Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG)

JoanaF

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2015
Boa tarde. Queria ingressar no curso de MAEG no ISEG para o próximo ano e gostaria de saber algo mais sobre o curso em si, a avaliação, a relação aluno-professor...
Obrigada

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Olá! :) Sou uma colega do usuário do João e ando no 3º ano da licenciatura de MAEG. O curso em si é bastante exigente, e por vezes quando ingressamos não temos essa noção, mas é otimo e tem muito boa empregabilidade e saídas profissionais. Mas o que queres saber em especifico? A avaliação sofreu uma alteração este ano, tens uma semana de pausa onde tens um teste da maioria das cadeiras, e em Janeiro tens a epoca normal onde faz ponderação com o teste e a epoca de recurso para passar caso chumbo em epoca normal, ou melhoria de nota, no entanto em MAEG tens cadeiras onde nao ha teste, e existe apenas exame que vale 100%. A relação aluno-professor é boa, os professores normalmente estão dispostos a esclarecer dúvidas fora de aulas o que é bom.
Qualquer dúvida, ou outra questão podes perguntar!

JoanaF

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2015
Olá! :) Sou uma colega do usuário do João e ando no 3º ano da licenciatura de MAEG. O curso em si é bastante exigente, e por vezes quando ingressamos não temos essa noção, mas é otimo e tem muito boa empregabilidade e saídas profissionais. Mas o que queres saber em especifico? A avaliação sofreu uma alteração este ano, tens uma semana de pausa onde tens um teste da maioria das cadeiras, e em Janeiro tens a epoca normal onde faz ponderação com o teste e a epoca de recurso para passar caso chumbo em epoca normal, ou melhoria de nota, no entanto em MAEG tens cadeiras onde nao ha teste, e existe apenas exame que vale 100%. A relação aluno-professor é boa, os professores normalmente estão dispostos a esclarecer dúvidas fora de aulas o que é bom.
Qualquer dúvida, ou outra questão podes perguntar!
Muito obrigada pela resposta. Só mais uma questão, foi-me dito que na Universidade de Lisboa as frequências "não contavam" e tinhamos que ir a exame qualquer que seja as notas das frequências. Não sei se estou correta...

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Muito obrigada pela resposta. Só mais uma questão, foi-me dito que na Universidade de Lisboa as frequências "não contavam" e tinhamos que ir a exame qualquer que seja as notas das frequências. Não sei se estou correta...
Regra geral, no curso de MAEG nas cadeiras obrigatórias tens sempre de ir aos exames em Janeiro, no entanto no caso do 3º ano, existem algumas cadeiras optativas, ou seja, es tu que escolhes as cadeiras que vais ter, que nao es obrigado a ir ao exame da Janeiro mas tens de fazer o que te é pedido ao longo do semestre ( trabalhos, apresentações, testes... )

JoanaF

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2015
Regra geral, no curso de MAEG nas cadeiras obrigatórias tens sempre de ir aos exames em Janeiro, no entanto no caso do 3º ano, existem algumas cadeiras optativas, ou seja, es tu que escolhes as cadeiras que vais ter, que nao es obrigado a ir ao exame da Janeiro mas tens de fazer o que te é pedido ao longo do semestre ( trabalhos, apresentações, testes... )
Muito obrigada pelo esclarecimento, mais uma vez.

JoanaF

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2015
Boa tarde. Como já falei neste tópico, eu queria seguir MAEG no próximo ano letivo e entretanto surgiram-me mais algumas dúvidas, que gostaria que me esclarecessem, se possível. Gostaria de saber quais são os horários e como é a praxe. Outra coisa que queria perguntar é se alguém sabe qual é mais ou menos o tempo que se demora a ir do metro do Rato até à instituição do ISEG a pé. Obrigada.

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Boa tarde. Como já falei neste tópico, eu queria seguir MAEG no próximo ano letivo e entretanto surgiram-me mais algumas dúvidas, que gostaria que me esclarecessem, se possível. Gostaria de saber quais são os horários e como é a praxe. Outra coisa que queria perguntar é se alguém sabe qual é mais ou menos o tempo que se demora a ir do metro do Rato até à instituição do ISEG a pé. Obrigada.
Começando pelo mais fácil de responder, demora aprox. 10/15 min a descer (depende da velocidade a que andas). Mas olha que existem autocarros desde o rato que param perto do ISEG (727 e 706)

Os horários variam em função do ano em que estás na licenciatura
  • 1ºAno - 8h às 14h
  • 2ºAno - 13h às 18h
  • 3ºAno - todo o dia (manhã - obrigatórias/tarde - optativas)
Isto é para facilitar os alunos que ficam com cadeiras atrasadas de outros anos. Assim, podem assistir às aulas desse ano e recuperar nas cadeiras em atraso.
No 3º ano também depende das cadeiras optativas que escolhes ter.
Outra nota importante é que os horários acima são os blocos definidos institucionalmente, isto é, dependendo da turma que escolhes, podes ter dias livres, dias em que entras mais tarde e outros mais cedo, mas regra geral dentro desses blocos.

