a seguinte ?
4A4*4*12C6+4A4*4*12C6+4A4*2*12C6= 221760
Sim, penso que sim. @Alfa podes confirmar?

cena que ainda me está a fazer confusão é que mesmo que eu limite a 10 lugares (que são a quantidade de lugares de uma fila) as bolas azuis e verdes podem ficar misturadas pelas duas filas pois há no total 20 lugares.
Mas as bolas verdes têm de ficar juntas com as azuis, ou seja, na mesma fila.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Mas as bolas verdes têm de ficar juntas com as azuis, ou seja, na mesma fila.
Eu sei mas está-me a fazer confusão porque há mais do que 10 lugares. E eu ao selecionar 10 na minha cabeça há a hipótese de selecionar lugares nas duas filas.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Eu sei mas está-me a fazer confusão porque há mais do que 10 lugares. E eu ao selecionar 10 na minha cabeça há a hipótese de selecionar lugares nas duas filas.
Mas se as azuis têem de ficar na primeira fila e as verdes juntas com as azuis, e como há 6 azuis e 4 verde, então só podem ficar na primeira fila.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Mas se as azuis têem de ficar na primeira fila e as verdes juntas com as azuis, e como há 6 azuis e 4 verde, então só podem ficar na primeira fila.
Se calhar sou eu que estou a pensar muito no problema mas eu ao selecionar 10 lugares e escolher 6 para colocar as azuis já estou a garantir que fico com as azuis na mesma fila? Para mim há a hipótese de as azuis ficarem distribuídas pelas duas filas. Só se ao selecionar 10 lugares estivesse como que a eliminar o facto de haver outra fila é que eu não pensaria assim.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
u ao selecionar 10 lugares e escolher 6 para colocar as azuis já estou a garantir que fico com as azuis na mesma fila
Quando fazes 10C6, estás a escolher 6 sítios, de 10 disponíveis, para colocares as bolas. Estás a contabilizar, não estás a inferir que é no sitio X ou y.

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa Tarde , alguém me pode confirmar a resolução destes 2 exercícios ?
1572281195898.png
O 4.1 deu-me 1440.
Fiz: 3!*4!*2*5
O 4.2 a resolução é a seguinte ?
1572281310097.png

Miguel25Cruz

Membro
Matrícula
25 Janeiro 2019
Ola, alguem me ajuda neste exercício? é um pouco urgente pq tenho teste amanha haha. A resposta é a B mas não sei como chegar láSem Título.png

Larissa M

Membro
Matrícula
30 Novembro 2017
Curso
CT - Mat 12.º ano
Oi pessoal. Ajudam-me neste exercício? (pode ser simples para alguns mas realmente não entendo a resolução):

um saco tem 3 bolas roxas, 2 vermelhas e 1 amarela. extraem-se aleatoriamente duas bolas do saco, uma após a outra.

1. havendo reposição da primeira bola qual a probabilidade de:
a. saírem duas bolas roxas.
b. saírem bolas de cores diferentes.

2. supõe que não há reposição da primeira bola. qual a probabilidade de saírem bolas da mesma cor?

xcatarinax

Membro Caloiro
Matrícula
11 Novembro 2019
Curso
12º ano CT
No meu último teste de mat, saiu uma pergunta para calcular as assíntotas oblíquas. A função era por ramos e para x -> + ∞ tínhamos x² - 1/ 2x+2 que simplificado dá a reta x-1/2. A minha professora disse que neste caso existe assíntota oblíqua e que é a própria reta mas outro professor com quem falei disse-me que não existia assíntota oblíqua. Alguém me pode explicar se há ou não assíntota oblíqua neste caso? Obrigada!

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
A definição de assíntota oblíqua impede que a função em questão seja uma reta?

Relembrando, uma reta y = mx + b é uma assíntota oblíqua de f com x a tender a infinito sse o limite quando x tende a infinito de (f(x) - (mx + b)) for 0. Isto não impede a função f de ser uma reta.

(isto é um detalhe; as assíntotas são mais interessantes para gráficos que não são retas, claro, mas a definição vale para qualquer função, ao meu ver).

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Curso
Matemática
Instituição
FCUL
A definição de assíntota oblíqua impede que a função em questão seja uma reta?
De acordo com a definição constante do programa do ensino secundário, não, não impede. Assim, uma função cujo gráfico é uma recta tem sempre uma assímptota não vertical, nomeadamente a própria recta que é gráfico da função.

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Instituição
EBSSRP
received_1048734178806138.jpeg
Olá! Estava a fazer este exercício, derivei, descobri os zeros da derivada e fiz o quadro sendo o 3/2 o único estremo da função... No entanto quando fui tentar tanta fazer a alínea 3.3 não me deu o esperado... Deu-me que o 3/2 era apenas estremo local... alguém me pode ajudar sff?

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Ver anexo 10306
Olá! Estava a fazer este exercício, derivei, descobri os zeros da derivada e fiz o quadro sendo o 3/2 o único estremo da função... No entanto quando fui tentar tanta fazer a alínea 3.3 não me deu o esperado... Deu-me que o 3/2 era apenas estremo local... alguém me pode ajudar sff?
A função g é decrescente de -00 a 3/2 (ponto onde a derivada é zero) e, crescente de 3/2 a +00. Pelo que, 3/2 é o mínimo absoluto da função, pois é o ponto mais pequeno que ela irá tomar.

Última edição:
  • Like
Reactions: bea_moniz123

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde , alguém me pode resolver este limite de exponencial ?
\[ \lim _{x\to 0}\left(\frac{e^{3x}-e^x+4x}{\:e^{2x}-1}\right) \]

Deu-me 0 mas não sei se está correto o meu processo.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Boa tarde , alguém me pode resolver este limite de exponencial ?
\[ \lim _{x\to 0}\left(\frac{e^{3x}-e^x+4x}{\:e^{2x}-1}\right) \]

Deu-me 0 mas não sei se está correto o meu processo.
Não consigo agora fazer, mas separa esse em dois, no a laranja metes o e^X em evidência no numerador e depois os outros vão cortar. No rosa, divides ambos os membros por 2x e, em baixo vai ficar o limite notável.

Attachments

Última edição: