Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Pedro2870

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2018
Bom dia. Num problema obtive a solução 7, 56. Ao fim de quantos meses o produto deve ser consumido? Não sei se coloco 7 ou 8 meses? Podem esclarecer esta pequena dúvida, por favor?
Olá, Isabel!
Colocas ao fim de 8 meses: No enunciado eles pedem os meses que ele demora a ser consumido, assim, se tu arredondasses 7.56 para 7, ainda faltaria alguma quantidade de produto ser consumido em 0.56 meses, todavia 8 meses é o tempo necessário para consumir o produto todo, embora ainda sobre tempo, mas é o que o enunciado te pede. Nesta linha de raciocínio, se te desse 7.1 meses, por exemplo e te fizessem a mesma questão colocarias na mesma 8 meses! Por vezes uma palavra faz toda a diferença num exercício!
Espero ter ajudado!

Matrícula
22 Junho 2018
Olá, Isabel!
Colocas ao fim de 8 meses: No enunciado eles pedem os meses que ele demora a ser consumido, assim, se tu arredondasses 7.56 para 7, ainda faltaria alguma quantidade de produto ser consumido em 0.56 meses, todavia 8 meses é o tempo necessário para consumir o produto todo, embora ainda sobre tempo, mas é o que o enunciado te pede. Nesta linha de raciocínio, se te desse 7.1 meses, por exemplo e te fizessem a mesma questão colocarias na mesma 8 meses! Por vezes uma palavra faz toda a diferença num exercício!
Espero ter ajudado!
Muito obrigada. Agora sim, percebi. Agradeço a tua ajuda.

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Só por estes dados é possivel obter a equação do gráfica?
Eu desconfio que sim. Pq pelo gráfico sabes logo 3 coisas:
- a equação da função tem grau 3
- tens os 3 zeros
- tens o ponto máximo e mínimo nesse intervalo.
Podes tentar pegar pelos zeros. E máximo e mínimo fazendo a derivada ou coisa do gênero

Miguel25Cruz

Membro
Matrícula
25 Janeiro 2019
Eu tbm tenho a resolução mas não a entendo de modo nenhum pk resolveram com calculadora gráfica.
Não resolvi mas o exercício mas está e a minha sugestão:
Utilizarias a calculadora gráfica para verificar quantas soluções aquela equação tem em UM período, de seguida contas o número de períodos que tens no intervalo que te pedem e fazes uma regra de 3 simples: em 1 período tens x soluções em y períodos tens z soluções e deveria te dar a resposta correta. Again não resolvi o exercício mas é uma linha de pensamento que me parece correta. Alguém confirma ?

• Like
Reactions: Sofia122

Erica costa pp

Membro Caloiro
Matrícula
23 Abril 2020
Boa tarde. Sou nova aqui.
Podiam-me ajudar neste limite, por favor?
lim (1+3x)^(1\x)
x-0
Mensagem fundida automaticamente:

Estou a calcular o limite para o mais e para 0 menos. E estou a obter que se trata de um limite impossível, ou seja, que não existe limite. é assim, ou tenho de fazer alguma mudança de variável?

Podem, por favor, ajudar?

Última edição:

Marco Esperança

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
lim (1+3x)^(1\x)
x-0

Estou a calcular o limite para o mais e para 0 menos. E estou a obter que se trata de um limite impossível, ou seja, que não existe limite. é assim, ou tenho de fazer alguma mudança de variável?

Screenshot from 2020-04-23 17-59-56.png
Eu sabia que tinha que fazer por esta fórmula, mas não lembrava-me qual era. 😅
Sempre que tiveres limites e não souberes a solução podes usar este site: calculadora de limites

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
lim (1+3x)^(1\x)
x-0

Ver anexo 11193
Sempre que tiveres limites e não souberes a solução podes usar este site: calculadora de limites
Existe no entanto uma maneira mais elegante para calcular este limite. Fazendo a substituição y = 1/x, vais ter o y a tender para +inf (vou assumir simplesmente que esse tender para 0 é tender para 0+, porque essa função claramente é patológica para x < 0). Assim tens o limite:

\[ \lim_{y\rightarrow +\infty} \left(1 + \dfrac{3}{y} \right)^{y} \]

Ora, este limite é um limite notável:
\[ \lim \left(1 + \dfrac{a}{n} \right)^n = e^a \]
(este limite notável tanto funciona para sucessões como para funções com x a tender para +infinito).

Aplicando este limite notável tens o resultado final: e^3.

Nuno Carreira

Membro Veterano
Matrícula
27 Julho 2015
Ver anexo 11193
Que limite notável foi aplicado?

Eu desconfio que sim. Pq pelo gráfico sabes logo 3 coisas:
- a equação da função tem grau 3
- tens os 3 zeros
- tens o ponto máximo e mínimo nesse intervalo.
Podes tentar pegar pelos zeros. E máximo e mínimo fazendo a derivada ou coisa do gênero
Como é que a partir desta formula (f(x)=ax^3+bx^2+cx +d ), obtemos o valor de a, b, c e d?
Obrigado.

