Matemática A - Exame

Nisso estamos de acordo_O que o que queria dizer é que o facto de não ser politicamente correcto(porque não é...cada coisa em seu sitio e em seu tempo) expressar esse desejo num forum que possui o objetivo que este possui não faz com o que disseram nao seja a verdade para muitas pessoas..e sejamos sinceros..isto agora é um concurso..ou seja.. os resultados obtidos por outras pessoas vão interferir diretamente com o meu(teu..dele...dela etc etc etc) futuro e vice versa

A verdade pode ser expressa de várias formas sem que deixe de ser verdade. Dizer "espero que a nota do meu exame seja suficiente para entrar no curso X" significa o mesmo, para quem o diz, que dizer "espero que a maioria das pessoas tenha má nota no exame para que a minha nota fique acima da média". No entanto, há uma alternativa claramente mais adequada a um sítio como este fórum. Havendo pessoas preocupadas com o seu futuro por aqui, não cai bem dizer as coisas de certa forma. Não é uma questão de ser ou não politicamente correcto, é só uma questão de tacto e bom senso.

....Apenas disse o que muitos de nós estão a pensar(e até mesmo desejar..)
Há uma linha, por muito fina que seja neste caso, entre desejar o seu bem e desejar o mal dos outros.
giphy.gif

A verdade pode ser expressa de várias formas sem que deixe de ser verdade. Dizer "espero que a nota do meu exame seja suficiente para entrar no curso X" significa o mesmo, para quem o diz, que dizer "espero que a maioria das pessoas tenha má nota no exame para que a minha nota fique acima da média". No entanto, há uma alternativa claramente mais adequada a um sítio como este fórum. Havendo pessoas preocupadas com o seu futuro por aqui, não cai bem dizer as coisas de certa forma. Não é uma questão de ser ou não politicamente correcto, é só uma questão de tacto e bom senso.
Não é por querer entrar que desejo o mal dos outros, penso eu. Na prática, acaba por ser a mesma coisa, só porque o sistema que é aplicado o obriga, mas a intenção não é má.

Que venham os guerreiros da justiça receber as chuvas de likes.
É bom sinal. Significa que a justiça e o bom ambiente ainda são aqui prezados.

Eu não desejo mal a nimguem.

Então cada um de vós prefere não entrar no curso ou ter sucesso na vida se alguém por vos tive?! Não tenho problema nenhum em dizer o que a maioria pensa, não ponho quase nimguem a frente de mim mesmo, tao simples quanto isso.

sim mas repara, depois destas respostas todas tenho a certeza que no fundo, sabes que podias ter dito o que disseste de maneira diferente. boa sorte para ti e para todos nós que queremos entrar/reentrar no ensino superior este ano

Atenção que eu nunca disse que eu desejava ou não..falei sempre em alguns de nós (candidatos ao ensino superior) ... o que eu quiz dizer com aquele comentário foi que eu percebo o raciocínio anterior ao meu comentário até porque tenho muitos amigos que dependem da nota de matemática e que admitem que se os níveis continuarem iguais aos de 2015 eles não entram no curso que querem...por isso percebo o comentário (como já disse anteriormente..não é eticamente correto..mas ...enfim) eu com o meu comentário nunca quis dizer que deveríamos desejar o mal dos outro ...espero que não tenham interpretado mal o meu comentário...

Na pergunta 4.2 (penso que seja esta, era a que envolvia as derivadas e a calculadora) introduzi mal as funções na calculadora (parêntesis provavelmente) e, consequentemente, obtive valores diferentes em a, b e em a-b obviamente. Mesmo com a representação gráfica que fiz, que comparando à da resposta certa não me parece ser muito diferente, terei 0 pontos nesta questão?

Então cada um de vós prefere não entrar no curso ou ter sucesso na vida se alguém por vos tive?! Não tenho problema nenhum em dizer o que a maioria pensa, não ponho quase nimguem a frente de mim mesmo, tao simples quanto isso.
Há coisas que ficam melhor por dizer. Esta é uma delas.

Podes tentar justificar-te como quiseres, mas a ideia de "não me interessa o bem geral" não deveria fazer parte deste fórum motivado por entreajuda e cooperação. Não sou hipócrita - claro que fico mais feliz se entrar num curso que deseje... mas fico feliz pelo facto de ter média suficiente para entrar, não pelo facto de a "média nacional descer", que "é bom sinal para mim [ti]".

Espero estar certo quando digo que não, não estás a falar pela maioria dos membros deste fórum.

Que venham os guerreiros da justiça receber as chuvas de likes.
Esse teu comentário é que me parece estar a pedir por likes. :kissingheart:

Likes só peço do @LordKelvin, seria uma honra. De resto nem me aquece nem arrefece.

