Matemática A - Exame

Conforme podes ver nas Informações-Exame deste ano, pode sair matéria de 10º e 11º anos.

Olá pessoal!
Fiz este tópido afim de saber as as vossas opiniões acerca deste grande exame ahaha
O que acham que mais vai ser focado já que este ano abrange todo os 3 anos do secundário....
Tipologias de exercícios....
Dicas de estudo....
Como estudar para o exame....
Etc!

Eu sei que ainda falta algum tempo para o exame, mas para quem quer ter boa nota (como eu) devia de começar já ver disto :)

Obrigado pela atenção caros estudantes :D

-Um exercício com uma função sobre algum tema em particular e calculo de zeros, minimos, máximos ou pontos de inflexão.
-Probabilidade condicionada.
-Desenho no campo dos números imaginários e dizer qual a região definida.
-Operação complexa com conta de multiplicar/dividir de números complexos.
-Associar função a gráfico.
-Etc...
Isto são só algumas coisas que podem sair que me lembrei de referir.

Boas pessoal ;)
Como já devem saber, o exame de Matemática A abrange os 3 anos (10º, 11º e 12º), ou seja, é muita matéria para estudar...
Por isso, eu pedia, se alguém tem algum tipo de resumo apenas teórico, a explicar a matéria de matemática de 10,11 e 12, para fazer um "refresh" antes de praticar exercícios do IAVE. Caso tenham respondam, por favor! :)

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Eu penso que a matéria de 10º e 11º está mais focalizada na parte da geometria, a parte das funções é que é de 12º.... mas convém reveres tudo!
:D

Eu penso que a matéria de 10º e 11º está mais focalizada na parte da geometria, a parte das funções é que é de 12º.... mas convém reveres tudo!
:D
Na matéria de 10 tem aquela parte dos sólidos de Platão, de estatística, no 11º tem sucessões, programação linear... coisas que até são fáceis, mas com o tempo se vão esquecendo... Por acaso não tens nem conheces alguém que tenha alguns resumos?

Não, não conheço ninguém que tenha esses resumos...:S Mas olha por exemplo as sucessões do 11º como dizes são matéria de também 12º... portanto eles de certeza que não metem sucessões de 11º separado das sucessões de 12º, metem tipo só estas ultimas.... São as que deste mais recentemente nas aulas! Progressão linear é verdade que pode sair, mas penso que eles não vão meter isso.... Aquilo está tudo focado mais na geometria como foi visto no exame de 2014!

A minha stora disse que programação linear não calhava...Não sei se é verdade ou não, acho esquisito já saberem o que calha ou não, na matriz não está lá, mas teoricamente pode sair...

eu não dei sucessões no 12, só no 11 o_O
de facto programação linear não está no quadro 1 do documento informativo do exame, apenas tem geometria no plano e no espaço... acontece o mesmo com a estatística de 10.
opah isto é uma grande treta, preferia que o exame fosse só de 1 ano.
Vocês acham que as médias a matemática vão subir ou descer?

É estranho, mas são temas que não estão incluídos em geometria, por exemplo, deviam estar explícitos...
Nem me importava que fosse do 11º e 12º, visto o que saiu no ano passado de 11º...
As médias a matemática nunca são muito famosas, mas estudar 3 anos? Um pouco abusado...

filipecorreia vai rever o limite de heine de 12ºano.... verás que também dás sucessões....!
Luna77 a tua professora sabe muito.... como sabe ela se sai progressão linear ou não?

oh mas isso são limites de sucessões muito levezinhas... xp (mas também é o que vale menos no exame)
eu também acho que essa matéria não vai sair, pk apesar de ser matéria de 11º ano não está explicito no quadro 1 da informação disponibilizada pelo IAVE...
mas pelo sim, pelo não vou estudar tudo, não vá o diabo tecê-las o_O

Ela disse aquilo por não estar no quadro...E eu fiquei mesmo "hm, num exame a restringirem matéria?".
Eish, as sucessões de 12º pouco têm a ver com as de 11º...xD

Mas o que são sucessões?
São nem mais nem menos do que funções reais de domínio natural! Em relação as sucessões só existe interesse em calcular os limites para mais infinito. Depois existem umas sucessões especiais chamadas de geométricas e aritméticas. Por isso em relação as sucessões basta estudar estas ultimas. O resto é idêntico às funções.
Lá está, daí as duas últimas não terem nada a ver com as primeiras...

Estatística do 10ªano vai sair?

Segundo a informação disponibilizada pelo IAVE, estatística não faz parte dos temas a serem avaliados no exame nacional.

Geometria no plano e no espaço
30 a 40 pontos
Funções (incluindo funções trigonométricas)
90 a 110 pontos
Sucessões reais
5 a 15 pontos
Probabilidades e combinatória
30 a 40 pontos
Números complexos
10 a 20 pontos

Como disse a matéria fundamental de 10º/11º é a parte da geometria! O resto é tudo mais focado no 12º.... Dúvido que metam tipo progressão linear, ou estatística como está ai referido...
Parecendo que não, mas os exames estão """quase""" aí falta 2 meses e 2 semanas para os exames.... Começar a estudar é necessário já que agora é matéria dos 3 anos quer a matemática A quer a Português....