Matemática A - Dúvidas e Exercícios

Consegues mandar uma resolução, se não for incomodo?
O que te vou dizer pode parecer surreal, mas aqui vai.
O volume da pirâmide maior é 8x maior que a pirâmide mais pequena, ou seja, 2^3.
Deste modo, todas as dimensões da pirâmide maior são 3x mais que a pirâmide pequena.
Se a altura da pirâmide maior é 15 e da pequena é 5.

O que te vou dizer pode parecer surreal, mas aqui vai.
O volume da pirâmide maior é 8x maior que a pirâmide mais pequena, ou seja, 2^3.
Deste modo, todas as dimensões da pirâmide maior são 3x mais que a pirâmide pequena.
Se a altura da pirâmide maior é 15 e da pequena é 5.
Obrigado, mas descobri agora que na verdade a altura da pirâmide menor é metade da original, devido à razão de semelhança com volumes

Obrigado, mas descobri agora que na verdade a altura da pirâmide menor é metade da original, devido à razão de semelhança com volumes
É isso mesmo.
Peço desculpa de não ter ajudado.
Post automatically merged:

Já resolveste a 2.4?

Última edição:
Estou com algumas dificuldades em entender a simplificação sublinhada a vermelho? Que propriedade é utilizada? Há, nesta resolução, algum passo intermédio omitido que me possa ajudar a entender? Obrigado 🙂
1601217421785.png

Estou com algumas dificuldades em entender a simplificação sublinhada a vermelho? Que propriedade é utilizada? Há, nesta resolução, algum passo intermédio omitido que me possa ajudar a entender? Obrigado 🙂
Ver anexo 15906

Isso é uma distributiva

Última edição:
Olá! Alguém me pode ajudar neste exercício? Já estive a ver as soluções mas não entendi a maneira que fizeram. Se alguém pudesse explicar de forma diferente agradecia imenso🙂A000CCDD-B65A-423F-A450-D8B10B7C8B82.jpeg16A804A4-4F50-4E37-A2FD-585D8C568924.jpeg

Olá! Alguém me pode ajudar neste exercício? Já estive a ver as soluções mas não entendi a maneira que fizeram. Se alguém pudesse explicar de forma diferente agradecia imenso🙂Ver anexo 16122Ver anexo 16123
Esta foi a melhor maneira que encontrei para explicar.
"R" - 1º Rei
"x" - São as posições que o 2º Rei não pode ocupar
Espero que entendas o meu raciocínio.

Attachments

• gato.png
    gato.png
    982.3 KB · Visitas: 13
Última edição:
  • Like
Reactions: sara004
"R" - 1º Rei
Sim entendi! Obrigada😁 Já sei qual foi o meu erro, em relação à posições que o rei 2 não pode ocupar estava só a contar os que tinham arestas em comum e não os vértices😂

"R" - 1º Rei
Olá, penso que os casos não estejam corretamente representados no teu desenho. Se no CA te referes ao canto então esta errado.
O raciocínio é simples:
CANTOS
Começando por meter o rei preto num dos 4 cantos do tabuleiro X o número de hipoteses da peça branca. Os lugares que não pode aparecer a branca são 3 adjacentes mais o lugar da peça preta. Assim podes colocar a peça branca em 64-4 casas.
LADO
Depois no lado tens representado no CE. 6x4 representa as casas laterais ( excluindo os cantos) onde podes colocar a preta X o numero de hipoteses disponíveis para a peça branca. Esses lugares são 64 menos 5 adjacentes menos o lugar da peça preta (64-6).
Seguindo o mesmo raciocínio se obtém para os reis no centro.
Para quem colocou a questão se a dúvida persistir ou tiver mais alguma pode enviar me dm.
Boa sorte :)

Olá, penso que os casos não estejam corretamente representados no teu desenho. Se no CA te referes ao canto então esta errado.
O raciocínio é simples:
CANTOS
Começando por meter o rei preto num dos 4 cantos do tabuleiro X o número de hipoteses da peça branca. Os lugares que não pode aparecer a branca são 3 adjacentes mais o lugar da peça preta. Assim podes colocar a peça branca em 64-4 casas.
LADO
Depois no lado tens representado no CE. 6x4 representa as casas laterais ( excluindo os cantos) onde podes colocar a preta X o numero de hipoteses disponíveis para a peça branca. Esses lugares são 64 menos 5 adjacentes menos o lugar da peça preta (64-6).
Seguindo o mesmo raciocínio se obtém para os reis no centro.
Para quem colocou a questão se a dúvida persistir ou tiver mais alguma pode enviar me dm.
Boa sorte :)
Enganei-me ao colar a imagem do canto e troquei a legenda do Central e lateral.
Obrigado por teres reparado. :)
Podes ajudar-me na alínea a) do seguinte exercício.

Enganei-me ao colar a imagem do canto e troquei a legenda do Central e lateral.
Obrigado por teres reparado. :)
O importante é o raciocínio e penso que estava bastante claro. E deu para reparar porque colou duas vezes a mesma situação ahah