Agora a praxe, falando no geral não tens nada com que te preocupar.
Sim existe uma considerável quantidade de alcool na mesma, e os graúdos/veteranos são duros no decorrer das atividades oficiais. Mas caso exista qualquer indício de que graúdo/veterano está a passar o razoável, é imediatamente repreendido pelos colegas e posteriormente julgado em tribunal de praxe, e para além disso, caso o caloiro não possa fazer certa atividade/se sinta mal/sinta que está a ir contra os seus direitos, estão sempre perto membros da comissão de praxe que esclarecem a situação com ambas as partes.
Para além disso, no fim das atividades de praxe todos (caloiros e graudos/veteranos) convivem juntos e são todos amigaveis entre si.
Já em relação à duração, ela começa com o ínicio do ano (aprox. 2 semanas) e depois outra vez no final do 1ºano.

Qualquer dúvida ou explicação menos clara podes voltar a perguntar para esclarecermos ;)

• Like
Reactions: José Henrique

JoanaF

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2015
Começando pelo mais fácil de responder, demora aprox. 10/15 min a descer (depende da velocidade a que andas). Mas olha que existem autocarros desde o rato que param perto do ISEG (727 e 706)

Os horários variam em função do ano em que estás na licenciatura
  • 1ºAno - 8h às 14h
  • 2ºAno - 13h às 18h
  • 3ºAno - todo o dia (manhã - obrigatórias/tarde - optativas)
Isto é para facilitar os alunos que ficam com cadeiras atrasadas de outros anos. Assim, podem assistir às aulas desse ano e recuperar nas cadeiras em atraso.
No 3º ano também depende das cadeiras optativas que escolhes ter.
Outra nota importante é que os horários acima são os blocos definidos institucionalmente, isto é, dependendo da turma que escolhes, podes ter dias livres, dias em que entras mais tarde e outros mais cedo, mas regra geral dentro desses blocos.

Agora a praxe, falando no geral não tens nada com que te preocupar.
Sim existe uma considerável quantidade de alcool na mesma, e os graúdos/veteranos são duros no decorrer das atividades oficiais. Mas caso exista qualquer indício de que graúdo/veterano está a passar o razoável, é imediatamente repreendido pelos colegas e posteriormente julgado em tribunal de praxe, e para além disso, caso o caloiro não possa fazer certa atividade/se sinta mal/sinta que está a ir contra os seus direitos, estão sempre perto membros da comissão de praxe que esclarecem a situação com ambas as partes.
Para além disso, no fim das atividades de praxe todos (caloiros e graudos/veteranos) convivem juntos e são todos amigaveis entre si.
Já em relação à duração, ela começa com o ínicio do ano (aprox. 2 semanas) e depois outra vez no final do 1ºano.

Qualquer dúvida ou explicação menos clara podes voltar a perguntar para esclarecermos ;)
Desde já, muito obrigada pelas respostas. O ambiente entre alunos parece-me, então, bom, certo? Tendo em conta que esta é uma faculdade que está "isolada" do resto das faculdades, quero perguntar se o ambiente académico com as outras faculdades dentro da Universidade de Lisboa, e mesmo do resto das Universidades, é um ambiente agradável e se há, digamos, comunicação entre todos. Não sei se me consigo fazer entender...
Já agora, já foi anunciada alguma data para um Dia Aberto?

