UAb Matemática e Aplicações vs Matemática Aplicada à Gestão

Cristiana Matos

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Boa tarde estudantes e não-estudantes,

Sou um “jovem” de 29 anos que à semelhança de alguns alunos pós-secundário fez má escolha e frequentou um curso de Engenharia na faculdade com qual não se identificava. Apesar de ter concluído a licenciatura, não exerci na área e ainda hoje tenho o mesmo gosto e espírito pelas ciências exatas (particularmente a Matemática) que tinha no término do secundário.

Assim, decidi candidatar-me a regressar ao ensino superior, numa licenciatura em Matemática. Como atualmente trabalho, pensei na Universidade Aberta devido à flexibilidade que as outras instituições não têm. Existe também a possibilidade ainda que remota de candidatar-me na FCUL ou FCT.

Daí que pedia um insight, a quem já fez ou está a fazer este curso, se:

i) uma formação na Aberta é de facto redutor na procura de emprego;

ii) alguém com a Licenciatura
em Matemática Aplicada tem boas perspectivas de empregabilidade (sem o Mestrado);

iii) para alguém indeciso entre a docência e a análise de dados, seria uma boa escolha fazer a MAEG ao invés de MA (na Aberta) e umas 3 ou 4 cadeiras isoladas de Matemática de forma a completar os 120 ECTS requeridos pelo mestrado em ensino.

Agradeço desde já a leitura e disponibilidade.
Olá. À i não sei te responder. À ii, tem sim uma boa empregabilidade. Mas obviamente o mestrado traz opções que não tens com a licenciatura. [ uso isto para sustentar oq disse anteriormente ahah ″A procura do mercado por matemáticos tem subido tanto que é difícil segurá-los até fim do mestrado″ // podes também pesquisar algumas vagas de emprego e vais ver que mesmo para licenciados tem vagas] .
À iii acho que te vale mais a pena ingressares em MAEG. Como ainda estás um pouco indeciso, penso que MAEG irá trazer mais opções. Como disseste, se optares pela docência, podes sempre fazer as cadeiras que te faltam.
É claro que isto é a minha opinião, então aconselho-te a pesquisares um pouco mais.
Boa sorte :)

Cristiana Matos

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Obrigado pelo teu contributo Cristiana.

Tenho notado que as diversos trabalhos na análise de dados e cálculo financeiro, os empregadores preferem candidatos que saibam programar em Python, SQL e R.
O curso de MAEG não integra programação em Python, é algo crítico ou que também facilmente se aprende à parte?
Penso que aprender python não seja tão dificil. É uma linguagem muito simples e que consegues aprender sozinho (seja com livros, vídeos,...).
Assim, acho que é mais vantajoso estudares essas linguagens sozinho (ou com aulas se tiveres possibilidade de pagá-las).

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
P Matemática e Aplicações vs Matemática Aplicada à Gestão Arquivo 0
M UA Mestrado em Matemática e Aplicações Universidade de Aveiro 0
Leonardo Lima Mestrado em Matemática e Aplicações (percurso em Matemática Financeira) Ciências 0
F Erro num exercício do exame de matemática. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
M Substituição de matemática A por história A , inglês e macs Ensino Secundário 5
duartepachecoo Server Discord Matemática A Ensino Secundário 0
F Faltar ao Exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Nicole Salvador Dúvidas entre a matemática B e Macs Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Seni_06 Soluções do Manual de Matemática A do 10°ano: "MT 10", do Texto Editores Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
davis Exame Nacional de Matemática B 735 2021 Exames Nacionais 2021 4
Cristiana Matos Dicas de matemática A Ensino Secundário 1
J Matemática com minor em física Ciências 2
davis Exame Nacional de Matemática A 635 2021 Exames Nacionais 2021 225
J Matéria para o exame de matemática A Ensino Secundário 19
I Exame de matemática... Ensino Secundário 1
Ricardo A. Ferreira Preparar o Exame Matemática A [GUIA COMPLETO!] Ensino Secundário 16
GabrielParente Um aluno com Matemática A pode realizar um exame de Matemática B? Ensino Secundário 5
PedroJesus17 Médias de acesso ao ensino superior - Matemática A Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Negativa a português e matemática 12.º ano Ensino Secundário 0
H Exame Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
D Reprovar 12 matemática Ensino Secundário 2
Alcinda Freitas Provas de Matemática para Ingresso à Universidade Aberta, Engenharia Informática Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Quero ir para Ciências mas não sei matemática! Ensino Secundário 2
B Livro do IAVE de Matemática A 12º An0 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Salokazzz Atraso matemática Ensino Secundário 1
M Exercício do teste spm 2021 (matemática) Ensino Secundário 3
S Resolução do Livro de matemática- Importante!! Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
C Negativa na pauta a Matemática Ensino Secundário 2
T teste de matemática amanha Ensino Secundário 1
F Matemática no curso de gestão Ciências Económicas e Empresariais 2
RaquelCunha M23 Prova de Matemática IPP Concursos e Regimes Especiais 2
Hugo Simões de Sousa Passar o 12º com negativa a matemática. Ensino Secundário 1
R TESTE DA SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática) Ensino Secundário 4
0.FilipE_EsteVes.0 Matemática A Ensino Secundário 1
Prods Conteúdo do exame de matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Marta Domingues Qual o livro que vocês recomendam para o exame de Matemática A 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
S Ensino superior sem matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Mestrado em Matemática ou Mestrado em Física Ciências 1
M Concluir matemática Ensino Secundário 4
C Calculadoras Matemática - exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
C Cursos de economia sem matemática Ciências Económicas e Empresariais 2
B Anular a matricula Matemática Ensino Secundário 10
C Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Matemática A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Matemática B Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Rodrigo146 livro matemática 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Resolução Manual Novo Ípsilon Matemática 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
Superior739 Livro Iave Matemática A 12°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Geometria no exame de matemática 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Manual Matemática em Ação 7 Ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0