Matemática A - Dúvidas e Exercícios

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Eu não consigo perceber ao que é que o e está elevado, contudo parece-me x+1:
Calculas f(-4)=~1.79 e f(-2)=~2.47. Tendo em conta o que estudaste na alínea a), podes concluir que, como a função é contínua em R, então é contínua no intervalo ]-4,-2[, pelo que se f(-4)=~1.79 e f(-2)=~2.47, então f(x)=2 é possível.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Bom dia,
Alguém me pode dizer se neste exercício é preciso calcular o domínio ou fazer quadro de sinais. Se sim, como resolvo?
\[ f(x)=0 <=>e^{x+2lnx}-(x-3)e^x=0 <=> e^{x+2lnx}=(x-3)e^x <=> x+2lnx=ln((x-3)e^x) <=>x+2lnx=ln(x-3)+ln(e^x) <=> x+2lnx=ln(x-3)+x <=> 2lnx=ln(x-3) <=> lnx^2 =ln(x-3) <=> x^2 =x-3 <=> x^2-x+3=0 \]
Essa equação não tem zeros, pelo que não existem zeros. Nota que o domínio dessa função é ]0,+00[, pois o que está dentro do ln x, ou seja, o x, não pode ser <=0.

• Like
Reactions: Isabel Castilho
Matrícula
22 Junho 2018
\[ f(x)=0 <=>e^{x+2lnx}-(x-3)e^x=0 <=> e^{x+2lnx}=(x-3)e^x <=> x+2lnx=ln((x-3)e^x) <=>x+2lnx=ln(x-3)+ln(e^x) <=> x+2lnx=ln(x-3)+x <=> 2lnx=ln(x-3) <=> lnx^2 =ln(x-3) <=> x^2 =x-3 <=> x^2-x+3=0 \]
Essa equação não tem zeros, pelo que não existem zeros. Nota que o domínio dessa função é ]0,+00[, pois o que está dentro do ln x, ou seja, o x, não pode ser <=0.
Obrigada
Mensagem fundida automaticamente:

Alguém consegue resolver este exercício?

Obrigada

O que faço?

Podem ajudar, por favor?

Attachments

Última edição:
  • Like
Reactions: David1154

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Obrigada

O que faço?
\[ \frac 1 2log_{\sqrt x}( {\frac 8 x}) =\frac 1 2(log_{\sqrt x}8-log_{\sqrt x}x) = \frac 1 2 (log_{\sqrt x}8 - 2) = \frac 1 2 log_{\sqrt x}8 - 1 = log_{\sqrt x}\sqrt8 - 1 \]

Penso que não dá para simplificar mais.

• Like

Beatter2002

Membro Veterano
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Curso
Profissional
Instituição
Braga
Malta, tenho uns exercícios que não consigo resolver de matemática do 11°ano (matemática B) alguém me pode ajudar? Se sim enviem mensagem: dudagonc2002@gmail.com

Beatter2002

Membro Veterano
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Curso
Profissional
Instituição
Braga
Olá, quero saber se alguém tem acesso às soluções detalhadas deste manual, normalmente estas estão disponíveis na escola virtual apenas para professores, se alguém as pudesse disponibilizar seria excelente.
Cumps,
Olá !
Tens acesso às soluções do manual de matemática módulo A10?

Matrícula
22 Junho 2018
Olá! Será que me podiam tirar umas dúvidas?
Como calculo o contradomonio desta funcao: g(y)=e^(-πy), sabendo que o domínio é: [-1,π]

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Será que me podiam tirar umas dúvidas?
Como calculo o contradomonio desta funcao: g(y)=e^(-πy), sabendo que o domínio é: [-1,π]
Eu não sei se é o que eu estou a pensar mas eu substitui o y por -1 e por π e, assim, obtive os valores em que a função pode variar. Que é e^-π^2 e e^π . Contradomínio seria então [e^-π^2 , e^π ].

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Alguém sabe como faço este? Estão a dar várias opções. Só consegui eliminar a B.
É só substituir, então?
E neste. Só consegui eliminar a b
Penso que sim. A opção correta é a (C):
ln(1/e)^-1/2*(-4) = ln (e^-1)^2= ln (e^-2) = -2 sendo o ponto que pertence à função (-4,-2) e não (-4,-1).

