Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Ritaza

Membro
Matrícula
24 Agosto 2019
Olá malta, alguém me sabe resolver este limite? Eu sei o resultado final mas não sei fazer:
Limite (quando o x tende para pi menos) de 1 + ln(pi - x).
Eu sei fazer o limite quando o x tende para pi mais, mas para pi menos não e preciso de ajuda.

• Like
Reactions: Mr. Gomes

Ritaza

Membro
Matrícula
24 Agosto 2019
Olá malta, alguém me sabe resolver este limite? Eu sei o resultado final mas não sei fazer:
Eu sei fazer o limite quando o x tende para pi mais, mas para pi menos não e preciso de ajuda.

Pastel de Nata

Membro Veterano
Matrícula
28 Setembro 2018
Curso
CT
Olá naquelas perguntas de probabilidades em que so pedem nos criterios o nº dec casos possiveis, o nº de casos favoraveis e a probabilidade, temos que criar um acontecimento e referir a regra de Laplace?

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Neste limite não há indeterminação. Simplesmente substituis no ln o x por pi- e podes substituir este valor por um muito próximo pela esquerda por exemplo (3,12) e verificas que dentro do ln ficas com 0+. X=0 é assintota horizontal ao gráfico de ln x. Quando x tende pra 0+ o limite dá - oo. Ou seja ficas com 1-oo= - oo.

• Like
Reactions: Ritaza

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Aproveito este tópico para colocar uma dúvida que tenho..
Eu pretendo representar um gráfico que contenha o intervalo 30-60, que é só o intervalo que me interessa.
Sei que posso representar no gráfico de 0 a 60 e depois só assinalar os pontos dentro desse intervalo que me interessa mas posso também só representar no gráfico de 30 a 60? E como devo fazer? Uma vez que por exemplo o y vai de 0 a 30, no eixo dos x devo colocar logo o 30 onde costumo colocar o 0 ou devo colocar o 30 mais à frente dando um pequeno intervalo.
Não sei se me fiz entender bem..

Esteves85

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2019
Bom dia a todos, alguém me consegue ajudar a resolver estes exercícios?
Obrigado!

Attachments

• exercicio 1.png
    exercicio 1.png
    34.2 KB · Visitas: 25
  • exercício 2.png
    exercício 2.png
    25.7 KB · Visitas: 24

Ritaza

Membro
Matrícula
24 Agosto 2019
Neste limite não há indeterminação. Simplesmente substituis no ln o x por pi- e podes substituir este valor por um muito próximo pela esquerda por exemplo (3,12) e verificas que dentro do ln ficas com 0+. X=0 é assintota horizontal ao gráfico de ln x. Quando x tende pra 0+ o limite dá - oo. Ou seja ficas com 1-oo= - oo.
Obrigada!

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Bom dia a todos, alguém me consegue ajudar a resolver estes exercícios?
Obrigado!
No 1º exercício penso que seja a opção (B) pois a função no ponto a é decrescente ou seja a derivada nesse ponto é negativa excluindo a (C) e a (D). A derivada num ponto penso que tenha de ser sempre um valor finito pelo que se exclui a opção (A).
No 2º tens que a reta r é perpendicular aquela reta logo o declive de r é o simétrico do inverso de -1/2 que é 2. Pela definição da derivada num ponto sabes que o declive de uma reta tangente à função é a derivada no ponto de tangência o que neste caso corresponde á derivada no ponto de abcissa pi f'(pi).
O limite que aparece é uma das formas de calcular a derivada num ponto pela definição. Pelo que disse atrás f'(pi)=2 ou seja o limite pedido é igual a 2.

• Like
Reactions: Esteves85

Mr. Gomes

Membro Veterano
Matrícula
22 Setembro 2018
Curso
Física
Instituição
FCUL
Eu pretendo representar um gráfico que contenha o intervalo 30-60, que é só o intervalo que me interessa.
Sei que posso representar no gráfico de 0 a 60 e depois só assinalar os pontos dentro desse intervalo que me interessa mas posso também só representar no gráfico de 30 a 60? E como devo fazer? Uma vez que por exemplo o y vai de 0 a 30, no eixo dos x devo colocar logo o 30 onde costumo colocar o 0 ou devo colocar o 30 mais à frente dando um pequeno intervalo.
Olá

Nas definições da janela da tua calculadora deverás colocar xmínimo=30 e xmáximo=60, depois ymínimo = 0 e ymáximo=30. Espero ter ajudado.

Esteves85

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2019
No 1º exercício penso que seja a opção (B) pois a função no ponto a é decrescente ou seja a derivada nesse ponto é negativa excluindo a (C) e a (D). A derivada num ponto penso que tenha de ser sempre um valor finito pelo que se exclui a opção (A).
No 2º tens que a reta r é perpendicular aquela reta logo o declive de r é o simétrico do inverso de -1/2 que é 2. Pela definição da derivada num ponto sabes que o declive de uma reta tangente à função é a derivada no ponto de tangência o que neste caso corresponde á derivada no ponto de abcissa pi f'(pi).
O limite que aparece é uma das formas de calcular a derivada num ponto pela definição. Pelo que disse atrás f'(pi)=2 ou seja o limite pedido é igual a 2.
Obrigado! Bastante esclarecedor.
Post automatically merged:

Já agora também me podem ajudar nesta?

Attachments

• exercício 2.png
    exercício 2.png
    25.7 KB · Visitas: 12
Última edição:
  • Like
Reactions: Sofia122

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Já agora também me podem ajudar nesta?
Então a bissetriz dos quadrantes pares tem equação y=-x. m=f'(0)=-1.
Pela definição de derivada temos que derivada no ponto 0 é lim (f(h+0)-f(0))/h = lim f(h)/h = -1 pois f(0)=0.

lim f(h)/h^2+2h = lim f(h)/h(h+2) = lim f(h)/h* lim 1/h+2 = -1*1/2 = -1/2 (C)

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015

Alguém sff?

francinha

Membro
Matrícula
10 Novembro 2018
Olá. Neste exercício a resposta correta é a (C) e eu entendo o porquê só que eles consideram apenas para a fila da frente os casos em que estão 2 extremos ocupados e 1 extremo ocupado (esquerda ou direita). Contudo, não se deveria considerar também um caso em que se pode ter todos os lugares da fila da frente ocupados ?
Ver anexo 12348
Bom dia, consegues me ceder sff esta prova modelo?

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Eu costumo na calculadora ver o intervalo que me interessa 30 a 60 neste caso. E depois na representação do esboço começo a desenhar o gráfico mais á frente no eixo das abcissas.

Do género.. desenhas o eixo do x e do y e depois deixas um espaço no eixo do x entre o 0 e o 30 e depois desenhas?

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
  • Like
Reactions: francinha