Matemática A e B

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ana_Silva
para quem nunca teve matemática B, mas pretende realizar o exame da disciplina em 2019, caso a nota do exame seja boa o suficiente para melhorar a CIF, é possível melhorar a CIF para efeitos de ingresso ao ensino superior do próximo ano ? Sei que para efeitos de diploma não me é possível, mas não sei se pode melhorar a CIF, uma vez que é uma disciplina que não pertence ao meu plano de estudos.
Se a disciplina não faz parte do teu plano de estudo só conta como prova de ingresso.

• Like
Reactions: Ana_Silva

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Olá @Ana_Silva

Se a disciplina não faz parte do teu plano de estudo só conta como prova de ingresso.
Obrigada pela resposta :)
No entanto, não faz grande sentido, uma vez que existem pessoas a fazerem anos zero após a conclusão do 12ºano e a "adicionarem" disciplinas para melhorarem a sua CIF, tais como Química, Economia, etc ...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
No entanto, não faz grande sentido, uma vez que existem pessoas a fazerem anos zero após a conclusão do 12ºano e a "adicionarem" disciplinas para melhorarem a sua CIF, tais como Química, Economia, etc ...
O que acontece aí são trocas de disciplinas feitas por outras opcionais que façam parte do plano de estudos do curso do secundário que frequentaram. Se é o teu caso, também podes fazer essa troca.

• Like

Ana_Silva

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
O que acontece aí são trocas de disciplinas feitas por outras opcionais que façam parte do plano de estudos do curso do secundário que frequentaram. Se é o teu caso, também podes fazer essa troca.
Como é que isso funciona mesmo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ou seja, poderia trocar essas disciplinas feitas via exame ou frequência pelas opcionais no 12ºano, certo?
Desde que faça parte das disciplinas opcionais previstas no teu curso do secundário.

• Like

Marco Esperança

Membro Veterano
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Ciências e Tecnologia - 12.°
@davis, uma amiga minha quer seguir Medicina, sendo que ela é aluna de Ciências e para Medicina podendo-se usar o exame de Matemática B, é possível anular Matemática A e substituir por Matemática B?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Marco Esperança
@davis, uma amiga minha quer seguir Medicina, sendo que ela é aluna de Ciências e para Medicina podendo-se usar o exame de Matemática B, é possível anular Matemática A e substituir por Matemática B?
Se ela é de CT tem de obrigatoriamente de fazer matemática A para concluir o secundário. Matemática B seria feita apenas como prova de ingresso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigado pela resposta. Em todo o caso, ela pode fazer o exame de Matemática A e B na primeira fase?
São no mesmo dia à mesma hora, pelo que é fisicamente impossível. Tem de fazer matemática B na 2ª fase. E atenção neste caso, que o exame da 2ª fase só servirá mesmo para a 2ª e 3ª fases de candidaturas.

José Palrão

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2019
Olá estou inscrito em matemática A para a faculdade pública mas como não sei se tenho média queria fazer matemática B na segunda fase. É possível?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá estou inscrito em matemática A para a faculdade pública mas como não sei se tenho média queria fazer matemática B na segunda fase. É possível?
Só podes ir à 2ª fase de um exame se tiveres ido à 1ª.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Só podes ir à 2ª fase de um exame se tiveres ido à 1ª.
Considerando que são no mesmo dia à mesma hora até podia ser feito na 2ª fase, mas só servia como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas. A excepção não se aplica aqui porque como os dois satisfazem a mesma prova de ingresso, o primeiro exame tem sempre prevalência.

• Like
Reactions: Blasty

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Considerando que são no mesmo dia à mesma hora até podia ser feito na 2ª fase, mas só servia como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas. A excepção não se aplica aqui porque como os dois satisfazem a mesma prova de ingresso, o primeiro exame tem sempre prevalência.
Mas para isso tinha de se ter inscrito na 1ª fase, né?