Espero mesmo que as médias voltem para as obtidas em 2014. Não quero com isto desejar mal a nimguem. mas nimguem é estupido ao ponto de querer o bem de todos a nossa volta menos a nós. Só se as medias voltarem para esses valores é que tenho uma infima hipotese de entrar no curso que quero e nas univ´s que quero. O exame correu-me razoavelmente bem, por isso vou ter mais no exame do que em 3 anos de média interna e até mesmo mais do que a nota que fui a exame (em principio este ultimo). Medias de cursos só com matemática a prova de ingresso aumentaram imenso, por isso se media nacional descer é bom sinal para mim.

Ps: Volto a sublinhar que nao desejo mal a nimguem, mas nao me interessa o bem geral se eu ficar mal.
devo dizer.te q nem sou mto de comentar estas coisas mas pronto. dps de pensar se haveria de responder ou não, tenho a dizer.te q deves aspirar entrar no curso q pretendes, não pelo insucesso dos outros mas pelo teu próprio sucesso. a condição de entrares ou não no q queres, depende obviamente dos resultados de outros alunos tais como tu e eu, mas se realmente fores bom naquilo q gostas e trabalhares para o mesmo, tudo o resto passa para segundo plano. falo por mim: eu nunca me preocupei se iria ter nota para entrar no curso x, y ou z pq sempre tive confiança no trabalho q desenvolvi e sempre arranjei tempo para ajudar os meus denominados "competidores". por fim, tenho a dizer.te q se estas demasiado consciencioso e preocupado relativamente à tua nota de candidatura é pq provavelmente sentes q deverias ter feito mais. nao te conheço, nao sei nada sobre ti, mas olha q o sucesso é e sempre foi atingido pela superação dos teus próprios objetivos e não pela comparação de resultados.

Então cada um de vós prefere não entrar no curso ou ter sucesso na vida se alguém por vos tive?! Não tenho problema nenhum em dizer o que a maioria pensa, não ponho quase minguem a frente de mim mesmo, tao simples quanto isso.
" Eu nao quero morrer
mas vou enfiar uma faca no meu abdómen"

" Eu nao quero engordar
mas vou comer pizza 20 em 20 minutos e fazer o mínimo de movimento possível"

"Eu nao desejo mal a ninguém
mas espero que as pessoas nao tenham sucesso e as médias desçam"

Na pergunta 4.2 (penso que seja esta, era a que envolvia as derivadas e a calculadora) introduzi mal as funções na calculadora (parêntesis provavelmente) e, consequentemente, obtive valores diferentes em a, b e em a-b obviamente. Mesmo com a representação gráfica que fiz, que comparando à da resposta certa não me parece ser muito diferente, terei 0 pontos nesta questão?
Penso que só te vão descontar na etapa correspondente à representação gráfica. As restantes etapas terás a cotação toda se efetuaste bem os cálculos e justificaste devidamente. Por isso, nada de alarmar com isto :wink:

Penso que só te vão descontar na etapa correspondente à representação gráfica. As restantes etapas terás a cotação toda se efetuaste bem os cálculos e justificaste devidamente. Por isso, nada de alarmar com isto :wink:

Nice! Aplica-se a ''situação 8.'' do quadro nos critérios de classificação portanto, right?
Pode ser que o estrago da calculadora (ou melhor, da minha distracção na calculadora) não seja tão grande como esperava

• Like
Reactions: p.teixeira
Nice! Aplica-se a ''situação 8.'' do quadro nos critérios de classificação portanto, right?
Pode ser que o estrago da calculadora (ou melhor, da minha distracção na calculadora) não seja tão grande como esperava
Não sei se é bem esse.
Aquilo que eu tive conhecimento foi que nas 5 etapas subjacentes a esse exercício, tu terás, em princípio, 0+3+3+1+5=12 pontos. Isto é, tens 0 na etapa do gráfico (porque o reproduziste mal) mas nas outras tens a cotação toda.
Veremos se todos os professores classificadores tiveram isto em consideração porque seria um pouco "estúpido" e insensato perder 15 pontos por causa de uma função mal introduzida na máquina.
De qualquer maneira, se fores buscar a fotocópia do teu exame, deixa aqui a cotação que te atribuíram caso não te importes :wink:

• Like
Reactions: Rodz
Não sei se é bem esse.
Aquilo que eu tive conhecimento foi que nas 5 etapas subjacentes a esse exercício, tu terás, em princípio, 0+3+3+1+5=12 pontos. Isto é, tens 0 na etapa do gráfico (porque o reproduziste mal) mas nas outras tens a cotação toda.
Veremos se todos os professores classificadores tiveram isto em consideração porque seria um pouco "estúpido" e insensato perder 15 pontos por causa de uma função mal introduzida na máquina.
De qualquer maneira, se fores buscar a fotocópia do teu exame, deixa aqui a cotação que te atribuíram caso não te importes :wink:

Não sei, penso que para ter cotação máxima em todas as seguintes etapas teriam que haver critérios (e um professor) bastante liberais (liberal).. mas vamos ver, espero que seja como dizes.
Quando tiver a fotocópia deixo aqui o exercício