Matemática A - Exame

Gustavo Santos

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2015
Peço desculpa pelo incómodo, mas o exame de 2014 já tinha em vigor a preparação de matéria de 10º-12º?

É que me parecia predominantemente 12º. (por uma vasta margem)

Beatriz1997

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Peço desculpa pelo incómodo, mas o exame de 2014 já tinha em vigor a preparação de matéria de 10º-12º?

É que me parecia predominantemente 12º. (por uma vasta margem)
O exame de 2014 apenas englobava a matéria de 11ano e 12ano. Este ano é que inclui a matéria de 10ano

Beatriz1997

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Quais são os tópicos da matéria de 10ºano abordados este ano então do elenco de tópicos possíveis?
Tudo exceto Estatística. Se reveres a matéria, vais ver que está tudo conectado, como por exemplo o cálculo vetorial associado a um exercício de Geometria Analítica.

Eduardo

Membro Veterano
Matrícula
27 Fevereiro 2015
Olá pessoal tenho uma questão relativamente a uma expressão que tenho visto muitas vezes nos exames de Matemática A e ainda não percebi o que significa que é do tipo " ...resolve o exercício recorrendo exclusivamente a métodos analíticos..." ! Que quer dizer neste contexto "métodos analíticos" !?!? (aparece normalmente em exercícios que envolvam funções)
Talvez seja uma pergunta estúpida ahah, mas não percebo que querem dizer
Obrigado pela atenção !

ShadowWing

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2015
Viva! Significa apenas que tens de fazer cálculos e resolver as coisas sem recorrer à calculadora gráfica (esta apenas pode ser utilizada para cálculos simples). Significa que por exemplo para estudar a monotonia e a existência de extremos de uma função tens de derivar, calcular os zeros da derivada, analisar o sinal da derivada e consequentemente a monotonia da função... Não podes simplesmente pôr a função na máquina e ver quando é crescente/decrescente ou tem extremos tens de realizar cálculo...

Hobbes

Membro Dux
Matrícula
31 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Penso que é essencial fazer todos os exames e testes intermédios possíveis. Como complemento, farei exercícios de outros livros. O livro da Porto Editora é pouco exigente, ao passo que o da Raiz já possui um ou outro exercício com um grau de dificuldade assinalável. Aconselham o livro da Presença? Sei que os de FQ e de Bio são bons, mas ainda não ouvi opiniões sobre o de Matemática. Será que tem exercícios "puxados"?

filipecorreia

Membro
Matrícula
23 Março 2015
boas :)
tenho uma duvida um pouco estranha que gostava que me esclarecessem.
no exame de matemática A as folhas são de linhas ou quadriculadas?

filipecorreia

Membro
Matrícula
23 Março 2015
E há algum tipo de penalização se não colocarmos por exemplo os números em cima da linha, por exemplo indicar uma fração numa só linha?

Hobbes

Membro Dux
Matrícula
31 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Tenho uma dúvida que julgo que me poderia ser esclarecida por aqueles com maior traquejo neste andanças. Os exames e testes intermédios de "Matemática" (435) de Cursos Gerais são de um nível de dificuldade inferior aos de Matemática A 635 e 135 (antigo programa), certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Os exames e testes intermédios de "Matemática" (435) de Cursos Gerais são de um nível de dificuldade inferior aos de Matemática A 635 e 135 (antigo programa), certo?
São 3 exames de 3 programas de matemática diferentes (com poucas alterações). O exame 135 existiu até 2001, seguiu-se o 435 até 2006 e o 635 que existe até hoje.

Hobbes

Membro Dux
Matrícula
31 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
São 3 exames de 3 programas de matemática diferentes (com poucas alterações). O exame 135 existiu até 2001, seguiu-se o 435 até 2006 e o 635 que existe até hoje.
Como os 135 e os 435 coexistiram durante 2 anos (2000 e 2001), pensei que não fossem "equivalentes". Obrigado pelo esclarecimento.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Como os 135 e os 435 coexistiram durante 2 anos (2000 e 2001), pensei que não fossem "equivalentes".
Há sempre 1/2 anos de transição entre programas. O mesmo aconteceu com a transição do 435 para o 635.

Hobbes

Membro Dux
Matrícula
31 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Alguma vez saiu sucessões em exames ou testes intermédios?