• Like
Matrícula
22 Junho 2018
Penso que sim. A opção correta é a (C):
ln(1/e)^-1/2*(-4) = ln (e^-1)^2= ln (e^-2) = -2 sendo o ponto que pertence à função (-4,-2) e não (-4,-1).
Obrigada

Só mais uma coisa.
Nesta indagação é preciso fazer algum quadro de sinais?
2-|x-5|>0

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Obrigada

Só mais uma coisa.
Nesta indagação é preciso fazer algum quadro de sinais?
2-|x-5|>0
Eu não faria quadro de sinais. Quadro de sinais só faço quando por exemplo existe um produto ou uma divisão. Nesse caso tens de ter em atenção é o módulo que tens de retirar sendo que pode ser x-5>0 ou -x+5 < 0 acho.

• Like
Matrícula
26 Setembro 2018
Alguém me consegue ajudar a resolver esta equação?
logo(x+1)=1
A solução deu-me 1 e nas soluções dizem que é 9, não compreendo como chego a esse valor

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Alguém me consegue ajudar a resolver esta equação?
logo(x+1)=1
A solução deu-me 1 e nas soluções dizem que é 9, não compreendo como chego a esse valor
log (x+1)=1 (=) x+1 = 10^1 (=) x=9 . Não te esqueças que log sem nenhum numero em índice é de base 10.

Matrícula
22 Junho 2018
Alguém me consegue explicar o exercício em anexo, por favor? Eu obtive o conjunto de solução ]0,+oo[. Contudo, essa opção não aparece na escolha múltipla. Não consigo perceber....
4^x>(1/2)^-2x
Nas opções aparece: ver anexo

Por favor, alguém me pode ajudar???
Podem ajudar, por favor?

ACA

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2019
Olá! Neste exercício, está-me a dar mal por causa de uma questão básica de sinais. No entanto, continuo sem entender e fico na dúvida se serei eu ou se possivelmente as soluções estarão erradas. As dúvidas estão assinaladas a vermelho. Alguém por acaso me consegue esclarecer? Obrigada

Attachments

Matrícula
22 Junho 2018
Bom dia. Num problema obtive a solução 7, 56. Ao fim de quantos meses o produto deve ser consumido? Não sei se coloco 7 ou 8 meses? Podem esclarecer esta pequena dúvida, por favor?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
L Matemática A - Dúvidas e Exercícios - Arquivo Arquivo 8
D Matemática A - Dúvidas e Exercícios - Spam Arquivo 34
Marco L. Matemática (Ensino Superior): Dúvidas, Apontamentos e Exercícios Ensino Superior 42
nunomiguelguerreiro SINAL + - Provas Modelo de Exame com Resolução - Matemática A // Dúvidas/Questões para o Exame. Ensino Secundário 148
F Exame Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
anasofiap Melhores mestrados em matemática Ciências 0
H Ciência cognitiva e Psicologia Matemática Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Correia24 Matemática B 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Matemática A Ensino Secundário 6
M Matemática A Ensino Secundário 4
P Exame de matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Quão difícil são Matemática A e Economia A? Ensino Secundário 8
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
R Não fazer exame de Matemática A e passar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
K ENIDH Área relevante de Matemática para CTESP Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
xxritaaaaaaxx Trocar Matemática A por B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
E Resolução do livro de matemática Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Manuais de Matemática A 11 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Matemática A - Proposta de Teste Junho 2020 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
J Exame de biologia e geologia e matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T Exame matemática A Positivo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Olá, alguém me podia dizer como conseguir tirar no mínimo 10 valores no exame de Matemática A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
de jong Exame Nacional Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
N AJUDA PARA TESTE MATEMÁTICA A 11º ANO Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Margot Tirar mais de 18 no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
A Preparar o Exame Matemática A - Raiz Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
AlexG5 Depois de tirar a licenciatura em matemática aplicada, quais os mestrados possiveis? Ciências 0
CarlosGalhano Matemática B - 10º e 11º anos - Exames-Livros-recursos do Professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Matriz / Objetivos Matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
R UAb Exame Matemática Universidade Aberta 9
E Provas Modelo Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
danielabeja Livro leya Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
P Resolução do Livro parte 1 de matemática 12ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Dinis Estrada Matriz exame de matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
birmany Provas Ingresso Matemática IPP M23 Concursos e Regimes Especiais 0
K Aprovação à disciplina de Matemática A Ensino Secundário 1
daniela luz resolução de ficha de matemática Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
MALAPEIRO Materiais/Recursos "Matemática B" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
R UAb Matemática aplicada á gestão vs. Eng informática Universidade Aberta 0
Afonso Castelão Regra de Cauchy no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
B Matemática B - Módulo A10 Ensino Secundário 0
jrpeixoto Exame Matemática Humanidades Ensino Secundário 2
B Soluções matemática otimização Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
I Matemática A substitui a Matemática B? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 7