Matemática A - Exame

:p

Nessas metamorfoses perdes um ponto, numa composição podes perder bem mais que um :rolleyes::kissingheart:
Sempre é mais chato perder pontos por distração do que por falhas de raciocínio...

mas cenas e coisos

• Like
Reactions: pdrjs and Alfa
Same, mas estás a pensar em fazer quantos?
todas as fases de 2012-2016...são 15...
Se o tempo der para mais, mais farei, mas duvido muito...

Exato, temos de estabelecer metas realistas, se depois conseguirmos ultrapassá-las, ótimo! vais repetir algum exame este ano?
Não, tu vais?

O meu professor de matemática disse que no exame se escrevermos, por exemplo, numa pergunta qualquer coisa que seja correta, até mesmo os Lusíadas de Camões, os corretores de exame não podem dar 0 à pergunta, aliás, têm que dar uma certa cotação pois o que dissemos está cientificamente correto.
Alguem sabe se isto é mesmo verdade?

O meu professor de matemática disse que no exame se escrevermos, por exemplo, numa pergunta qualquer coisa que seja correta, até mesmo os Lusíadas de Camões, os corretores de exame não podem dar 0 à pergunta, aliás, têm que dar uma certa cotação pois o que dissemos está cientificamente correto.
Alguem sabe se isto é mesmo verdade?

Isso não faz sentido. Se te pedem para calcular a derivada de uma função e tu escreveres o texto completo d'Os Lusíadas, tens zero nessa questão porque o que escreveste não vai enquadrar-se em nenhum dos tópicos de resposta / passos de resolução que surgirão nos critérios de correcção.

Não acreditem em tudo acriticamente. Sei que o momento é de algum nervosismo e ansiedade, mas tentem manter algum senso comum.

• Like
Reactions: davis and magi02
Isso não faz sentido. Se te pedem para calcular a derivada de uma função e tu escreveres o texto completo d'Os Lusíadas, tens zero nessa questão porque o que escreveste não vai enquadrar-se em nenhum dos tópicos de resposta / passos de resolução que surgirão nos critérios de correcção.

Não acreditem em tudo acriticamente. Sei que o momento é de algum nervosismo e ansiedade, mas tentem manter algum senso comum.
Agradeço a resposta.
Pois, bem suspeitava até porque o meu professor não é o mais inteligente, digamos assim :tongueclosed:, para falar destes assuntos

• Like
Reactions: Alfa
  • Like
Reactions: davis
Olá pessoal, tudo bem?
Comecei a estudar para o exame de matemática 12º alguns dias depois de regressar da viagem de finalistas, fazendo alguns exames e assim. Depois chegaram os testes do 3º período e comecei a focar-me mais na matéria que ia calhar nos testes.
Atualmente, como já não tenho aulas, faço normalmente 2 exames por dia mais alguns exercicios de umas matérias que achar que estou a precisar. O meu objetivo é tirar a melhor nota possivel no exame ( sou aluno de 18 ) e preciso de uma grande nota para entrar onde quero.
Acham que preciso de aumentar o meu tempo de estudo? Fazer mais exames por dia e etc? Sinceramente não faço mais porque acho que simplesmente a minha cabeça começa a pensar mal e só me quero ver longe dos livros...

Olá pessoal, tudo bem?
Comecei a estudar para o exame de matemática 12º alguns dias depois de regressar da viagem de finalistas, fazendo alguns exames e assim. Depois chegaram os testes do 3º período e comecei a focar-me mais na matéria que ia calhar nos testes.
Atualmente, como já não tenho aulas, faço normalmente 2 exames por dia mais alguns exercicios de umas matérias que achar que estou a precisar. O meu objetivo é tirar a melhor nota possivel no exame ( sou aluno de 18 ) e preciso de uma grande nota para entrar onde quero.
Acham que preciso de aumentar o meu tempo de estudo? Fazer mais exames por dia e etc? Sinceramente não faço mais porque acho que simplesmente a minha cabeça começa a pensar mal e só me quero ver longe dos livros...

Olá! Acho que estás num ótimo caminho :)

Tem sempre de existir algum sacrifício da tua parte, mas também não faz sentido estares a puxar demasiado pela cabeça se já te sentes cansado e a não fazer nada de jeito! Eu diria que a melhor forma é fazer muitas pausas curtas e não poucas mas longas. Deste modo consegues descansar a cabeça e "recuperar". Em termos de "tempo de estudo" é sempre relativo. Há pessoas que interiorizam mais depressa, outras mais devagar... Mas também cabe a ti fazeres uma auto-avaliação.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Margot
Boas,
Gostava de saber se é possivel usar a regra de Cauchy na reolução de limites no exame de Matematica A sem que tenhamos qualquer desconto.

"A título de exemplo, faz-se notar que não são aceites processos de resolução que envolvam a aplicação da regra de Cauchy, da regra de L’Hôpital ou de resultados da teoria de matrizes."
- Critérios de correção, Exame 2016 (possivelmente também está na matriz deste ano, mas não a consigo abrir)

EDIT: confirma-se, também está na matriz deste ano

Última edição:
Boas podem me explicar resumidamente a aplicação da regra de Cauchy em limites? Em que afeta isso na resolução dos mesmos? Agradecido a quem me responder :)

Boas, alguém sabe se no exame podemos fazer a fórmula resolvente na calculadora e apenas anunciamos que a usamos com um ''F.R.'' ou temos que a fazer manualmente?
Eu sei que em casos de números complexos temos que fazer manualmente mas para cálculos intermédios sempre usei a calculadora para poupar tempo...

• Like
Reactions: LordKelvin