Matemática Aplicada à Gestão do Risco

Vladyslava

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2017
Olá!
Estou a candidatar-me este ano ao ensino superior mas continuo um bocado à toa no que toca a que cursos me candidatar. Entretanto vi que a Nova abriu um novo curso: Matemática Aplicada à Gestão do Risco, o qual me interessou bastante. Infelizmente não existe muita informação disponível acerca do mesmo... Alguém conhece o curso e/ou já teve/tem contacto com ele? Alguém sabe alguma coisa sobre MAGR? Mais vale tirar a licenciatura em MAGR ou licenciar-me em Economia/Gestão/Finanças e só depois tirar mestrado em Ciências Atuariais?

Desde já, muito obrigada!

Última edição:
  • Like
Reactions: Cristiano Marques
Olá!
Estou a candidatar-me este ano ao ensino superior mas continuo um bocado à toa no que toca a que cursos me candidatar. Entretanto vi que a Nova abriu um novo curso: Matemática Aplicada à Gestão do Risco, o qual me interessou bastante. Infelizmente não existe muita informação disponível acerca do mesmo... Alguém conhece o curso e/ou já teve/tem contacto com ele? Alguém sabe alguma coisa sobre MAGR? Mais vale tirar a licenciatura em MAGR ou licenciar-me em Economia/Gestão/Finanças e só depois tirar mestrado em Ciências Atuariais?

Desde já, muito obrigada!

Eu também pus esse curso em 2º opção, mas também estou um pouco receoso com o que poderei encontrar. Pelo que me parece, este curso será relativamente parecido a Matemática aplicada à economia e gestão no ISEG (a minha primeira opção). Estás com que média?

Eu também pus esse curso em 2º opção, mas também estou um pouco receoso com o que poderei encontrar. Pelo que me parece, este curso será relativamente parecido a Matemática aplicada à economia e gestão no ISEG (a minha primeira opção). Estás com que média?

Bom saber que não estou sozinha hahahaha de secundário tenho 179 (aprox.) mas o exame de matemática correu terrivelmente mal na 1 fase (146). Agora na 2 fase penso ter 178. Como não disponibilizam nenhuns dados sobre anos anteriores não sei se tenho hipótese sequer de entrar...
E tu?

Eu vou me candidatar mas é pela vertente matematica. Depende do que queres com o curso.
Também me cativa mais a vertente matemática do que a financeira. Eu própria não sei que profissão gostaria de ter, neste momento vou mais por aquilo que me suscita minimamente o interesse (neste caso a matemática), o que parece ter saída e o que dará eventualmente uma vida financeiramente confortável.. Sei lá, também será uma fase de experimentar os cursos relacionados com esta área, seria bom era acertar à primeira!! XD

Ps: Vi que estudas no ISEG, uma das minhas opções era gestão.. Que opinião tens do curso? Mais vale tirá-lo na Nova, por ex?
Obrigada!

É diferente. A meu ver para licenciatura está "igual" mestrado é melhor na nova. Melhor em termos de reconhecimento internacional. Mas gestão no iseg é 5*.
Porque nao tentas matematica pura?

O que faço com matemática pura?
Se calhar mais vale especializar-me em algo mais específico que me dará muita saída aquando da conclusão do curso (como é o caso de MAEG e MAGR). Dá-me mais garantias, pelo menos

Bom saber que não estou sozinha hahahaha de secundário tenho 179 (aprox.) mas o exame de matemática correu terrivelmente mal na 1 fase (146). Agora na 2 fase penso ter 178. Como não disponibilizam nenhuns dados sobre anos anteriores não sei se tenho hipótese sequer de entrar...
E tu?

Tenho média de 16,5 de secundario e no exame da 1°fase tirei 17,3 e por isso fiquei com 16,9 de média de candidatura.
Agora na 2°fase o exame correu-me muito melhor e devo ter entre 18,5-19.
Mas la esta não sei bem como é que a media vai ser este ano mas acho que nao deve passar do 15 porque é o 1°ano e ha muita gente que nao se candidata por isso mesmo

É diferente. A meu ver para licenciatura está "igual" mestrado é melhor na nova. Melhor em termos de reconhecimento internacional. Mas gestão no iseg é 5*.
Porque nao tentas matematica pura?
Não mesmo e nem sou aluno da Nova, conheço e privo com pessoas desse curso tanto da Nova como do ISEG, a Nova é muita mais exigente (consequentemente prepara muito melhor os alunos para o mercado de trabalho, veja-se para onde vai trabalhar quem fica só com a licenciatura ou até mesmo as empresas para onde vão fazer estágios de verão). Não obstante, o ISEG ser uma boa faculdade, mas para mim é muito melhor em Economia do que em Gestão. Para Gestão ficas muito melhor preparado se vieres de uma Nova SBE, Católica ou ISCTE (a FEP desconheço por completo). Aliás estas 3 Business School estão a ganhar muita projeção internacional, não é por acaso que estão as 3 presentes no Top 30 do Master in Finance do Financial Times (entre outros).

O core das tuas competências técnicas/académicas vais aprênde-las especialmente na licenciatura, no Mestrado vais apenas fazer a especializaçao (tanto que na Nova o mestrado é so 1 ano e meio, só tens 1 ano de aulas). Se não tivereres as bases da licenciatura fica difícil. Na minha opinião, o mestrado da Nova vale muito pelo networking e contacto internacional que podes tirar partido.

Com isto quer dizer que a escolha da Licenciatura é mais crucial do que a do Mestrado, na medida em que se escolheres mal a faculdade onde vais fazer a licenciatura podes no futuro não conseguir entrar no mestrado que queres (por outras palavras, se fores para Gestão no ISEG e quiseres no futuro enveredar por um Mestrado na Nova SBE podes não conseguir entrar).