Última edição:
  • Like
Reactions: Erica costa pp

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Não é nenhum limite notável. É uma fórmula quando queres calcular o limite de uma função elevada a outra.
Mas também é aplicado um limite notável.
\[ \lim_{x\rightarrow0} e ^ {\frac{\ln(1 + 3x)}{{x}}} = e^{\left(\lim_{x \rightarrow 0} \frac{\ln(1 + 3x)}{{x}}\right)} \]
Para calcular este limite fazes a substituição y = 3x. Este limite fica então
\[ e^{\left(3\lim_{y \rightarrow 0} \frac{\ln(1 + y)}{{y}}\right)} \]
Aquele limite em y é o limite notável
\[ \lim_{y \rightarrow 0} \frac{\ln(1 + y)}{y} = 1 \]
de onde se tira o resultado final e^3.

• Like
Reactions: Alterado

Erica costa pp

Membro Caloiro
Matrícula
23 Abril 2020
Olá!! Precisava de ajuda. Tem alguém que seja muito bom a matematica que me possa ajudar? Estou com algumas duvidas. Se sim, podem por favor, ajudar-me através do email... é mais fácil para mim, se não se importarem... O meu email é: ericacostaeee@gmail.com
Se alguém me puder ajudar, agradeço imenso a ajuda....

Marta241130

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2020
Olá

Tenho uma dúvida neste exercício. Alguém me pode ajudar?
Obrigada

Considera a família de funções:
𝑓(𝑥) = −4 + 𝑎 𝑠𝑖𝑛 (𝑏𝑥 −𝜋/4), 𝑎 ∈ ℝ+ e 𝑏 ∈ ℝ\{0}
Sabe-se que os pontos de coordenadas (0, −10) e (2𝜋, 2) pertencem ao gráfico de f .
1.1. Determina os valores de a e b .
1.2. Seja a função f da família que se obtém para 𝑎 = 6 e 𝑏 =1/3.
a) Determina o contradomínio e o período positivo mínimo da função.
b) Estuda a monotonia e existência de extremos da função em [0, 6𝜋].

Catrina M

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2020
Boa tarde,
Precisava de ajudar com probabilidades, é a única matéria de matemática que não me encaixo...
Alguém me consegue ajudar a resolver uns exercícios de uma ficha, por favor? Se sim, podem enviar mensagem privada, por favor, para me conseguirem ajudar?
Obrigada.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
L Matemática A - Dúvidas e Exercícios - Arquivo Arquivo 8
D Matemática A - Dúvidas e Exercícios - Spam Arquivo 34
Marco L. Matemática (Ensino Superior): Dúvidas, Apontamentos e Exercícios Ensino Superior 42
nunomiguelguerreiro SINAL + - Provas Modelo de Exame com Resolução - Matemática A // Dúvidas/Questões para o Exame. Ensino Secundário 148
F Exame Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
anasofiap Melhores mestrados em matemática Ciências 0
H Ciência cognitiva e Psicologia Matemática Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Correia24 Matemática B 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Matemática A Ensino Secundário 6
M Matemática A Ensino Secundário 4
P Exame de matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Quão difícil são Matemática A e Economia A? Ensino Secundário 8
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
R Não fazer exame de Matemática A e passar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
K ENIDH Área relevante de Matemática para CTESP Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
xxritaaaaaaxx Trocar Matemática A por B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
E Resolução do livro de matemática Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Manuais de Matemática A 11 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Matemática A - Proposta de Teste Junho 2020 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
J Exame de biologia e geologia e matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T Exame matemática A Positivo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Olá, alguém me podia dizer como conseguir tirar no mínimo 10 valores no exame de Matemática A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
de jong Exame Nacional Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
N AJUDA PARA TESTE MATEMÁTICA A 11º ANO Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Margot Tirar mais de 18 no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
A Preparar o Exame Matemática A - Raiz Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
AlexG5 Depois de tirar a licenciatura em matemática aplicada, quais os mestrados possiveis? Ciências 0
CarlosGalhano Matemática B - 10º e 11º anos - Exames-Livros-recursos do Professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Matriz / Objetivos Matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
R UAb Exame Matemática Universidade Aberta 9
E Provas Modelo Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
danielabeja Livro leya Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
P Resolução do Livro parte 1 de matemática 12ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Dinis Estrada Matriz exame de matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
birmany Provas Ingresso Matemática IPP M23 Concursos e Regimes Especiais 0
K Aprovação à disciplina de Matemática A Ensino Secundário 1
daniela luz resolução de ficha de matemática Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
MALAPEIRO Materiais/Recursos "Matemática B" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
R UAb Matemática aplicada á gestão vs. Eng informática Universidade Aberta 0
Afonso Castelão Regra de Cauchy no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
B Matemática B - Módulo A10 Ensino Secundário 0
jrpeixoto Exame Matemática Humanidades Ensino Secundário 2
B Soluções matemática otimização Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
I Matemática A substitui a Matemática B? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 7