Off-topic: Serei o único a ter dificuldades em aceder ao fórum (erro "504 Gateway Time-out")?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Off-topic: Serei o único a ter dificuldades em aceder ao fórum (erro "504 Gateway Time-out")?
Não és o único, está relacionado com o grande volume de visitas. Estamos a tentar resolver o problema. ;)

Margarida Sousa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2015
Boa tarde!
Vou ao exame de matemática com 13 valores. Posso tirar uma nota baixa mas que garanta uma nota positiva no final da disciplina, considerando o exame (o que, no caso, seria 2)? Não pretendo usar o exame como prova de ingresso, apenas para concluir a disciplina.
Alguém me pode esclarecer esta questão?

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa tarde!
Vou ao exame de matemática com 13 valores. Posso tirar uma nota baixa mas que garanta uma nota positiva no final da disciplina, considerando o exame (o que, no caso, seria 2)? Não pretendo usar o exame como prova de ingresso, apenas para concluir a disciplina.
Alguém me pode esclarecer esta questão?
Boa tarde,

Se não queres usar o exame como prova de ingresso podes tirar negativa, desde que chegue para concluir a disciplina.

Joana

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Dinis Estrada Matriz exame de matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
Afonso Castelão Regra de Cauchy no Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
jrpeixoto Exame Matemática Humanidades Ensino Secundário 2
Shtspk UAb Exame Matemática - Maiores de 23 Universidade Aberta 1
M Exame Matemática B - Estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Matemática B, sobreposição exame matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
F Colega de estudo exame Matemática A 2020 - Lisboa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
B Matemática A URGENTE: resoluções detalhadas do livro "2018- preparação para o exame final nacional, 12ªano" Porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
B Explicações Matemática A (Preparação para Exame) Geral 0
T Preparação para exame de Matemática M23 - Por onde devo começar? Concursos e Regimes Especiais 3
R Exame de Matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 62
B Exame de Matemática A 2020: Metas Curriculares ou Aprendizagens Essenciais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
F Duvida matéria exame Matemática A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Marinhaaas Exame de Matemática A - 1 ano de estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
S Correção do exame nacional de Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
P Modo exame em Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Exame de Matemática A - Programas permitidos para Calculadora Gráfica Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
anaagoncalves__ Calculadora grafica ti-84 plus exame matemática A Ensino Secundário 3
Carolnunes.07 Provas modelo exame matemática do site explicamat Ensino Secundário 0
D Calculadora gráfica com ndless exame de matemática 12ºAno Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Realizar o exame de matemática na 2ª fase apenas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
J Livro de preparação exame Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 51
J Livro Preparação Exame Matemática 12 da LEYA ou RAIZ , alguem tem em formato digital? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 57
Sonia Patrícia Gonçalves UAb Exame M23 Matemática - Universidade Aberta Universidade Aberta 3
N ENIDH Exame maiores de 23 - Matemática - Escola Náutica Infante D. Henrique Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
J Exame Matemática A - Ajuda Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Zafira S. Preparar o exame de Matemática A da Raiz Editora em formato PDF Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
M Livro de preparação exame matemática 12, raiz editora Ensino Secundário 4
T Eu fiz um curso profissional e preciso de ajuda em relação ao exame de matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Exame matemática 12 ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Preparação para o Exame Matemática A - Manual Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Centro de Estudos- Preparação para Exame de Matemática A e Fq Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Trocar matemática por o exame de história? Ensino Secundário 7
A Exame Nacional Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
T Que será feito em relação ao exame de Matemática A? Ensino Secundário 16
nunomiguelguerreiro SINAL + - Provas Modelo de Exame com Resolução - Matemática A // Dúvidas/Questões para o Exame. Ensino Secundário 147
H Exame Matemática A 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 177
A Estratégias para estudar matemática A para o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 41
L Dúvida: Média / Exame de Matemática A Ensino Secundário 1
N Matemática A 12º ano - Livros de Preparação para Exame Ensino Secundário 0
O Exame de Matemática e FQ em Humanidades Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Exame de Matemática 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
Mary93 Palpites exame Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 104
E Matemática A Previsões Nota Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 29
E Matemática A Previsões Nota Exame Arquivo 0
MedDreamer Palpites Exame Matemática A - 2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 83
F como posso ir a exame a matemática? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Trocar exame de matemática A por MACS ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
miguelt1 Preparação exame Matemática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 272