• Like

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Sim, pode considerar-se o ambiente bom entre os alunos do ISEG. E eu penso que o facto de estarmos isolados das outras faculdades, não é uma desvantagem mas vantagem no sentimento de entre ajuda que se tenta dar aos alunos durante a praxe.
Claro que no final vais acabar por te dar mais com certas pessoas, mas independentemente disso, podes sempre pedir ajuda durante as aulas aos teus colegas e durante a época de exames, acaba-se sempre por haver um espírito de comunidade (já que todos tem de passar por isso)
Penso que respondi à tua questão, mas qualquer coisa pergunta ;)

Já agora, já foi anunciada alguma data para um Dia Aberto?
Penso que não. E pelo que vejo no site do ISEG também não está nada escrito, mas podes tentar contactar a secretaria de licenciaturas para saber se já há informação.
Se não tiverem nenhuma informação, avisa que podemos tentar estar atento a essa informação e dizemos quando soubermos

JoanaF

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2015
Sim, pode considerar-se o ambiente bom entre os alunos do ISEG. E eu penso que o facto de estarmos isolados das outras faculdades, não é uma desvantagem mas vantagem no sentimento de entre ajuda que se tenta dar aos alunos durante a praxe.
Claro que no final vais acabar por te dar mais com certas pessoas, mas independentemente disso, podes sempre pedir ajuda durante as aulas aos teus colegas e durante a época de exames, acaba-se sempre por haver um espírito de comunidade (já que todos tem de passar por isso)
Penso que respondi à tua questão, mas qualquer coisa pergunta ;)

Penso que não. E pelo que vejo no site do ISEG também não está nada escrito, mas podes tentar contactar a secretaria de licenciaturas para saber se já há informação.
Se não tiverem nenhuma informação, avisa que podemos tentar estar atento a essa informação e dizemos quando soubermos
Sim, compreendi, obrigada.
Eu de facto já estive a procurar no site do ISEG e não encontrei nada, por isso se houver possibilidade de me avisarem por aqui agradecia. Estou também a pensar ir em março à Futurália, pode ser que me dê alguma amostra do ISEG e do curso (nunca fui a essa feira).

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Sim, compreendi, obrigada.
Eu de facto já estive a procurar no site do ISEG e não encontrei nada, por isso se houver possibilidade de me avisarem por aqui agradecia. Estou também a pensar ir em março à Futurália, pode ser que me dê alguma amostra do ISEG e do curso (nunca fui a essa feira).
Se tiveres possibilidade, aconselho-te a ires à futurália, sempre podes falar em pessoa com alunos do ISEG que estão lá na bancada e podes ter várias perspetivas, não só a nossa.

Mas agora também me lembrei de ver uma instituição com quem o ISEG vai pelo país dar a conhecer a faculdade às escolas e eles têm o OPEN DAY do ISEG no dia 06 de Maio. Não te posso confirmar se é verdade ou não, mas quando fores à futurália podes confirmar lá na bancada.

Ana Santos

Membro Caloiro
Matrícula
8 Dezembro 2014
depende apenas do exame de matemática, se for como o do ano passado as médias devem-se manter por aí nos 17 valores, se for mais complicado como o de 2014, 2013, etc, a média deve descer ligeiramente. também não faço a mínima ideia do que esperar
outra pergunta, se o exame for mais puxado este ano como 2013, 2014 as medias baixam ligeiramente logo na 1º fase ou só na 2º de candidaturas? obrigadaaa

João Pedro Santos

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2016
Olá, boa noite! A minha namorada está a pensar a tirar este curso no ISEG e gostava de saber quais as diferenças entre este curso e o curso de Gestão. Desde já obrigado.

João Cardoso

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2015
Curso
Economia
Instituição
ISEG
Olá, boa noite! A minha namorada está a pensar a tirar este curso no ISEG e gostava de saber quais as diferenças entre este curso e o curso de Gestão. Desde já obrigado.
Os cursos são muito diferentes! Tal como os nomes indicam, um é 95% relacionado com matemática (MAEG) e o outro é 95% relacionado com gerir empresas,stocks, (Gestão).
Toda a estrutura, matéria ensinada, o próprio sector onde podes trabalhar é bastante diferente entre ambos. Portanto, dito isto, é impossível comparar ambos os cursos.

Por isso, o meu conselho é consultares os outros posts na secção de "Ciências económicas e empresarias" para aprenderes mais como é o curso de gestão, e analisar o próprio programa curricular de cada uma das opções nas faculdades que te interessam.

• Like

Beatriz Castro

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Boa tarde, eu gostaria de saber qual a diferença entre matemática e MAEG, as dificuldades e assim. Eu já vi as medias e algumas cadeiras mas queria saber mais. Queria saber, também, qual é a grande diferença por MAEG ser no ISEG. Desde já agradeço

ACatarinaMM

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2016
Boa Tarde!
Estou agora no final do 11° ano de Ciencia e Tecnologias e o curso de MAEG desperta o meu interesse. O que eu gostava de saber é se este curso está mais "direcionado" para um aluno de Ciencias Socioeconomicas ou se um aluno de Ciencias e Tecnologias também o conseguirá frequentar de igual forma?

• Like