• Like
Reactions: Guilhermemf
Não mesmo e nem sou aluno da Nova, conheço e privo com pessoas desse curso tanto da Nova como do ISEG, a Nova é muita mais exigente (consequentemente prepara muito melhor os alunos para o mercado de trabalho, veja-se para onde vai trabalhar quem fica só com a licenciatura ou até mesmo as empresas para onde vão fazer estágios de verão). Não obstante, o ISEG ser uma boa faculdade, mas para mim é muito melhor em Economia do que em Gestão. Para Gestão ficas muito melhor preparado se vieres de uma Nova SBE, Católica ou ISCTE (a FEP desconheço por completo). Aliás estas 3 Business School estão a ganhar muita projeção internacional, não é por acaso que estão as 3 presentes no Top 30 do Master in Finance do Financial Times (entre outros).

O core das tuas competências técnicas/académicas vais aprênde-las especialmente na licenciatura, no Mestrado vais apenas fazer a especializaçao (tanto que na Nova o mestrado é so 1 ano e meio, só tens 1 ano de aulas). Se não tivereres as bases da licenciatura fica difícil. Na minha opinião, o mestrado da Nova vale muito pelo networking e contacto internacional que podes tirar partido.

Com isto quer dizer que a escolha da Licenciatura é mais crucial do que a do Mestrado, na medida em que se escolheres mal a faculdade onde vais fazer a licenciatura podes no futuro não conseguir entrar no mestrado que queres (por outras palavras, se fores para Gestão no ISEG e quiseres no futuro enveredar por um Mestrado na Nova SBE podes não conseguir entrar).
o que disseste denota um hate e falta de informação. Obvio que pode no conseguir entrar mas os da nova também podem nao conseguir lol. E ja que "conheces tanto" o panorama como fizeste crer percebes que depende do mercado de trabalho e nao só da faculdade. Mais digo vai ver os critérios dos rankings e repara que o iseg é "conservador" abraco.

o que disseste denota um hate e falta de informação. Obvio que pode no conseguir entrar mas os da nova também podem nao conseguir lol. E ja que "conheces tanto" o panorama como fizeste crer percebes que depende do mercado de trabalho e nao só da faculdade. Mais digo vai ver os critérios dos rankings e repara que o iseg é "conservador" abraco.
Ter uma opinião contraditória não significa em nada hate. O cerne da questão aqui não é se o ISEG é uma boa faculdade ou não, que isso é indiscutível que o é.

O que está a aqui em discussão é a faculdade que te deixa melhor preparado para o mercado de trabalho e se pretendes ter uma carreira "engraçada" estarás mais perto do sucesso com uma licenciatura na Nova SBE. Quando acabares a licenciatura (na Nova) sais com mais competências do que se realizares um licenciatura no ISEG, consequentemente ficas melhor preparada para um mestrado (se pretenderes enveredar por tal) e assim entras mais facilmente num Mestrado (quer seja na Nova SBE ou no estrangeiro).

Quanto ao mercado de trabalho, aconselho-te a perguntares aos diretores de RH das empresas que mais recrutam no final da licenciatura/mestrado na área de business, ou seja, consultoras (big four, BCG e Mckinsey), retalho (JM e Sonae) e banca (BdP e BNP). Constatarás que a maior parte deles prefere alunos formados na Nova (em virtude de estarem melhor preparados). Nem entro nesta equação com a quantidade de pessoal que vai para Londres (Investment banking). Achas que é por acaso que o novo campus está a ser bem financiado por estas empresas, o dinheiro que está a ser investido é para ter retorno ;)

Quanto a essa última frases dos rankings não atingi.

Era bom sinal que fosse possível ter estas discussões noutros setores do nosso país (significava que a qualidade abundava), pois acho que nós os portugueses desvalorizamos muito a qualidade do ensino universitário no nosso país. Não é por acaso a quantidade de estrangeiros que vêm para cá tirar mestrados, pelo menos na área de Business (principalmente na Católica e Nova, cada vez mais no ISCTE também).

• Like
Reactions: Guilhermemf
Epah sendo dos "melhores mestrados do mundo" não deve ter pouca gente a tentar entrar...

Epah sendo dos "melhores mestrados do mundo" não deve ter pouca gente a tentar entrar...
Sim, é verdade, mas em Portugal está ainda não é uma área muito popular entre os alunos (embora esteja a crescer muito), o que deve ter algum efeito contrário. Já agora, o teu amigo fez que curso no iseg?

Ah, e o ranking da eduniversal não é especialmente credível. O mestrado em economia da Nova, por exemplo, é supostamente o 3° melhor da Europa, e isso é exagerado (embora seja um bom mestrado).

Olá a todos!

Quero entrar em matemática este ano e estou com algumas dúvidas quanto a que curso escolher. Gosto de finanças e de matemática e por tal as ofertas da NOVA e ISEG interessam-me imenso.

Alguem que possa esclarecer umas dúvidas?

Obrigado,
Francisco.

Olá a todos!

Quero entrar em matemática este ano e estou com algumas dúvidas quanto a que curso escolher. Gosto de finanças e de matemática e por tal as ofertas da NOVA e ISEG interessam-me imenso.

Obrigado,
Francisco.
Olá sou aluno da licenciatura em matemática aplicada à gestão do risco.
Que dúvidas tens?

• Like
Reactions: Gonçalo Proença
Olá a todos!

Obrigado,
Francisco.

Sou aluno de Matemática Aplicada à Gestão de Risco. Manda as duvidas que tens por mensagem privada